O scouting do Leicester City nos últimos anos tem descoberto autênticas pérolas no mercado de transferências, que despontam na equipa principal tornando-se grandes referências do clube. Jogadores como por exemplo N’golo Kante, Jamie Vardy, Harry Maguire, Riyad Mahrez, Kasper Schmeichel são autênticas lendas vivas que não só deram muito ao clube desportivamente, como também financeiramente.

Basta olhar para trás para perceber que o trabalho feito tem dado os seus frutos. O expoente máximo foi, claro está, a conquista do campeonato inglês, mas também a venda dos seus ativos deram que falar, sendo que a venda do central Harry Maguire para o Manchester United foi a mais mediática e a que pulverizou vários recordes.

É neste contexto que foco o meu artigo, num jogador que tem passado meio despercebido pela comunicação social, mas tem demonstrado uma evolução brutal e começa a ser um dos esteios principais desta equipa do Leicester.

Falo de Çağlar Söyüncü, central turco de vinte e três anos e que chegou aos Foxes na temporada passada pelas mãos de Claude Puel.

Anúncio Publicitário

A sua carreira ao mais alto nível começa na Alemanha ao serviço do Friburgo, totalizando mais de 50 jogos em duas épocas. Tal desempenho valeu-lhe  a chamada à principal equipa da Turquia liderada por Fatih Terim, que não hesitou em chamar o central de então dezanove anos para assumir a liderança da defesa turca. Actualmente, Söyüncü partilha a zona central da defesa turca com outro central de enorme potencial, Merih Demiral, que foi contratado pela Juventus e encontra-se actualmente emprestado ao Sassuolo.

Söyüncü define-se como um central rápido, com boa compleição física, atributos ideias para o estilo de jogo do Leicester, baseados na linha defensiva alta e pressão igualmente alta, pode melhorar o seu posicionamento mas compensa com a sua velocidade e leitura de jogo conseguindo jogar na antecipação, não compromete no jogo aéreo e não foge ao choque.

É daqueles defesas que morde os calcanhares aos avançados e consegue recuperar as bolas quase sem nunca fazer carrinho, o que demonstra um grande nível de concentração.

Fonte: Premier League

A nível técnico, o turco faz muito uso do passe curto, mais uma vez um atributo que se revela importante, dado o modo como a equipa do Leicester joga, já quando tem de lançar longo aqui não é tão eficaz. Faz bom uso dos dois pés e quando arrisca no drible é bem sucedido.

Apesar dos seus vinte e três anos, Çağlar evoluiu muito desde a sua chegada da Bundesliga, cumprindo praticamente a sua primeira época em Inglaterra nos sub-23 do Leicester. Com a saída de Harry Maguire, o treinador Brendan Rodgers não hesitou em apostar no jovem central, e até ao momento não pode estar mais contente com a sua aposta, já que o turco é titular absoluto na Premier League e um dos pilares de sucesso deste Leicester.

O Leicester continua na senda dos grandes negócios e a valorizar jogadores comprados a baixo custo e o caso de Çağlar Söyüncü, na minha opinião, é mais um belo achado do scouting do Leicester, que irá render desportiva e financeiramente.

Foto de Capa: Premier League

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

 

Comentários