Olheiro BnR | Enzo Barrenechea

- Advertisement -

O Benfica está a fazer do mercado de verão uma autêntica lista de trocas e voltas como já não se via há algum tempo. Talvez impulsionados pela possível participação na próxima edição da Liga dos Campeões, estão a apostar forte no mercado espanhol. O novo reforço, com apenas 24 anos, Enzo Alan Tomás Barrenechea consolidou-se como uma das revelações mais sólidas do futebol europeu.

Formado no Newell’s Old Boys, passou pela Juventus e viveu momentos de afirmação em Frosinone. Em 2024 assinou com o Aston Villa, por cerca de 8 milhões (com alguns extras), mas nunca chegou a jogar oficialmente em Birmingham.

Na La Liga, emprestado ao Valência na época 2024/25, tornou-se uma peça central no meio‑campo de Carlos Corberán. Fez 30 jogos, marcou um golo e ofereceu duas assistências.

A sua capacidade de equilibrar as pausas com a intensidade física tornou-o imprescindível na recuperação do clube. No fim da época, a massa adepta ainda tentou fazer com que o médio ficasse nos Los Che: “Enzo, quédate” foi a principal mensagem recebida, um momento que deixou claro a admiração que ganhou em Mestalla.

Enzo Barrenechea Valência
Fonte: Valência CF

Agora o Benfica oficializou a contratação do novo número 5 por empréstimo de uma época, com um custo de três milhões e opção de compra por 12 milhões (podendo tornar-se obrigatória mediante objetivos), fazendo com que o argentino possa custar até 15 milhões de euros aos cofres da Luz.

Mas a questão coloca-se: terá sido uma boa contratação, ou um capricho para compensar as saídas de grandes nomes do plantel da época passada?

A verdade é que também o FC Porto andou a “piscar o olho” ao argentino… A ver vamos.

Barrenechea destaca-se como um médio defensivo moderno, capaz de destruir linhas adversárias. Tem maturidade de jogo, e experiência numa das maiores ligas do futebol atual.

O prestígio dos encarnados e o sistema competitivo da Liga Portuguesa poderão potenciar o próximo salto para o jogador. Restará saber se Barrenechea verá o Benfica como etapa de passagem para um patamar superior, ou a consolidação de um projeto de médio prazo.

Enzo Barrenechea Benfica 2
Fonte: SL Benfica

Enzo Barrenechea está no momento decisivo da sua carreira. A passagem por Valência foi um sucesso que combinou rendimento desportivo e empatia com os adeptos. Agora no Benfica, surge como oportunidade para comandar um meio‑campo titular, e comprovar que pode ser mais do que apenas um emergente…tem abertura para se tornar um líder, com potencial de retorno financeiro para quem o investe.

No entanto, tudo dependerá de oportunidades reais de tempo de jogo e capacidade de adaptação ao desafio português e internacional.

Francisca Marafona Graça
Francisca Marafona Graça
A Francisca apaixonou-se pela bola ainda antes de saber andar. Vive o desporto como quem joga de primeira e escreve como quem faz um passe em profundidade. Licenciada e mestre em jornalismo, vibra com uma boa tática — seja no relvado ou no papel.

Subscreve!

Artigos Populares

André Clóvis guia Académico de Viseu a vitória frente à União de Leiria

O Académico de Viseu recebeu e venceu a União de Leiria por duas bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Portugal goleia Bósnia e Herzegovina em jogo de preparação de futsal

Portugal aproveitou a pausa internacional para um duplo encontro de preparação contra a Bósnia e Herzegovina. Vitória no primeiro embate.

Al Ittihad de Sérgio Conceição e Roger Fernandes volta a tropeçar e perde na receção ao Al Ettifaq

O Al Ittihad de Sérgio Conceição voltou a derrapar na Liga Saudita. Derrota diante do Al Ettifaq no 15.º jogo do clube na prova.

Sporting x Casa Pia: eis os onzes iniciais para a partida da Primeira Liga

O Sporting e o Casa Pia enfrentam-se a partir das 20h15 desta sexta-feira, em jogo da 18.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Que decisão José Mourinho vai tomar? As opções do Benfica para o lugar de Richard Ríos

O Benfica não vai poder contar com Richard Ríos nas próximas semanas, devido a uma lesão no ombro do colombiano.

Portugal entra a vencer no Euro 2026 de Andebol

Portugal bateu a Roménia durante a tarde desta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da fase de grupos do Euro 2026 de Andebol.

Torino tem pressa para contar com Rafael Obrador e já há data para a sua chegada a Itália

Rafael Obrador vai mesmo ser reforço do Torino. O jogador chegará ao emblema da Serie A por empréstimo do Benfica.