📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Um fantasma chamado Perugia

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Na crença popular, um fantasma mais não é do que a alma ou espírito de uma pessoa ou coisa, e pode manifestar-se no mundo dos vivos de variadas formas.

Penso nisto e não posso deixar de me recordar de Perugia Calcio e dos seus apaixonantes e leais adeptos, que durante décadas deram outro colorido aos jogos do Calcio.

Em 2010 o histórico Perugia desapareceu do mapa Fonte: wikipedia.org
Em 2010 o histórico Perugia desapareceu do mapa
Fonte: wikipedia.org

Fundado em 1905 sob a designação de A. C. Perugia, este histórico italiano nunca foi um clube de primeira linha, tão-pouco dotado de um palmarés recheado, tendo ascendido à Série A apenas na década de 70.

Um dos grandes feitos do clube remonta à temporada 1978-1979, quando se manteve invicto no campeonato, averbando 11 vitórias e 19 empates. No entanto, este incrível registo acabaria por ser insuficiente para se sagrar campeão pela primeira vez na sua história, terminando na segunda posição, logo atrás do AC Milan.

A trajetória do Perugia ficou sempre marcada por uma grande oscilação entre os dois principais campeonatos, sendo que, após várias tentativas para regressar à Série A na década de 80, logrou obter o tão desejado regresso à elite do futebol transalpino em 1996, sob o comando do técnico de Giovanni Galeone.

A incrível massa associativa que lotava o Renato Curi nos bons velhos tempos Fonte: Wikipédia.org
A incrível massa associativa que lotava o Renato Curi nos bons velhos tempos
Fonte: Wikipédia.org

O clube sedimentava-se na primeira divisão e, em 2003, viria a conquistar o seu único título europeu, a extinta Taça Intertoto, juntamente com Villarreal e Schalke 04, numa competição que ficou marcada pelo seu invulgar formato, no qual se jogavam três finais, assegurando aos três vencedores o acesso à Taça UEFA (Liga Europa).

Não obstante os laivos de conquistas (sempre secundárias) e as qualificações para as competições europeias, e conhecido por fazer a “vida negra” aos grandes colossos, os ventos de mudança não tardavam a causar mossa: a grave crise económica que atingiu vários clubes de menor dimensão em Itália chegara ao histórico Perugia da pior maneira possível. A falência do clube seria decretada em 2005. Tudo foi feito para salvar o clube, desde a entrega de donativos por parte dos fiéis adeptos à alteração de nome, mas o fim anunciado parecia cada vez mais perto.

Em 2010, o Tribunal de Perugia declara a falência do clube, que falhava os compromissos financeiros para se poder inscrever na terceira divisão nacional naquele mesmo ano. O seu espírito de resiliência e o apoio incansável das suas gentes lançava nova cartada no verão de 2010, e o clube mudava uma vez mais o nome para A.S.D. Perugia Calcio, na tentativa de resgatar as épocas perdidas e lograr obter um novo começo, longe das dívidas que o asfixiavam lentamente.

Mas não havia volta a dar. No verão de 2011, já como Associazione Calcistica Perugia Calcio, os “Grifoni” competiram no último escalão do futebol italiano, sempre apoiados por uma pequena e devota legião de fãs, naquela que foi a última aparição de histórico emblema.

Hoje em dia, a cidade de Perugia permanece atónita e inconformada com o cruel e fatal destino do seu emblema maior, que tem no “Renato Curi” um monumento à memória de um passado recente, onde nos bons velhos tempos cerca de 30.000 devotos adeptos pintavam de vermelho e branco as bancadas de Itália.

Foto de Capa: GettyImages

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.