olheiro bnr

O médio Bruno Fernandes é o mais recente reforço do Sporting Clube de Portugal para a temporada 2017/18. Apesar de ter apenas 22 anos de idade, algo que lhe dá uma enorme margem de progressão, conta já com passagens por Novara, Udinese e Sampdoria, contabilizando um total de cinco anos a jogar na liga italiana, uma das mais competitivas da Europa.

A chamada aos escalões mais jovens da seleção nacional tem-lhe permitido dar-se a conhecer em provas importantes sendo os Jogos Olímpicos e o Europeu Sub-21 os casos mais recentes, competições onde teve uma grande influência no percurso luso. O seu crescimento tem sido favorável e as chamadas por parte de Rui Jorge têm sido sucessivas, ao ponto de cada vez mais ser imprescindível nas ideias de jogo do treinador português. Neste momento, o seu percurso na seleção sub-21 augura um futuro interessante na seleção principal, talvez a longo prazo, visto que a sua posição é uma das mais concorridas e onde estão muitos dos talentos nacionais que desempenham a posição quase a roçar a perfeição.

Anúncio Publicitário

 

Fonte: Super Sporting
Fonte: Super Sporting

A sua chegada ao Sporting por mais de oito milhões de euros é um investimento a longo prazo mas com perspetivas de se conseguir impôr na equipa titular num curto espaço de tempo. Bruno Fernandes será, com alguma naturalidade, uma primeira opção de alternativa a Adrien Silva, que, neste momento ainda espera aquilo que o mercado lhe pode dar. Para além dessa posição, o médio português pode também jogar como falso ala, um pouco à semelhança do que acontecia com João Mário há duas épocas atrás, ou como homem de apoio ao ponta-de-lança. A sua polivalência pode ser um trunfo importante no papel que Jorge Jesus lhe irá dar para desempenhar em campo, podendo ser adaptado conforme as exigências de cada jogo.

Para além disso, as qualidades de Bruno Fernandes não se ficam pela polivalência. Há muito tempo que o Sporting tenta encontrar alguém que saiba marcar livres, algo que agora já tem com o português. Nas suas equipas anteriores, era ele o marcador de serviço e, muitas vezes, concluía com sucesso a uma distância assinalável. O remate é também um ponto forte de Bruno Fernandes que concretiza muitas vezes de fora da área, algo que também tem faltado ao Sporting em jogos contra equipas inferiores que muitas vezes se remetem à defesa. Assim, este é mais um trunfo ofensivo que pode ser explorado quando for difícil chegar à baliza adversária através de jogada corrida.

 

Bruno Fernandes é um dos talentos portugueses mais promissores da sua geração Fonte: Facebook Oficial Bruno Fernandes
Bruno Fernandes é um dos talentos portugueses mais promissores da sua geração
Fonte: Facebook Oficial Bruno Fernandes

Por fim, mas não menos importante, a sua visão de jogo é muito acima da média, sendo que nessa vertente, o Sporting não fica a perder se tiver Bruno Fernandes em campo. A sua capacidade de fazer combinações com os colegas para desarmar as defesas contrárias é muito interessante, sendo que, mais uma vez, a equipa leonina ganha algo que poucos jogadores do atual plantel lhe conseguem dar.

Bruno Fernandes chega ao Sporting para atuar, pela primeira vez, no campeonato português e, com certeza, será uma das figuras de futuro da Liga NOS.

Foto de Capa: Global Imagens/Notícias ao Minuto