Olheiro BnR | Karim Konaté

    Aos 20 anos de idade, Karim Konaté é já uma das principais figuras do Red Bull Salzburgo e um alvo apetecível para os grandes europeus que queiram reforçar a zona mais avançada do terreno.

    Depois de dar nas vistas no futebol de rua, o jovem ponta de lança assinou pelo ASEC Mimosas, da cidade de Abidjan, e em 2020 estreou-se pela equipa principal (com apenas 16 anos). Na época 2021/22 apontou 22 golos em 24 jogos pelo clube e despertou o interesse de um dos departamentos de scouting mais acutilantes da atualidade.

    Comparações com Didier Drogba, a maior figura da história do futebol marfinense, são o prato do dia e, como jovem promessa do clube de Salzburgo, também já foi comparado a nomes como Karim Adeyemi, Patson Daka ou até Erling Haaland. Sendo ainda sub-21, tem já no seu currículo um título da Bundesliga austríaca e uma Taça das Nações Africanas.

    Sendo originalmente ponta de lança, as características de Konaté permitem-lhe uma fácil adaptação à posição de extremo: dotado de uma grande velocidade e aceleração, demonstra facilidade em ultrapassar a linha defensiva e causar desequilíbrios. Apesar da sua estatura não ser impressionante (1.78m), tem uma excelente capacidade de salto e consegue superiorizar-se no duelo aéreo contra defesas mais altos. A tomada de decisão ainda não é a melhor, mas é uma das características que certamente melhorará com a experiência e maturidade.

    O drible e agilidade são também armas utilizadas recorrentemente pelo camisola 19, singrando no um para um e em situações em que o espaço disponível é mais escasso. A capacidade de finalização já está bem presente e pode ainda ser aprimorada, juntamente com o seu pé esquerdo, para fazer de Konaté um goleador de classe mundial.

    O avançado do Red Bull Salzburgo conta com 13 golos apontados na Bundesliga austríaca, sendo o melhor marcador da competição. Com a chancela de qualidade conferida pela passagem de sucesso num clube que apresentou à Europa várias estrelas, uma transferência para um gigante europeu pode estar em cima da mesa já no próximo Verão. Caso a mudança aconteça, será importante garantir um ambiente propício ao desenvolvimento técnico/tático e tempo de jogo suficiente para que todo o seu potencial seja convertido em qualidade.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares