O Passado Também Chuta: Enrique Collar

o passado tambem chuta

O passado toca na tecla da concorrência, que quer dizer variedade. No fim dos anos 50 e princípio dos anos 60 do século passado coabitaram em Espanha três extremos-esquerdos que faziam inveja. Repartiam-se nos dois principais clubes de Madrid. O cúmulo da situação era a condição de suplente de um deles, de Manolin Bueno, um extremo cheio de técnica e drible que conduzia a bola com os dois pés. Mas o titular era Paco Gento, que tinha corrida de velocista e encaixou, perfeitamente, no Real Madrid de Di Estéfano. Era um extremo perigoso com capacidade de surpreender pela sua velocidade; está considerado um dos grandes extremos daquela época.

O Atlético de Madrid, no entanto, não sentia inveja. A sua ala esquerda era ocupada por Enrique Collar. Nasceu na província de Sevilha. Começou a dar pontapés na bola no Imperial, passando pouco tempo depois para o Penha Noria de Madrid. Começou a destacar-se como goleador. Um observador do Atlético de Madrid captou-o quando tinha apenas 17 anos. Em Madrid transformou-se numa das grandes lendas do Atlético. Arrecadou troféus. Venceu um Campeonato de Espanha, três Taças de Espanha e uma Taças das Taças. Formou com Peiró a Ala Infernal.

O defesa ficou para trás Fonte: Atlético de Madrid
O defesa ficou para trás
Fonte: Atlético de Madrid

Formou-se nas camadas inferiores do Atlético e depois fortaleceu-se no Cádiz e no Real Murcia. Regressou a Madrid e demorou 16 anos a abandonar o clube. Está entre os dez melhores goleadores de sempre do Atlético de Madrid. Tinha como rival Paco Gento. Ser convocado já era mérito, mas Collar fez parte da seleção e jogou por ela em 16 ocasiões, em muitas delas como extremo-direito. Talvez tenha sido a única forma que mestres como Pedro Escartin e Vilalhonga, entre outros, encontraram para poder desfrutar destes dois senhores da ala esquerda.

Habilidade na finta, velocidade para o contra-ataque, visão de jogo, e, mesmo sendo extremo, foi um goleador. Um jogador destas características fazia-se notar, e a Juventus chamou-o à sua porta. Naquela época mandava mais o Direito de retenção do que os desejos ou oportunidades para mudar de clube. O Atlético de Madrid não autorizou a sua saída. Permaneceu no seu Atlético, depois foi um ano para o Valencia, onde se retirou. Guarda na sua memória um momento que superou os restantes: a final da Taças das Taças. O Atlético de Madrid era e é um clube poderoso, mas tem como rival e vizinho um dragão: o Real Madrid. E a vitória da Taças das Taças deu ao seu clube outra dimensão.

O jogo que entranhou Collar disputou-se, primeiro, em Glasgow. Tinha como rival a Fiorentina. Empataram a um golo. A temporada de 1962 continuaria até setembro. Teria de se jogar o desempate. Tocou em Stuttgart. Jonas, Jorge Mendonça e Peiró marcaram três golos, e a taça viajou para Madrid. O Atlético de Madrid, dez anos depois de ganhar o seu primeiro campeonato espanhol, comandado por Helénio Herrera, conquistava o primeiro troféu internacional. Collar participou no primeiro grande momento internacional do Atlético de Madrid e é um nome reverenciado.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis as novidades quanto ao futuro de André Onana depois do empréstimo do Manchester United ao Trabzonspor

André Onana foi emprestado pelo Manchester United ao Trabzonspor. Clube turco quer contratar o guarda-redes em definitivo.

Inter Milão reserva 15 milhões de euros para contratar defesa no próximo verão

O Inter Milão quer contratar Manuel Akanji em definitivo. Cláusula de opção de compra do defesa é de 15 milhões de euros.

É companheiro de Rafael Leão no AC Milan e garante: «Seria um desperdício se não mostrasse todo o seu potencial e não se concentrasse...

Adrien Rabiot falou sobre Rafael Leão em entrevista. O médio joga com o avançado no AC Milan e falou do potencial do português.

Benfica divulga vídeo de lances polémicos no Clássico diante do FC Porto em nova crítica à arbitragem… e recado a André Villas-Boas

Sem texto nem contextualização. Foi desta forma que, um dia depois das críticas de André Villas-Boas, o Benfica apresentou vários lances polémicos diante do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad oficializa chegada de Sérgio Conceição

Sérgio Conceição foi oficializado como novo treinador do Al Ittihad. O treinador vai viver a primeira experiência na Arábia Saudita.

Cristiano Ronaldo faz história e é o primeiro futebolista bilionário da história: eis a fortuna do português

Cristiano Ronaldo foi considerado o primeiro futebolista bilionário da história. Fortuna do português avaliada em 1,4 mil milhões de euros.

Ruben Amorim utilizado como insulto em Inglaterra: «A senhora é o Ruben Amorim da política, senhora Badenoch»

Ruben Amorim não tem muitos fãs em Inglaterra. O apresentador de rádio Nick Ferrari utilizou o nome do treinador para criticar Kemi Badenoch, a líder do Partido Conservador.