Olheiro BnR | Enzo Barrenechea

- Advertisement -

O Benfica está a fazer do mercado de verão uma autêntica lista de trocas e voltas como já não se via há algum tempo. Talvez impulsionados pela possível participação na próxima edição da Liga dos Campeões, estão a apostar forte no mercado espanhol. O novo reforço, com apenas 24 anos, Enzo Alan Tomás Barrenechea consolidou-se como uma das revelações mais sólidas do futebol europeu.

Formado no Newell’s Old Boys, passou pela Juventus e viveu momentos de afirmação em Frosinone. Em 2024 assinou com o Aston Villa, por cerca de 8 milhões (com alguns extras), mas nunca chegou a jogar oficialmente em Birmingham.

Na La Liga, emprestado ao Valência na época 2024/25, tornou-se uma peça central no meio‑campo de Carlos Corberán. Fez 30 jogos, marcou um golo e ofereceu duas assistências.

A sua capacidade de equilibrar as pausas com a intensidade física tornou-o imprescindível na recuperação do clube. No fim da época, a massa adepta ainda tentou fazer com que o médio ficasse nos Los Che: “Enzo, quédate” foi a principal mensagem recebida, um momento que deixou claro a admiração que ganhou em Mestalla.

Enzo Barrenechea Valência
Fonte: Valência CF

Agora o Benfica oficializou a contratação do novo número 5 por empréstimo de uma época, com um custo de três milhões e opção de compra por 12 milhões (podendo tornar-se obrigatória mediante objetivos), fazendo com que o argentino possa custar até 15 milhões de euros aos cofres da Luz.

Mas a questão coloca-se: terá sido uma boa contratação, ou um capricho para compensar as saídas de grandes nomes do plantel da época passada?

A verdade é que também o FC Porto andou a “piscar o olho” ao argentino… A ver vamos.

Barrenechea destaca-se como um médio defensivo moderno, capaz de destruir linhas adversárias. Tem maturidade de jogo, e experiência numa das maiores ligas do futebol atual.

O prestígio dos encarnados e o sistema competitivo da Liga Portuguesa poderão potenciar o próximo salto para o jogador. Restará saber se Barrenechea verá o Benfica como etapa de passagem para um patamar superior, ou a consolidação de um projeto de médio prazo.

Enzo Barrenechea Benfica 2
Fonte: SL Benfica

Enzo Barrenechea está no momento decisivo da sua carreira. A passagem por Valência foi um sucesso que combinou rendimento desportivo e empatia com os adeptos. Agora no Benfica, surge como oportunidade para comandar um meio‑campo titular, e comprovar que pode ser mais do que apenas um emergente…tem abertura para se tornar um líder, com potencial de retorno financeiro para quem o investe.

No entanto, tudo dependerá de oportunidades reais de tempo de jogo e capacidade de adaptação ao desafio português e internacional.

Francisca Marafona Graça
Francisca Marafona Graça
A Francisca apaixonou-se pela bola ainda antes de saber andar. Vive o desporto como quem joga de primeira e escreve como quem faz um passe em profundidade. Licenciada e mestre em jornalismo, vibra com uma boa tática — seja no relvado ou no papel.

Subscreve!

Artigos Populares

Granada prepara ataque a dupla do Torrense para a próxima época

O Granada está interessado nas contratações de Musah Drammeh e Javi Vázquez. Esta dupla tem estado em grande evidência ao serviço do Torreense.

Está definido o quadro dos playoffs do Championship

Já são conhecidos os jogos dos playoffs de subida do Championship. Millwall, Hull City, Southampton e Middlesbrough vão lutar pela subida à Premier League.

Decisões no Championship: Ipswich Town sobe à Premier League e Hull City supera Wrexham segue para os playoffs

O Ipswich Town é a segunda equipa a garantir a promoção à Premier League. Já na questão do playoff, o Hull City assegurou o último posto de acesso do Championship.

Sotiris Silaidopoulos assume provável continuidade no comando técnico do Rio Ave: «Provavelmente vou cá ficar, mas isto é futebol e nunca se sabe»

Sotiris Silaidopoulos assumiu a provável continuidade no comando técnico do Rio Ave. O treinador considera a estabilidade do plantel essencial para o projeto.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense faz história e garante lugar na Champions League pela primeira vez: Eis os resultados do dia na Primeira Liga Feminina

O Torreense qualificou-se, pela primeira vez na história do clube, para a Champions League Feminina, após o empate frente ao Vitória SC.

Raphinha pede Neymar no Mundial 2026:«É o cara do hexa»

O extremo Raphinha destacou a importância do Neymar e mostrou confiança na sua convocatória, numa altura que o Mundial 2026 se aproxima.

Aymeric Laporte admite arrependimento pela saída do Manchester City: «Só nos apercebemos quando saímos»

O defesa-central espanhol, Aymeric Laporte, recordou a passagem pela Arábia Saudita e explicou o regresso ao Athletic. O internacional espanhol assumiu que se arrepende da saída do Manchester City.