Portugal Campeão Europeu de Sub-17 em 2003 | Recordar é Viver

Na antecâmara daquilo que viria a ser o Euro 2004, a UEFA atribuiu também a organização do Euro sub-17 de 2003 a Portugal, competição essa que a seleção das Quinas viria a vencer e ficaria marcada na história de todos os portugueses.

Já lá vão 21 anos desde a conquista do campeonato europeu de sub-17. No dia 17 de maio de 2003, no Estádio do Fontelo, em Viseu, a seleção portuguesa levantou o troféu, após derrotar a seleção espanhola por 2-1.

Uma geração cheia de talento e que prometia muito, algumas expectativas foram defraudadas e outras concretizadas. Miguel Veloso jogava no eixo da defesa e foi eleito o melhor jogador da competição, João Moutinho era suplente de João Coimbra ou Paulo Machado, Carlos Saleiro e Manuel Curto eram os artilheiros da equipa, Mário Felgueiras era o guarda-redes e esteve durante muito anos a competir na I Liga e Hélder Barbosa conseguiu juntar dois campeonatos portugueses ao seu palmarés, conquistados no FC Porto. Ao leme da seleção estava António Violante, que chegou a ser treinador da seleção A feminina de Portugal, de 2012 a 2014, depois de passar pelos mais variados escalões, como técnico das seleções portuguesas.

Para chegar à final, a seleção portuguesa ultrapassou Dinamarca, Áustria, Hungria e, finalmente, a Inglaterra, na meia-final, através da marcação de grandes penalidades. Já a Espanha teve como adversários as congéneres da Inglaterra, Itália, Israel e Áustria. 

Na formação espanhola jogavam David Silva, esse mesmo, lenda do Manchester City e da seleção espanhola, e também o guarda-redes Adán, bem conhecido no futebol português, nomeadamente entre sportinguistas, e que está prestes a vencer o segundo campeonato em quatro temporadas de leão ao peito.

A final vencida por Portugal acabou com o resultado de 2-1, o autor dos dois golos da turma portuguesa foi Márcio Sousa, esses dois tentos foram os únicos marcados pelo atleta na competição, mas foram golos muito saborosos e que Márcio Sousa nunca mais esquecerá e irá fazer questão que a história desta epopeia passe de geração em geração. Na carreira do jogador, que passou nas camadas jovens do FC Porto, destaca-se o título de campeão da segunda divisão com o Tondela. Terminou a carreira no clube Os Sandinenses.

Dos 18 jogadores portugueses convocados para a competição, dois chegaram efetivamente a ser campeões europeus pela seleção A, em 2016, com Fernando Santos: João Moutinho, que hoje é peça importante na equipa do Braga, e Vieirinha, que tem quase o estatuto de lenda no PAOK da Grécia, onde está desde 2017/2018.

Portugal viria a repetir o feito de ganhar o euro da categoria, em 2016, em Baku, no Azerbaijão, novamente derrotando a Espanha na final, mas desta feita através das grandes penalidades.

A seleção das quinas poderá repetir a conquista europeia no escalão, este ano, no torneio realizado no Chipre, de 20 de maio a 5 de junho. Os comandados de João Santos estão inseridos no Grupo D juntamente com Espanha, Inglaterra e França, o que muitos já apelidam de “grupo da morte”.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.