
O RB Salzburgo tem nos últimos anos funcionado quase como um olheiro subcontratado para os gigantes europeus. O emblema austríaco assume o “risco” e colhe muitas vezes a recompensa de apostar em jovens pouco conhecidos, que acabam por revelar o seu talento e sair por quantias avultadas. Noutros casos, como o que abordamos neste artigo, jogadores que já não passam despercebidos a qualquer olheiro competente veem na Bundesliga Austríaca um bom trampolim para voos mais altos.
Um dos próximos candidatos a dar o salto é Oscar Gloukh. O médio israelita de apenas 20 anos foi contratado em janeiro de 2023 ao Maccabi Tel Aviv e tem contrato para mais três temporadas. No entanto, é bastante provável que o seu tempo em Salzburgo venha a ser encurtado.
O controlo de bola do jovem israelita é notável e o facto de ser ambidestro torna-o ainda mais imprevisível. Apesar de jogar maioritariamente como um “número 10” tradicional, revela uma versatilidade acima da média, conseguindo facilmente adaptar-se a outras posições.
Gloukh fez parte do plantel sub-21 de Israel que alcançou as meias-finais do Europeu em 2023 e do plantel sub-19 que se sagrou vice-campeão europeu no ano anterior (perdendo para a Inglaterra apenas no prolongamento). Conta já com 12 internacionalizações e três golos apontados na seleção principal.
Na temporada transata, participou em 39 jogos ao serviço do seu clube e registou nove golos e 15 assistências. Um dos golos foi marcado no estádio da Luz, na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, pelo que terá ficado na memória de alguns adeptos benfiquistas.
Com uma maturidade notável para a sua tenra idade, Gloukh joga de cabeça levantada e faz uso da sua ótima visão de jogo e qualidade de passe para quebrar as linhas adversárias e criar oportunidades de golo.
O reverso da medalha é a sua falta de contribuição sem bola: a pressão em momento defensivo peca por escassa e as suas características físicas fazem de Gloukh uma presença pouco intimidante. Uma melhoria no seu perfil defensivo pode ser um fator decisivo numa eventual mudança para um grande europeu.
Não sendo muito dedicado à recuperação da posse de bola, o camisola 30 do Red Bull Salzburgo mostra-se sempre preparado para participar em contra-ataques rápidos e demonstra capacidade de os levar a bom porto, com frieza na tomada de decisão. Com um valor de mercado de 25 milhões, já foge ligeiramente ao orçamento dos grandes portugueses, mas pode ser uma excelente aposta para vários emblemas das melhores ligas europeias.
Vamos ter oportunidade de ver Oscar Gloukh em ação no grupo D do torneio olímpico em território gaulês, com pontapé de saída marcado para o próximo dia 24 de julho.