Olheiro BnR | Karim Konaté

- Advertisement -

Aos 20 anos de idade, Karim Konaté é já uma das principais figuras do Red Bull Salzburgo e um alvo apetecível para os grandes europeus que queiram reforçar a zona mais avançada do terreno.

Depois de dar nas vistas no futebol de rua, o jovem ponta de lança assinou pelo ASEC Mimosas, da cidade de Abidjan, e em 2020 estreou-se pela equipa principal (com apenas 16 anos). Na época 2021/22 apontou 22 golos em 24 jogos pelo clube e despertou o interesse de um dos departamentos de scouting mais acutilantes da atualidade.

Comparações com Didier Drogba, a maior figura da história do futebol marfinense, são o prato do dia e, como jovem promessa do clube de Salzburgo, também já foi comparado a nomes como Karim Adeyemi, Patson Daka ou até Erling Haaland. Sendo ainda sub-21, tem já no seu currículo um título da Bundesliga austríaca e uma Taça das Nações Africanas.

Sendo originalmente ponta de lança, as características de Konaté permitem-lhe uma fácil adaptação à posição de extremo: dotado de uma grande velocidade e aceleração, demonstra facilidade em ultrapassar a linha defensiva e causar desequilíbrios. Apesar da sua estatura não ser impressionante (1.78m), tem uma excelente capacidade de salto e consegue superiorizar-se no duelo aéreo contra defesas mais altos. A tomada de decisão ainda não é a melhor, mas é uma das características que certamente melhorará com a experiência e maturidade.

O drible e agilidade são também armas utilizadas recorrentemente pelo camisola 19, singrando no um para um e em situações em que o espaço disponível é mais escasso. A capacidade de finalização já está bem presente e pode ainda ser aprimorada, juntamente com o seu pé esquerdo, para fazer de Konaté um goleador de classe mundial.

O avançado do Red Bull Salzburgo conta com 13 golos apontados na Bundesliga austríaca, sendo o melhor marcador da competição. Com a chancela de qualidade conferida pela passagem de sucesso num clube que apresentou à Europa várias estrelas, uma transferência para um gigante europeu pode estar em cima da mesa já no próximo Verão. Caso a mudança aconteça, será importante garantir um ambiente propício ao desenvolvimento técnico/tático e tempo de jogo suficiente para que todo o seu potencial seja convertido em qualidade.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

Amarante e Belenenses vencem e cimentam lideranças: eis os resultados do dia na Liga 3

Dia cheio de jogos importantes na Liga 3. Os líderes das duas séries, Belenenses e Amarante, venceram.

PUB

Mais Artigos Populares

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.

Só 1 jogador do Vitória SC tinha vencido a Taça da Liga na carreira

O Vitória SC venceu pela primeira vez a Taça da Liga ao derrotar o Braga na final. Nélson Oliveira foi o único que colocou as mãos no troféu pela segunda vez.