Olheiro BnR | Zeno Debast

    Nos últimos anos, a Jupiler Pro League tem sido um viveiro de jovens talentos, com muitos jogadores produzidos pelos melhores clubes do país a juntarem-se a equipas de prestígio nas principais ligas europeias. Neste campeonato, nomes como Charles De Ketelaere, Jonathan David, Jérémy Doku e mais recentemente, Arthur Vermeeren e Zeno Debast são exemplos perfeitos que comprovam o talento existente e que posteriormente é exportado para clubes de dimensão superior.

    Um dos emblemas que mais se destaca pela sua política de aposta em jovens jogadores é o Anderlecht. O clube de Bruxelas é uma autêntica fábrica de talento. À cabeça, quando se recorda a ilustre formação dos les mauves et blancs, vêm nomes como Vincent Kompany, Romelu Lukaku e Youri Tielemans.

    Zeno Debast tem potencial para ser um jogador de elite e, consequentemente, assumir um papel crucial na seleção dos Diabos Vermelhos. Aos 20 anos, há poucos centrais deste nível e o estado atual do Anderlecht convida a investir.

    Perfil de Zeno Debast

    Debast é o modelo de defesa-central contemporâneo. É mais inteligente do que agressivo, o que leva a pensar se não poderá atuar numa zona mais adiantada do campo. Com bola, fora de série em tudo o que faz e nota-se que tem formação a médio.

    Defensivamente, astuto nas suas abordagens, sendo dotado de uma elevada capacidade de leitura de jogo. Com 1.91m é imponente do ponto de vista físico, apresentando uma maturidade anormal para a sua idade que é ideal para liderar uma linha defensiva.

    Central com a qualidade de médio

    A primeira fase de construção é cada vez mais valorizada, o que implica que os centrais disponham de recursos técnicos que outrora não possuíam. O defesa-central moderno, não só assume as responsabilidades tradicionais de um jogador da sua posição, como também tem um papel determinante nas ações da sua equipa no momento ofensivo. Inicia o processo de construção da sua equipa, quebrando linhas, através do passe ou da condução.

    Zeno Debast enquadra-se totalmente, neste perfil. É confiante e extremamente calmo ao nível da condução de bola que é o seu principal atributo no jogo ofensivo. A sua criatividade e qualidade de passe aliadas, permitem-lhe facilmente estabelecer ligação com o seu setor médio. Realmente, é um jogador que se destaca em termos de passes progressivos. Até ao momento, regista um total de 104 (top 17% da liga belga).

    Um dos jogos analisados foi o embate entre a Bélgica e a Geórgia no campeonato da Europa de 2023. Os anfitriões apresentaram-se num bloco médio-baixo bastante compacto e, neste tipo de situação, é extremamente útil para a equipa atacante que os seus centrais sejam os primeiros a quebrar linhas. Debast desempenhou essa função de forma quase perfeita, executando vários passes interiores durante todo o jogo. Na figura seguinte pode-se visualizar a movimentação de Ramazani que baixa no terreno de jogo para oferecer uma linha de passe a Debast. O central do Anderlecht aproveita o espaço existente entre um dos médios-centro e o médio esquerdo da equipa adversária e faz a ligação com o seu avançado. 

    Debast com um passe quebra duas linhas de pressão
    Debast com um passe quebra duas linhas de pressão

    Outro dos jogos observados, foi um amigável entre Anderlecht e Ajax. Apesar de a equipa holandesa estar a fazer uma época muito aquém para os seus standards, o seu momento de pressão continua a ser uma das suas principais virtudes. No momento defensivo, o Ajax é extremamente agressivo de modo a recuperar a bola o mais rapidamente possível. A dinâmica dos holandeses na pressão causou desconforto na primeira fase de construção do Anderlecht, obrigando os belgas a recorrer ao passe longo em diversas ocasiões. Debast, deveras evoluído ao nível do passe longo, foi capaz de desbloquear grande parte destas situações, encontrando o seu lateral esquerdo liberto de pressão.

    Debast desmonta a pressão adversária com um passe longo
    Debast desmonta a pressão adversária com um passe longo

    No minuto 67, Debast manifestou novamente a sua habilidade distinta no que toca ao passe longo. Na construção, o treinador do Anderlecht, Brian Riemer, utilizou um duplo pivot composto por Theo Leoni e Amadou Diawara. O talentoso médio Kristian Arnstad posicionou-se entre linhas, enquanto os laterais conferiram largura.

    A pressão efetuada pelo Ajax foi quase perfeita, deixando Debast sem opções para um passe curto. No entanto, a qualidade de apenas dois jogadores bastou para resolver este problema. O posicionamento de Arnstad nas costas do seu opositor foi primordial e, seguidamente, a qualidade de Debast fez o resto.

    Arnstad recebe a bola com imenso espaço livre
    Arnstad recebe a bola com imenso espaço livre

    Debast e os duelos defensivos

    Relativamente, ao momento defensivo, Debast prioriza a inteligência em vez da agressividade. É um jogador extremamente capaz, tanto em situações de um para um, como de transição. Uma das suas maiores valências é a antecipação que está diretamente relacionada com a sua capacidade de leitura de jogo. No lance seguinte, Debast saiu da sua linha defensiva, antecipando o passe para o seu oponente direto. Com isto, ganhou a bola numa zona privilegiada e impediu o possível contra golpe.

    Capacidade de antecipação de Debast a vir ao de cima
    Capacidade de antecipação de Debast a vir ao de cima

    Debast com uma leitura de jogo magnífica
    Debast com uma leitura de jogo magnífica

    Neste lance, a capacidade excecional de o belga ler o jogo volta a ficar bem patente. Bergwijn tentou combinar com Kenneth Taylor, mas Debast com toda a sua astúcia acabou por ganhar a bola.

    No jogo entre a Geórgia e a Bélgica, devido ao bloco médio-baixo apresentado pelos georgianos, a linha defensiva belga posicionou-se relativamente alta no campo. Houve uma tentativa constante da Geórgia em explorar o espaço existente nas costas do bloco defensivo dos belgas. Sendo assim, a capacidade de Debast controlar a profundidade foi inúmeras vezes colocada à prova. Em relação, à orientação dos apoios e bola coberta/descoberta, o belga é um jogador bastante assertivo. Demonstra fortes níveis de concentração que compensam o facto de não ser propriamente rápido.

    Debast controla o espaço entre a linha defensiva e o seu guarda-redes
    Debast controla o espaço entre a linha defensiva e o seu guarda-redes

    Próximo passo para Zeno Debast

    O entusiasmo em torno de Zeno Debast é mais do que compreensível. Tem tudo o que define um central moderno e possui uma maturidade anormal para a idade. Vários tubarões europeus têm Debast na mira e a meu ver o belga pode marcar a geração de defesas nascidos em 2003 a par de nomes como Scalvini, Colwill e António Silva.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    José Silva renova contrato com o Sporting

    José Silva renovou contrato com o Sporting. O lateral-direito...

    Virgil Van Dijk tem 3 clubes interessados na sua contratação

    A continuidade de Virgil Van Dijk no Liverpool não...

    PSG remata duas vezes ao poste na mesma jogada

    O PSG enfrenta esta quarta-feira o Borussia Dortmund, em...

    Benfica com 3 baixas no treino desta quarta-feira

    O Benfica regressou aos treinos esta quarta-feira, tendo em...