Olheiro BnR | Jan-Niklas Beste

- Advertisement -

Quem é Jan-Niklas Beste? O lateral esquerdo alemão de 25 anos apareceu magicamente na Luz esta quinta-feira e foi apresentado como novo reforço do Benfica.

Desde a saída de Grimaldo, em 2023, que a ala esquerda encarnada estava refém de um verdadeiro substituto que fizesse esquecer o espanhol e, com a contratação de Beste, o Benfica aproxima-se mais uma vez de colocar por completo no passado a dependência de Grimaldo. Um jogador que pode facilmente fazer esquecer o espanhol, isto porque, se assemelha bastante ao próprio, o que pode ser um indicador muito positivo.

Tal como as outras duas contrações feitas pelos encarnados esta temporada (Barreiro e Pavlidis), Beste é também um jogador com escola e características puramente alemãs. Foi formado no Dortmund e passou as últimas duas temporadas ao serviço da antiga equipa, o Heidenheim, onde anotou 20 golos e 26 assistências em 68 jogos.

Nesta última, Beste registou oito golos e 13 assistências, ajudando a equipa a conquistar um lugar nas competições europeias nesta época que se segue. O alemão percorre a ala toda e para além de funcionar como lateral, funciona também como extremo-esquerdo. Ou seja, o Benfica ganha assim mais um jogador marcadamente polivalente, juntando-se assim ao já habituado guerreiro norueguês, Aursnes.

Jan-Niklas Beste Heidenheim
Fonte: Heidenheim

Beste caracteriza-se maioritariamente por ser especialista em bolas paradas e por ser mestre em assistir a partir do corredor. É um jogador que desempenha um papel fundamental na criação de grandes ocasiões e que tem nas arrancadas e rasgadas progressivas uma das suas maiores valências também. No que diz respeito aos aspetos ofensivos, Beste passa no teste de forma categórica. Por outro lado, a questão defensiva e as garantias que o mesmo pode dar ao eixo mais recuado, são ainda uma incógnita.

O sistema utilizado pela equipa alemã na temporada passada colocava Beste numa posição mais avançada, retirando algumas tarefas defensivas ao alemão. Ainda assim, o equilíbrio entre o jogador que atuar à sua frente na ala esquerda pode ser a chave para a resolução necessária da ala esquerda. Com Aursnes à frente, por exemplo, é possível estabelecer uma ligação funcional e inteligente nos dois opostos do terreno. Apesar disso, nas primeiras declarações como jogador das águias, o jogador já garantiu que a posição de lateral é mesmo a sua posição raiz.

Beste esteve na pré-convocatória da Alemanha para o Euro2024 e é por isso um jogador com possível selo internacional. Um dado que valoriza e que demonstra também a qualidade do jogador, ainda por descobrir em solo português.

Roger Schmidt tem agora à sua disposição mais uma peça para o puzzle que se vai mostrando cada vez mais completo. Um puzzle à medida do técnico e que, pouco a pouco, se vai encaixando melhor na filosofia e tipologia de jogo imposta na sua época de estreia. Um jogador de gegenpressing e de características cruciais para o futuro do jogo dos encarnados. O Benfica tem um novo lateral esquerdo e Álvaro Carreras tem um (novo) concorrente.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Atualização FIFA: Portugal ultrapassa Brasil e sobe no ranking mundial

Portugal está agora no 5.º lugar do ranking mundial. Houve a atualização por parte da FIFA e a Seleção Nacional ultrapassou o Brasil.

Hervé Renard pode deixar a Arábia Saudita e assumir outra seleção que vai disputar o Mundial 2026

Hervé Renard pode estar de saída do comando técnico da Arábia Saudita e assumir outra seleção que vai estar no Mundial 2026. O técnico pode tomar as rédeas do Gana.

Hóquei em Patins: Sporting e Benfica já conhecem rivais nas meias-finais da Taça de Portugal

Benfica e Sporting já conhecem os adversários nas meias-finais da Taça de Portugal de hóquei em patins.

Léo Ortiz compara Flamengo de Filipe Luís e de Leonardo Jardim

O defesa Léo Ortiz analisou as diferenças entre os estilos de jogo de dois treinadores com quem trabalhou no Flamengo, destacando abordagens distintas entre Filipe Luís e Leonardo Jardim.

PUB

Mais Artigos Populares

Gennaro Gattuso desolado com eliminação de Itália: «Se alguém me espetasse com um punhal, não saía sangue. Não saía nada»

Gennaro Gattuso mostrou-se desolado após a Itália ter falhado a qualificação para o Mundial 2026. Selecionador nacional pediu ainda desculpa pelo sucedido.

Buffon e a eliminação da Itália: «O que aconteceu na Bósnia corre o risco de nos levar a raciocinar de forma pouco lúcida»

Gianluigi Buffon, figura histórica do futebol italiano, falou à imprensa após Itália falhar novamente a qualificação para um Mundial.

João Pinheiro: o “fair play” é uma treta

O arbitro do encontro do encontro, o internacional João Pinheiro, assinala grande penalidade num lance que parecia óbvio.