O Passado Também Chuta: Romário

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Acabou o Campeonato do Mundo e o Brasil – berço de génios do pontapé e vizinho de países que não tiveram menos celebridades – chora entre golos de caipirinha e caipirosca. Desta feita, o Brasil, a Argentina ou o Uruguai ficaram perto de estar perto. Vinda da Europa, a velha e rançosa Alemanha arrecadou o campeonato sem contemplações ou sentimentalismos. No entanto, os futebóis brasileiro, argentino ou uruguaio merecem que lhes preste homenagem na figura de um dos seus monstros do pontapé. Escolherei um baixinho, muito baixinho, e ainda que seja brasileiro quero que represente ou simbolize o futebolista destas potências hoje derrotadas. Tostão, aquele Pelé branco que jogou e ganhou o Mundial de 1970, disse que não se importaria de deixar o seu lugar na canarinha ao génio que o ocuparia. Imagino que muitos, a esta altura do baile, estarão a pensar: “só pode estar a pensar no Romário.” Claro! Só posso estar a pensar no Romário…

Criticou o despesismo deste Campeonato, mas, além disso, foi um grande; um ex-craque que soube manter-se fora dos discursos apologéticos protagonizados pelo Pelé ou pelo Ronaldo. Os contabilistas das estatísticas guerreiam para poder afirmar se ele ou Pelé foram os máximos goleadores da história; Romário marcou e fartou-se de marcar, mas marcava sem manifestar muita admiração pelo esforço físico ou trabalho entre jogos. Gostava da noite e a noite gostava dele. Gostava da bola e a bola gostava dele. Um treinador que teve o prazer de o ter como jogador (Hiddink) contou: “antes de jogos importantes, aparecia e dizia: «coach, tranquilo, Romário vai marcar e ganharemos». E a verdade é que marcou em oito dos dez jogos com essas características”.

Passou dois anos no Barcelona  Fonte: YouTube
Passou dois anos no Barcelona
Fonte: YouTube

Como sabemos foi campeão com todos os clubes por onde passou e maravilhou os amantes do futebol, mas, hoje, quero que seja só o símbolo de um passado genial de três países que são viveiros de craques, muitos deles indisciplinados e irreverentes. Romário dizia que não lia jornais desportivos e que desconhecia a constituição habituais das equipas rivais. Ele jogava; não cantava no coro da paróquia. Levou-se mal e bem com jogadores e treinadores; jamais deixou de ser ele.

Ainda sendo um craque deslumbrante, regressou ao Brasil e manteve-se sobre os relvados e a marcar golos como poucos. E não treinava ou – melhor dito – não treinava como exige, hoje, o futebol atlético que se pratica. Situado na área, apanhava a bola com o pé; de costas para a baliza e para o defesa, normalmente gigante, e como se o seu pé fosse uma colher arrepanhava a bola enquanto o marcador ficava à procura da relva ou a ver se a bancada não caía! Romário enviava a bola para onde se produz o orgasmo futebolístico; para a baliza.

Para poder enquadrar este texto no sentido de representação que pretendo dar-lhe, só mencionarei um dos muitos títulos que Romário ganhou: campeão Olímpico.

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto vai apresentar queixa contra Frederico Varandas depois das críticas e palavras usadas contra André Villas-Boas

Mais um caso para análise por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. FC Porto leva Frederico Varandas à justiça. 

Portugueses em ação nas goleadas do Fenerbahçe e do Besiktas: eis os resultados do dia na Taça da Turquia

Mais um dia de Taça da Turquia com vários jogos. Nota de destaque às goleadas do Fenerbahçe e do Besiktas.

As primeiras palavras de Francisco Trincão depois de renovar com o Sporting: «Já estava a ser falado há algum tempo e agora concretizou-se»

Francisco Trincão renovou com o Sporting até 2030. Extremo leonino abordou a renovação e confessou-se muito feliz.

Negócio oficial: Francisco Trincão renova até 2030 com o Sporting

Francisco Trincão renovou contrato com o Sporting. Extremo leonino fica ligado aos leões por mais quatro anos, até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogadores do Flamengo insatisfeitos com José Boto devido ao despedimento de Filipe Luís

A forma como a demissão de Filipe Luís foi dirigida por José Boto está a causar alguma tensão entre o plantel e o diretor de futebol do Flamengo.

Manchester United quer fazer de Bruno Fernandes o 2º mais bem pago da Premier League e o médio tem 2 exigências para renovar

Bruno Fernandes pode deixar o Manchester United no verão, embora o clube queira a sua renovação. Português tem duas exigências.

Rayo Vallecano derrota o Real Oviedo com bis de Jorge de Frutos

Na 26.ª jornada da La Liga, o Rayo Vallecano venceu por 3-0 frente ao Real Oviedo, que está cada vez mais perto de ser matematicamente despromovido.