Que jogos devo rever nesta quarentena? FC Bayern Munique 1-1 (3-4 g.p.) Chelsea FC, Final da Liga dos Campeões 2011/12

- Advertisement -

Este é o dia em que o peso da história se vira contra os crónicos favoritos. Diz-se que no futebol é 11 contra 11, e no fim ganha a Alemanha. Ou os alemães. Neste caso, no fim ganharam os ingleses, e logo nas grandes penalidades, onde estes cronicamente fraquejam e os alemães, por oposição, cronicamente se superam. A isto tudo, junta-se o facto de o Bayern jogar a final no seu próprio estádio. É um Maracanazo versão bávara.

Com arbitragem de Pedro Proença, é o Bayern que entra ao ataque nesta final da Liga dos Campeões da época 2011/12. Conhecendo bem os cantos à casa, a equipa de Jupp Heynckes cedo cria perigo. Mario Gómez dá o primeiro alerta num golpe de cabeça e depois é Robben, após grande jogada individual, a ver o seu remate embater no poste após um ligeiro desvio de Petr Cech.

O primeiro remate dos londrinos surge já depois da meia hora de jogo, dos pés de Kalou. Estão desnorteados os comandados de Roberto Di Matteo e a avalanche de futebol ofensivo do Bayern continua, com Gómez novamente e depois Muller a estarem perto de marcar ainda antes do intervalo. O Chelsea ressente-se das ausências de John Terry, Ivanović, Ramires e Raul Meireles, não conseguindo contrariar o que parece ser um alinhamento dos astros a favor do Bayern.

Na segunda parte, mantém-se a toada dos primeiros 45 minutos. O Bayern continua a dominar o jogo e ameaça por várias vezes a baliza à guarda de Cech, que vai conseguindo manter as suas redes invioláveis. Mas, aos 83 minutos, tudo muda. Kroos liga o GPS e faz um passe teleguiado para a área, onde Muller surge nas costas da defesa dos Blues a cabecear como mandam as regras, de cima para baixo. Cech ainda toca na bola, mas nada pode fazer para evitar a explosão de alegria na Allianz Arena.

Tudo se parece encaminhar para o Bayern operar um autêntico conto de fadas, ao vencer a Liga dos Campeões no seu próprio estádio. Mas Didier Drogba, quem mais?, tem ato de vilania aos 88’, e torna-se ele próprio um herói, ao responder de cabeça a um canto de Mata, empatando o jogo. Exibição monstruosa do costa-marfinense coroada com um golo, ele que aparece em todo o lado do ataque do Chelsea a dar profundidade e linhas de passe, ganha duelos aéreos até mais não e cria oportunidades de perigo por si próprio, pois joga muito desapoiado esta noite.

Com o resultado em 1-1 no final dos 90 minutos, há lugar a prolongamento. A ansiedade cresce na Allianz Arena. O Bayern faz contas ao desperdício e percebe que criou ocasiões mais do que suficientes para vencer o jogo no tempo regulamentar, ao passo que o Chelsea ganha um novo acreditar com o golo tardio de Drogba. O jogo perde qualidade e num lance capital aos 95’, Robben permite a defesa a Cech na cobrança de uma grande penalidade. É o prelúdio da queda.

O resultado mantém-se quando Pedro Proença apita para o final dos 120 minutos e a decisão segue para a lotaria das grandes penalidades. Num cenário em que os alemães têm nervos de aço e raramente baqueiam, e em que os ingleses normalmente são mais frágeis, os papéis invertem-se.

Da marca dos 11 metros, Olić e Schweinsteiger falham para o Bayern e Mata para o Chelsea. A decisão final recai então sobre Drogba. O avançado dos Blues parte para a bola, não treme e remata certeiro, fazendo eclodir a Allianz Arena. Noite memorável para o Chelsea, que conquista assim a primeira Liga dos Campeões da sua história.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

FC Bayern Munique: Manuel Neuer, Philipp Lahm, Boateng, Contento, Tymoshchuk, Schweinsteiger, Muller (Van Buyten, 86’), Robben, Toni Kroos, Ribéry (Olic, 96’) e Mario Gómez.

Chelsea FC: Petr Cech, Bosingwa, David Luiz, Gary Cahill, Ashley Cole, Bertrand (Malouda, 74’), Obi Mikel, Lampard, Juan Mata, Kalou (Torres, 84’) e Didier Drogba.

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção do Benfica: Há boas notícias a envolver Amar Dedic

Amar Dedic esteve no primeiro treino de preparação da Bósnia, que vai enfrentar os Estados Unidos nos 16 avos do Mundial 2026.

Eis os onzes oficiais do Brasil x Japão dos 16 avos de final do Mundial 2026

Brasil e Japão têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas seleções.

Torreense vai ao mercado em Espanha e fecha defesa-central

O Torreense garantiu a contratação de Hugo Pérez. Defesa-central espanhol assinará contrato válido até 2029.

Acordo alcançado: Everton pode pagar cerca de 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Everton tem acordo com o Middlesbrough para um negócio de 29 milhões de euros por Hayden Hackney, antigo alvo do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FPF lamenta a morte do pai de Ricardo Carvalho

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lamenta a morte do pai de Ricardo Carvalho. Ex-futebolista integra equipa técnica de Roberto Martínez.

Villarreal lidera corrida por Franco Mastantuono: Jovem do Real Madrid também está na mira da Primeira Liga

Depois de ser apontado como alvo do FC Porto, Benfica e Sporting, é o Villarreal que se adianta na corrida à contratação de Franco Mastantuono.

Marcelo Bielsa ataca jogadores e já tem substituto à vista no Uruguai: «Deixaram-me sozinho»

Marcelo Bielsa despediu-se da seleção do Uruguai, depois da eliminação inesperada na fase de grupos do Mundial 2026.