Olheiro BnR | Vladan Kovacevic

Vladan Kovacevic já esteve nas cogitações do Benfica, na altura para substituir Odysseas Vlachodimos, e brilhou recentemente na Liga Europa frente à turma de Rúben Amorim, tanto que os responsáveis leoninos ficaram maravilhados com as suas mais valias.

Tal como o Bola na Rede avançou em primeira mão, Vladan Kovacevic pode ser o novo guarda redes dos recém campeões nacionais, depois de boas épocas ao serviço dos polacos do Rakow, com quem tem contrato válido até 2026.

Será que Kovacevic é o guarda redes ideal para o Sporting? Há uns tempos atrás, eu próprio escrevi um artigo em que apontei alguns dos possíveis substitutos de Antonio Adán, que está de saída de Alvalade depois de ter perdido protagonismo no plantel dos campeões nacionais. Vladan Kovacevic, apesar de não ter sido um dos meios eleitos, preenche alguns dos requisitos que Rúben Amorim exige dos seus guarda redes, é forte no jogo com os pés, forte a lançar contra ataques rápidos, ágil entre os postes apesar da sua elevada estatura e ainda tem a particularidade de ser um “mestre” nas grandes penalidades. 

No entanto, e na minha opinião pessoal depois de ter visto o guardião bósnio ao vivo e a cores precisamente num dos jogos que realizou contra os leões, acredito que ainda não está preparado para assumir um desafio desta envergadura, apesar de já ter 26 anos de idade. Para além disto, estamos a falar de um jogador que tem o seu valor de mercado cifrado nos 7 milhões de euros, o que pode motivar um elevado investimento por parte da turma de Alvalade.

Acredito por isso que existem outro tipo de alternativas no mercado, até com um custo similar, mas compreendo que o projeto dos leões está alinhado com esta política de apostar em jogadores com menos “cartel” e elevar o seu patamar competitivo para outros níveis. Certo é que, se o desafio para Kovacevic é enorme, também o é para a estrutura dos leões, que tem de estar preparada para limar um valor interessante, mas que ainda não provou nada ao mais alto nível.

Será que Kovacevic pode vir a ser um guarda redes de elite? Os atributos estão lá, e a jogar com jogadores talentosos num plantel como o do Sporting, o potencial do guarda redes de 26 anos pode realmente conhecer evoluções num futuro próximo, ainda que acredite que esta aposta é de alto risco, e que existiam outro tipo de alternativas no mercado. Esta é também mais uma prova de scout de excelência por parte do Sporting, que não se limita a observar as melhores ligas e os jogadores que estão habitualmente em claro destaque, mas que vai mais fundo e tenta persuadir jogadores menos conhecidos mas que têm atributos para serem trabalhados no laboratório de Alcochete.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Jéssica Silva defende Francisco Neto e atira: «Se calhar, eu também não vou estar cá»

Jéssica Silva reagiu à eliminação de Portugal do Euro 2025 Feminino. A avançada portuguesa defendeu Francisco Neto.

André Lima critica postura de Viktor Gyokeres: «Está a ser um garoto estúpido»

André Lima criticou a postura de Viktor Gyokeres. O antigo jogador e treinador do Futsal do Benfica falou da divergência do avançado com o Sporting.

Álvaro Carreras viaja para Espanha neste sábado para assinar pelo Real Madrid

Álvaro Carreras está perto de ser confirmado como reforço do Real Madrid. O lateral-esquerdo espanhol vai deixar o Benfica.

União de Leiria ganha corrida ao Farense por extremo espanhol

A União de Leiria deverá avançar em breve a contratação de Pablo Fernández. O jogador estava ser pretendido pelo Farense.

PUB

Mais Artigos Populares

Joana Marchão: «Tanto nós como os portugueses, acho que merecíamos mais»

Joana Marchão falou depois do encontro entre Portugal e a Bélgica, relativa à terceira jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Pedro Neto enaltece Nuno Mendes antes do Chelsea x PSG: «Vai ser uma batalha muito boa»

O Chelsea vai enfrentar o PSG na final do Mundial de Clubes 2025. Pedro Neto deixa vários elogios a Nuno Mendes.

Pedro Neto acredita no Chelsea a conquistar Mundial de Clubes 2025 mas alerta: «PSG é a melhor equipa do mundo»

O Chelsea vai enfrentar o PSG na final do Mundial de Clubes 2025. Pedro Neto deixa vários elogios a Nuno Mendes.