Que jogos devo rever nesta quarentena? FC Bayern Munique 1-1 (3-4 g.p.) Chelsea FC, Final da Liga dos Campeões 2011/12

- Advertisement -

Este é o dia em que o peso da história se vira contra os crónicos favoritos. Diz-se que no futebol é 11 contra 11, e no fim ganha a Alemanha. Ou os alemães. Neste caso, no fim ganharam os ingleses, e logo nas grandes penalidades, onde estes cronicamente fraquejam e os alemães, por oposição, cronicamente se superam. A isto tudo, junta-se o facto de o Bayern jogar a final no seu próprio estádio. É um Maracanazo versão bávara.

Com arbitragem de Pedro Proença, é o Bayern que entra ao ataque nesta final da Liga dos Campeões da época 2011/12. Conhecendo bem os cantos à casa, a equipa de Jupp Heynckes cedo cria perigo. Mario Gómez dá o primeiro alerta num golpe de cabeça e depois é Robben, após grande jogada individual, a ver o seu remate embater no poste após um ligeiro desvio de Petr Cech.

O primeiro remate dos londrinos surge já depois da meia hora de jogo, dos pés de Kalou. Estão desnorteados os comandados de Roberto Di Matteo e a avalanche de futebol ofensivo do Bayern continua, com Gómez novamente e depois Muller a estarem perto de marcar ainda antes do intervalo. O Chelsea ressente-se das ausências de John Terry, Ivanović, Ramires e Raul Meireles, não conseguindo contrariar o que parece ser um alinhamento dos astros a favor do Bayern.

Na segunda parte, mantém-se a toada dos primeiros 45 minutos. O Bayern continua a dominar o jogo e ameaça por várias vezes a baliza à guarda de Cech, que vai conseguindo manter as suas redes invioláveis. Mas, aos 83 minutos, tudo muda. Kroos liga o GPS e faz um passe teleguiado para a área, onde Muller surge nas costas da defesa dos Blues a cabecear como mandam as regras, de cima para baixo. Cech ainda toca na bola, mas nada pode fazer para evitar a explosão de alegria na Allianz Arena.

Tudo se parece encaminhar para o Bayern operar um autêntico conto de fadas, ao vencer a Liga dos Campeões no seu próprio estádio. Mas Didier Drogba, quem mais?, tem ato de vilania aos 88’, e torna-se ele próprio um herói, ao responder de cabeça a um canto de Mata, empatando o jogo. Exibição monstruosa do costa-marfinense coroada com um golo, ele que aparece em todo o lado do ataque do Chelsea a dar profundidade e linhas de passe, ganha duelos aéreos até mais não e cria oportunidades de perigo por si próprio, pois joga muito desapoiado esta noite.

Com o resultado em 1-1 no final dos 90 minutos, há lugar a prolongamento. A ansiedade cresce na Allianz Arena. O Bayern faz contas ao desperdício e percebe que criou ocasiões mais do que suficientes para vencer o jogo no tempo regulamentar, ao passo que o Chelsea ganha um novo acreditar com o golo tardio de Drogba. O jogo perde qualidade e num lance capital aos 95’, Robben permite a defesa a Cech na cobrança de uma grande penalidade. É o prelúdio da queda.

O resultado mantém-se quando Pedro Proença apita para o final dos 120 minutos e a decisão segue para a lotaria das grandes penalidades. Num cenário em que os alemães têm nervos de aço e raramente baqueiam, e em que os ingleses normalmente são mais frágeis, os papéis invertem-se.

Da marca dos 11 metros, Olić e Schweinsteiger falham para o Bayern e Mata para o Chelsea. A decisão final recai então sobre Drogba. O avançado dos Blues parte para a bola, não treme e remata certeiro, fazendo eclodir a Allianz Arena. Noite memorável para o Chelsea, que conquista assim a primeira Liga dos Campeões da sua história.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

FC Bayern Munique: Manuel Neuer, Philipp Lahm, Boateng, Contento, Tymoshchuk, Schweinsteiger, Muller (Van Buyten, 86’), Robben, Toni Kroos, Ribéry (Olic, 96’) e Mario Gómez.

Chelsea FC: Petr Cech, Bosingwa, David Luiz, Gary Cahill, Ashley Cole, Bertrand (Malouda, 74’), Obi Mikel, Lampard, Juan Mata, Kalou (Torres, 84’) e Didier Drogba.

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O que dizem as lágrimas de Lionel Messi? – Diário do Mundial 2026 #27

A Argentina bem pode agradecer a Lionel Messi por ter evitado uma surpresa contra o Egito. No Mundial 2026, a última vaga nos quartos de final ficou com a Suíça.

Eis o quadro final dos quartos de final do Mundial 2026

Já são conhecidos todos os quatro jogos dos quartos de final do Mundial 2026. Argentina e Suíça juntam-se ao chaveamento já conhecido.

Decisão nos penáltis: Suíça vence a Colômbia e é a última seleção apurada para os quartos de final do Mundial 2026

A Suíça venceu a Colômbia e continua no Mundial 2026. Decisão só foi conhecida através da marcação das grandes penalidades.

Lyon de Paulo Fonseca pede adiamento da estreia na Ligue 1 devido à Champions League

O Lyon solicitou à Liga de Futebol Profissional francesa o adiamento do jogo da primeira jornada da Ligue 1, caso siga em frente na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sacavenense reforça plantel enquanto aguarda decisão sobre vaga no Campeonato de Portugal

O Sacavenense continua a preparar a temporada 2026/27 e mantém a esperança de integrar o Campeonato de Portugal.

Thibaut Courtois responde às críticas: «Recebemos muitas faltas de respeito nos últimos dias»

Depois da vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, por 4-1, Thibaut Courtois reagiu às críticas dirigidas aos Diabos Vermelhos.

João Mário mexe com o mercado: Juventus tem nas mãos proposta de 9 milhões de euros

João Mário pode trocar a Juventus pela Fiorentina no mercado de transferências de verão. Os viola fizeram uma oferta de nove milhões de euros.