Portugal Campeão Europeu de Sub-17 em 2003 | Recordar é Viver

- Advertisement -

Na antecâmara daquilo que viria a ser o Euro 2004, a UEFA atribuiu também a organização do Euro sub-17 de 2003 a Portugal, competição essa que a seleção das Quinas viria a vencer e ficaria marcada na história de todos os portugueses.

Já lá vão 21 anos desde a conquista do campeonato europeu de sub-17. No dia 17 de maio de 2003, no Estádio do Fontelo, em Viseu, a seleção portuguesa levantou o troféu, após derrotar a seleção espanhola por 2-1.

Uma geração cheia de talento e que prometia muito, algumas expectativas foram defraudadas e outras concretizadas. Miguel Veloso jogava no eixo da defesa e foi eleito o melhor jogador da competição, João Moutinho era suplente de João Coimbra ou Paulo Machado, Carlos Saleiro e Manuel Curto eram os artilheiros da equipa, Mário Felgueiras era o guarda-redes e esteve durante muito anos a competir na I Liga e Hélder Barbosa conseguiu juntar dois campeonatos portugueses ao seu palmarés, conquistados no FC Porto. Ao leme da seleção estava António Violante, que chegou a ser treinador da seleção A feminina de Portugal, de 2012 a 2014, depois de passar pelos mais variados escalões, como técnico das seleções portuguesas.

Para chegar à final, a seleção portuguesa ultrapassou Dinamarca, Áustria, Hungria e, finalmente, a Inglaterra, na meia-final, através da marcação de grandes penalidades. Já a Espanha teve como adversários as congéneres da Inglaterra, Itália, Israel e Áustria. 

Na formação espanhola jogavam David Silva, esse mesmo, lenda do Manchester City e da seleção espanhola, e também o guarda-redes Adán, bem conhecido no futebol português, nomeadamente entre sportinguistas, e que está prestes a vencer o segundo campeonato em quatro temporadas de leão ao peito.

A final vencida por Portugal acabou com o resultado de 2-1, o autor dos dois golos da turma portuguesa foi Márcio Sousa, esses dois tentos foram os únicos marcados pelo atleta na competição, mas foram golos muito saborosos e que Márcio Sousa nunca mais esquecerá e irá fazer questão que a história desta epopeia passe de geração em geração. Na carreira do jogador, que passou nas camadas jovens do FC Porto, destaca-se o título de campeão da segunda divisão com o Tondela. Terminou a carreira no clube Os Sandinenses.

Dos 18 jogadores portugueses convocados para a competição, dois chegaram efetivamente a ser campeões europeus pela seleção A, em 2016, com Fernando Santos: João Moutinho, que hoje é peça importante na equipa do Braga, e Vieirinha, que tem quase o estatuto de lenda no PAOK da Grécia, onde está desde 2017/2018.

Portugal viria a repetir o feito de ganhar o euro da categoria, em 2016, em Baku, no Azerbaijão, novamente derrotando a Espanha na final, mas desta feita através das grandes penalidades.

A seleção das quinas poderá repetir a conquista europeia no escalão, este ano, no torneio realizado no Chipre, de 20 de maio a 5 de junho. Os comandados de João Santos estão inseridos no Grupo D juntamente com Espanha, Inglaterra e França, o que muitos já apelidam de “grupo da morte”.

Subscreve!

Artigos Populares

Adversário de Portugal à vista: Onde ver o playoff decisivo entre RD Congo e Jamaica de acesso ao Mundial 2026?

O Grupo K do Mundial 2026, composto por Portugal, Colômbia e Uzbequistão, conhecerá o último membro no playoff marcado para as 22h do dia 31 de março.

Jermain Defoe inicia carreira de treinador no Woking

Antigo avançado do Tottenham, Jermaine Defoe foi anunciado como novo treinador do Woking, da National League, e já tem estreia marcada frente ao Eastleigh.

Basquetebol: Benfica derrota Ovarense e mantém-se no topo da tabela

O Benfica manteve a liderança da Liga de Basquetebol com uma vitória sobre o Ovarense por 89-70, na 18.ª jornada da fase regular.

Antigo jogador do Sporting pode renovar com o Estrela da Amadora

Renan Ribeiro pode continuar no Estrela da Amadora. O brasileiro chegou à Reboleira no começo da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona volta a dominar o Real Madrid e reforça liderança da La Liga Feminina

Na 27.ª jornada da La Liga Feminina, o Barcelona venceu mais um 'El Clásico' frente ao Real Madrid, por três bolas a zero.

David Beckham elogia Michael Carrick e apoia continuidade no Manchester United: «Exatamente o que esperávamos»

David Beckham reforçou os elogios a Michael Carrick. A antiga estrela dos red devils destacou a capacidade do treinador em unir a equipa como um dos principais motivos para merecer o cargo a longo prazo.

Colômbia de Luis Suárez e Richard Ríos derrotada pela França em preparação para o Mundial 2026

Luis Suárez e Richard Ríos foram titulares no desaire da Colombia diante da França por 3-1, no segundo jogo de preparação para o Mundial 2026.