Portugal Campeão Europeu de Sub-17 em 2003 | Recordar é Viver

Na antecâmara daquilo que viria a ser o Euro 2004, a UEFA atribuiu também a organização do Euro sub-17 de 2003 a Portugal, competição essa que a seleção das Quinas viria a vencer e ficaria marcada na história de todos os portugueses.

Já lá vão 21 anos desde a conquista do campeonato europeu de sub-17. No dia 17 de maio de 2003, no Estádio do Fontelo, em Viseu, a seleção portuguesa levantou o troféu, após derrotar a seleção espanhola por 2-1.

Uma geração cheia de talento e que prometia muito, algumas expectativas foram defraudadas e outras concretizadas. Miguel Veloso jogava no eixo da defesa e foi eleito o melhor jogador da competição, João Moutinho era suplente de João Coimbra ou Paulo Machado, Carlos Saleiro e Manuel Curto eram os artilheiros da equipa, Mário Felgueiras era o guarda-redes e esteve durante muito anos a competir na I Liga e Hélder Barbosa conseguiu juntar dois campeonatos portugueses ao seu palmarés, conquistados no FC Porto. Ao leme da seleção estava António Violante, que chegou a ser treinador da seleção A feminina de Portugal, de 2012 a 2014, depois de passar pelos mais variados escalões, como técnico das seleções portuguesas.

Para chegar à final, a seleção portuguesa ultrapassou Dinamarca, Áustria, Hungria e, finalmente, a Inglaterra, na meia-final, através da marcação de grandes penalidades. Já a Espanha teve como adversários as congéneres da Inglaterra, Itália, Israel e Áustria. 

Na formação espanhola jogavam David Silva, esse mesmo, lenda do Manchester City e da seleção espanhola, e também o guarda-redes Adán, bem conhecido no futebol português, nomeadamente entre sportinguistas, e que está prestes a vencer o segundo campeonato em quatro temporadas de leão ao peito.

A final vencida por Portugal acabou com o resultado de 2-1, o autor dos dois golos da turma portuguesa foi Márcio Sousa, esses dois tentos foram os únicos marcados pelo atleta na competição, mas foram golos muito saborosos e que Márcio Sousa nunca mais esquecerá e irá fazer questão que a história desta epopeia passe de geração em geração. Na carreira do jogador, que passou nas camadas jovens do FC Porto, destaca-se o título de campeão da segunda divisão com o Tondela. Terminou a carreira no clube Os Sandinenses.

Dos 18 jogadores portugueses convocados para a competição, dois chegaram efetivamente a ser campeões europeus pela seleção A, em 2016, com Fernando Santos: João Moutinho, que hoje é peça importante na equipa do Braga, e Vieirinha, que tem quase o estatuto de lenda no PAOK da Grécia, onde está desde 2017/2018.

Portugal viria a repetir o feito de ganhar o euro da categoria, em 2016, em Baku, no Azerbaijão, novamente derrotando a Espanha na final, mas desta feita através das grandes penalidades.

A seleção das quinas poderá repetir a conquista europeia no escalão, este ano, no torneio realizado no Chipre, de 20 de maio a 5 de junho. Os comandados de João Santos estão inseridos no Grupo D juntamente com Espanha, Inglaterra e França, o que muitos já apelidam de “grupo da morte”.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia vê a sua saída do Benfica adiada por alguns dias

Tiago Gouveia pode estar perto de trocar o Benfica pelo Nice, mas a mudança do jogador apenas se dará depois do playoff da Champions League, no qual as águias enfrentarão o Fenrbahçe.

Colónia regressa à Bundesliga com uma vitória e assistência de ex-Benfica

O Colónia foi ao terreno do Mainz vencer por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Bundesliga.

Como rejeita proposta de 70 milhões de euros do Tottenham por uma das estrelas da equipa

O Como não aceitou uma oferta avaliada em 70 milhões de euros por Nico Paz. O médio argentino está a cumprir a segunda época no clube da Serie A.

AVS SAD surpreende e empata com o Braga para a Primeira Liga

O AVS SAD foi ao Minho empatar com o Braga a duas bolas, num encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting insiste no empréstimo de Jota Silva: leões querem cedência sem custos

O Sporting continua interessado na contratação de Jota Silva. Os leões querem fechar um empréstimo sem custos, mas o Nottingham Forest pretende garantir uma verba com o avançado português.

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.