O Passado Também Chuta: Mario Kempes

o passado tambem chuta

Argentina é tango e mais craques que estrelas no céu. Uma vez, a Argentina organizou um Campeonato do Mundo. O país vivia o trágico pesadelo da ditadura militar de Videla. Algum “cambalache” aconteceu para que Argentina conseguisse permanecer na prova, mas a Argentina também tinha um senhor craque chamado Mario Alberto Kempes. Apareceu para o futebol ao mesmo tempo que um centrocampista primoroso chamado Ardiles. Todo o mundo fala de Maradona e do Campeonato Mundial que alcançou, mas, como dizia Bocage: “antes do mundo ser mundo / e antes de haver adões / tinha o Luisinho preguinhos no fundo / com que rompia os calções”. E antes de Maradona existiu Mário Kempes “El Matador”.

Era uma bala a caminho da baliza contrária. Avançava com a bola nos pés e rematava de média e curta distância como os grandes. Era inteligente; sabia colocar-se; jogava sem bola. Veio para Espanha; vestiu a camisola do Valência e fez-se respeitar no campeonato espanhol como poucos o conseguiram até aos nossos dias. Não é preciso muito; hoje, este mundo da internet pode levar-nos à mais variada documentação da época e se procuramos veremos como Mario Kempes era considerado e temido pelos campos de Espanha. Por Espanha e Europa passaram craques argentinos da mais variada dimensão: desde o falecido Di Stéfano até ao atual Messi, passando por Omar Sivori, Kempes ou Maradona. A Argentina tem fornecido ao mundo futebolístico craques em todas as posições e para realçar uma delas que não é muito habitual mencionarei o guarda-redes Loco Gatti. A Argentina, hoje, encontra-se no cimo, novamente, a nível de seleções. Messi terá muito. No entanto, fintar como Messi fintava o português Simões e o futebol não foi inventado há meia-dúzia de anos.

Mario Kempes é uma das maiores figuras da história do Valência  Fonte: insidespanishfootball.com
Mario Kempes é uma das maiores figuras da história do Valência
Fonte: insidespanishfootball.com

Mario Kempes, além de campeão mundial em 1978 com a sua seleção, levou o Valência a ganhar uma Taça das Taças e uma Taça de Espanha e com o River Plate ganhou um campeonato argentino. É pouca coisa, mas a realidade económica dos clubes situa-os perante as oportunidades de alcançar ou não alcançar campeonatos sonoros e o clube onde mais durou Kempes, o Valência, nunca passou de um segunda fila com prestígio. O Real Madrid e o Barcelona, acompanhados a larga distância pelo Atlético de Madrid, foram no passado e são no presente os clubes que gozam do poder e da oportunidade de formar equipas que são autênticos caprichos.

Por todas estas circunstâncias, Mario Kempes, ainda que esquecido pela comunicação social, é ainda maior. Levar um Valencia a ganhar uma Taça das Taças não o faz qualquer um e conseguir o primeiro Campeonato do Mundo para Argentina é bastante mais difícil que atingir hoje o louro da imortalidade. Muitas vezes somos ingratos, mas a História sempre marca o caminho percorrido com pedras e mais tarde ou mais cedo tropeçamos com a complexidade do passado e com a sua verdadeira dimensão.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...