Olheiro BnR – Kevin Medina

Kevin David Medina Rentería nasceu a 9 de março de 1993 na República da Colômbia, mais concretamente em Carepa, um município pertencente ao departamento de Antioquia localizado a 308 quilómetros de Medellín (a cidade capital daquela região administrativa).

Nascido numa localidade onde a existência de clubes profissionais escasseava, o sonho de fazer do «desporto-rei» a sua vida era, tão-somente, uma miragem para o jovem Kevin, que acumulava outra atividade profissional (barbeiro), enquanto jogava por hobby: numa primeira fase, na “Fundación Global” e, mais tarde, no Club Deportivo Girardota Fútbol Club, formação com sede no município com o mesmo nome pertencente à Área Metropolitana de Valle de Aburrá.

Portugal, em busca do sonho:

Decorria o ano de 2014, quando surge a oportunidade que o futebolista natural de Carepa tanto ansiava: ingressar no futebol europeu e, assim, se poder exibir num contexto totalmente diferente daquele a que estava habituado. O destino escolhido? Portugal, que fora igualmente o país eleito por vários compatriotas seus (casos de James Rodríguez, Radamel Falcao ou Brayan Riascos), aquando da sua primeira incursão pelo «Velho Continente».

Todavia, contrariamente aos exemplos supracitados, a estreia de Kevin em terras lusas deu-se no anonimato dos escalões distritais, ao serviço da Associação Naval 1893. Daí, em janeiro de 2015, deu o salto para o Moura Atlético Clube, conjunto alentejano que militava no Campeonato Nacional de Seniores. Ao serviço do MAC (emblema pelo qual, ainda hoje, nutre uma grande estima e gratidão) permaneceria até julho de 2017, disputando mais de meia centena de partidas e marcando três golos.

Posteriormente, a temporada de 2017/2018 foi repartida entre dois emblemas do CNS: o Sport União Sintrense, conjunto pelo qual em 17 jogos até janeiro e, depois, o CD Pinhalnovense, ao serviço do qual somou um golo em 12 partidas.

2018/2019 – Um verdadeiro Viriato, que mereceu a recompensa em Viseu:

Após cerca de anos na segunda divisão do futebol português, Kevin Medina foi (finalmente, aos 25 anos) premiado com a possibilidade de se estrear como profissional pela primeira vez na carreira, ao assinar pelo Académico de Viseu FC, emblema da Segunda Liga. Ao serviço dos Viriatos, a transição far-se-ia com grande naturalidade, com o futebolista colombiano a afirmar-se, rapidamente, como um elemento imprescindível no 3-5-2 (esquema-tático, utilizado numa fase inicial) montado por Manuel Cajuda. Porém, após um começo prometedor (o Académico era segundo classificado, à passagem da quarta jornada da Segunda Liga), o conjunto viseense protagonizou uma série de resultados negativos (três vitórias, três empates e seis derrotas), que o colocou no 14º. posto ao fim da 17ª. jornada, levando a que o experiente treinador algarvio deixasse o comando técnico da equipa em meados de janeiro. Contudo, as exibições positivas realizadas (onde fez sobressair a sua polivalência, atuando em ambos os lados do eixo central da defesa e, até, como líbero) por Medina, camisola 18 do Académico, contribuíram para perpetuar o seu estatuto de imprescindível no setor mais recuado da equipa, e nem a chegada de um novo treinador (Rui Borges) e consequente alteração do sistema-tático (o 4-3-3, passou a ser a formação mais utilizada) abalou essa condição. No total, o defesa central natural de Carepa realizou 31 jogos (falhou, apenas, três jornadas do segundo principal escalão da hierarquia do futebol luso), nos quais marcara um golo e fizera uma assistência.

Pese embora a irregularidade vivenciada em termos exibicionais pelo Académico, o defesa central colombiano conseguiu revelar uma regularidade (e qualidade) acima da média, em época de estreia como profissional
Fonte: FIA – Football Consultancy & Management

Nome: Kevin David Medina Rentería

Altura: 1,85 metros; peso: 83 quilogramas;

Pé preferencial: esquerdo;

Pontos fortes: capacidade de desarme (revela-se bastante eficaz em desarmes de carrinho), polivalência, concentração e pujança física (atributo que faz sobressair no seu excelente jogo aéreo).

Foto de Capa: FIA – Football Consultancy & Management

Revisto por: Jorge Neves

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto lança-se na corrida por destaque do Ajax de Francesco Farioli na última temporada

O FC Porto já iniciou negociações com o Ajax para a contratação de Kenneth Taylor. Médio foi protagonista da equipa de Francesco Farioli.

Sporting pode investir dinheiro de Viktor Gyokeres em antigo pupilo de Francesco Farioli no Ajax

O Sporting está atento à situação de Mika Godts no mercado. Extremo belga é destaque do Ajax e foi treinado por Francesco Farioli.

Cristiano Ronaldo já reagiu à oficialização de Jorge Jesus como novo treinador do Al Nassr

Cristiano Ronaldo já deixou uma mensagem pública para Jorge Jesus. Português vai orientar CR7 no Al Nassr.

Fabrizio Romano faz ponto de situação: «95% para o Viktor Gyokeres ir para o Arsenal»

Viktor Gyokeres está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Arsenal. Fabrizio Romano faz o ponto de situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Wimbledon #2: Jannik Sinner consegue a sua desforra

Jannik Sinner é o novo vencedor do torneio de...

Enzo Barrenechea está a caminho do Benfica e pode chegar a Lisboa nas próximas horas

Enzo Barrenechea deve deixar o Aston Villa e rumar ao Benfica. Médio argentino pode chegar a Lisboa nas próximas horas.

6h de São Paulo: Cadillac deixou a sua marca | WEC

A Cadillac venceu a quinta etapa deste campeonato, ao...