📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Anísio Cabral

- Advertisement -

Anísio Cabral foi o melhor marcador da seleção portuguesa de sub-17 neste mundial e um dos grandes destaques da competição conquistada pelos nossos ‘miúdos’. O avançado foi determinante com sete golos ao longo da prova, sendo o último deles todos o golo solitário na final que rendeu a vitória portuguesa frente à Áustria.

O ponta de lança começou a sua atividade desportiva no futsal, pelo AC Ciências, e mais tarde deu os primeiros passos no futebol, ao serviço do UD Alta de Lisboa, já como ponta de lança. Em 2016/2017, assinava contrato de formação com o Benfica.

Ao serviço do clube da Luz, Anísio tem sido sempre uma referência goleadora ao longo dos escalões de formação. Em 2022/2023, nos iniciados, foi campeão nacional sub-15 (chegou também a jogar e marcar no campeonato distrital sub-16) e acabou a época com 43 golos em 40 jogos. Na época seguinte, enquanto juvenil sub-16 (1.º ano), registou 29 golos em 35 jogos.

Anísio Cabral Portugal Sub-17
Fonte: FPF

Já na época anterior, em 2024/2025, Anísio Cabral foi novamente campeão nacional e apontou 26 golos em 33 jogos, além de uma estreia nos sub-19. Na época atual, ainda com 17 anos, Anísio Cabral já joga nos sub-19 e já foi chamado por um par de vezes aos sub-23, disputando Campeonato Nacional sub-19, Youth League e Liga Revelação.

 É de realçar as valências físicas que Anísio possui e que lhe garantem uma vantagem nos seus escalões, com 1,78m e 55kg, é um avançado alto e magro, mas capaz de usar o seu corpo para ganhar vantagem perante os adversários. De facto, Anísio é muitas vezes um “bully” para os defesas centrais opositores. Joga enquanto referência e de costas para a baliza, servindo de apoio frontal. É veloz, capaz também de atacar o espaço em profundidade.

Ainda mais evidente, tem uma excelente relação com a baliza: forte no duelo aéreo, perspicaz a responder a cruzamentos, de pé canhoto hábil tanto em jeito como em força, habituado a golos acrobáticos e bom batedor de penáltis. Dentro de área, Anísio inventa um golo de qualquer maneira e feitio.

 Por outro lado, não creio que Anísio seja propriamente especial do ponto de vista técnico, de drible ou de situações de 1×1 e que essa seja uma lacuna no seu jogo. É também importante analisarmos o jogador do ponto de vista da biomecânica: o mesmo peso e altura que lhe oferece vantagem física sobre os seus adversários em escalões sub-19 não terá o mesmo efeito nos escalões seniores.

Anísio Cabral Portugal Sub-17
Fonte: FPF

Ainda, as longas pernas que possui e que lhe conferem uma passada larga, ganhando velocidade, também lhe retiram agilidade, dificultando a forma como roda sobre os defesas opositores. Nesse caso, se lhe retirarmos vantagem de força perante o adversário, resta a Anísio o ataque à profundidade para se fazer valer fisicamente, como gosta.

Sendo jovem, é natural que o seu corpo ainda esteja em desenvolvimento e, dessa forma, os seus primeiros passos em equipas principais estão dependentes da forma como o seu corpo evolui, do próprio plano de desenvolvimento muscular que o clube tem para o jogador e o perfil do treinador que olhar para Anísio Cabral – é fácil para um treinador ver um extremo de transição num jogador com este perfil.

Em suma, Anísio Cabral é um diamante em bruto detentor de uma veia goleadora que lhe é natural e essa será sempre uma arma que possuirá, independentemente do contexto. Em menos de um ano, é provável que Anísio faça a sua estreia numa equipa profissional, veremos se na posição de ponta de lança ou se será adaptado para uma extremidade do campo.

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Augsburgo oficializa despedimento de Sandro Wagner

Sandro Wagner já não é treinador do Augsburgo. O técnico alemão de 38 anos não resistiu aos recentes maus resultados da equipa.

Luís Estrela renova com a Seleção Nacional de Futsal Feminina da Indonésia

Luís Estrela renovou o seu contrato com a seleção de Futsal Feminina da Indonésia. O técnico vai ficar ligado até 2028.

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.

Nuno Campos eleito treinador do mês na Hungria

O treinador português Nuno Campos venceu o prémio de treinador do mês. O ZTE está numa sequência de três vitórias consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Camarões revelam convocatória para a CAN 2025 e há uma grande ausência

A seleção dos Camarões já revelou a lista final para a CAN 2025. André Onana é a grande baixa nos eleitos.

Benfica prepara-se para atacar 3 reforços em janeiro e já há 2 nomes definidos

O Benfica quer reforçar o plantel no mercado de janeiro e dar mais opções a José Mourinho. Dois extremos e ponta de lança vistos como prioridade.

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».