Olheiro BnR | Karim Konaté

- Advertisement -

Aos 20 anos de idade, Karim Konaté é já uma das principais figuras do Red Bull Salzburgo e um alvo apetecível para os grandes europeus que queiram reforçar a zona mais avançada do terreno.

Depois de dar nas vistas no futebol de rua, o jovem ponta de lança assinou pelo ASEC Mimosas, da cidade de Abidjan, e em 2020 estreou-se pela equipa principal (com apenas 16 anos). Na época 2021/22 apontou 22 golos em 24 jogos pelo clube e despertou o interesse de um dos departamentos de scouting mais acutilantes da atualidade.

Comparações com Didier Drogba, a maior figura da história do futebol marfinense, são o prato do dia e, como jovem promessa do clube de Salzburgo, também já foi comparado a nomes como Karim Adeyemi, Patson Daka ou até Erling Haaland. Sendo ainda sub-21, tem já no seu currículo um título da Bundesliga austríaca e uma Taça das Nações Africanas.

Sendo originalmente ponta de lança, as características de Konaté permitem-lhe uma fácil adaptação à posição de extremo: dotado de uma grande velocidade e aceleração, demonstra facilidade em ultrapassar a linha defensiva e causar desequilíbrios. Apesar da sua estatura não ser impressionante (1.78m), tem uma excelente capacidade de salto e consegue superiorizar-se no duelo aéreo contra defesas mais altos. A tomada de decisão ainda não é a melhor, mas é uma das características que certamente melhorará com a experiência e maturidade.

O drible e agilidade são também armas utilizadas recorrentemente pelo camisola 19, singrando no um para um e em situações em que o espaço disponível é mais escasso. A capacidade de finalização já está bem presente e pode ainda ser aprimorada, juntamente com o seu pé esquerdo, para fazer de Konaté um goleador de classe mundial.

O avançado do Red Bull Salzburgo conta com 13 golos apontados na Bundesliga austríaca, sendo o melhor marcador da competição. Com a chancela de qualidade conferida pela passagem de sucesso num clube que apresentou à Europa várias estrelas, uma transferência para um gigante europeu pode estar em cima da mesa já no próximo Verão. Caso a mudança aconteça, será importante garantir um ambiente propício ao desenvolvimento técnico/tático e tempo de jogo suficiente para que todo o seu potencial seja convertido em qualidade.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Água mole em pedra dura… | Portugal 1-0 Irlanda

Mais um jogo menos tranquilo por parte da equipa de Portugal, após a vitória ao cair do pano frente à Hungria.

José Mourinho | Dedinho ou dedão

Só agora, 22 dias depois de confirmar com uma rubrica o regresso ao Benfica, Mourinho conseguirá ter uma verdadeira fase de transição

Regresso aos treinos do FC Porto contou com 4 novidades e muitas ausências

O FC Porto regressou aos treinos este sábado, depois de uma folga de cinco dias. Francesco Farioli chamou novidades aos treinos.

Erling Haaland está a fazer uma época assombrosa e tem tubarão europeu interessado para o mercado de 2026

Erling Haaland é alvo do Real Madrid para o verão de 2026. Merengues continuam o projeto dos novos galácticos.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Miami viu Lionel Messi brilhar na goleada diante do Atlanta United na MLS

O Inter Miami somou a segunda vitória consecutiva na MLS. Lionel Messi brilhou na vitória diante do Atlanta United.

Manchester United de Ruben Amorim vai avançar com perto de 70 milhões de euros por médio da Premier League

Contratar um novo médio é uma forte prioridade do Manchester United. Adam Wharton, jogador do Crystal Palace, é um dos desejos do clube.

Imprensa sueca não poupa Viktor Gyokeres das críticas: «Desaparecido desde o primeiro minuto»

Viktor Gyokeres foi criticado pela imprensa sueca. Exibição do avançado na derrota da Suécia diante da Suíça criticada.