Recordar é Viver | Sporting 5-3 Benfica

- Advertisement -

A média de golos marcados em jogos oficiais entre Sporting e Benfica é de 3,22. A 16 de abril de 2008, o dérbi a contar para a meia-final da Taça de Portugal contribuiu generosamente para aumentar essa média, com oito golos. Recordamos um jogo verdadeiramente emocionante que, naturalmente, é guardado com mais carinho na memória dos adeptos leoninos.

No início do mês, os dois grandes lisboetas tinham visto o FC Porto carimbar um dos títulos mais tranquilos da Primeira Liga e viravam assim todo o foco para a última competição ainda em disputa. Pela última vez, apenas 90 minutos foram jogados para determinar os finalistas da Taça, já que na época seguinte seria introduzida a controversa meia-final a duas mãos.

Paulo Bento recuou Miguel Veloso para a posição de defesa central, devido à ausência por lesão de Anderson Polga. Marat Izmailov começou no banco, também limitado fisicamente, e Adrien Silva entrou no 11 para ocupar o lugar mais recuado do meio-campo. Destaque ainda para Derlei, que regressou ao banco de suplentes depois de recuperar de uma rutura de ligamentos.

No Benfica, Fernando Chalana tinha recentemente assumido o comando técnico, após a saída de José António Camacho. Do 11 titular fizeram parte vários nomes incontornáveis da história do clube, como Nuno Gomes, Quim, Luisão e o atual presidente Rui Costa, no seu último derby da carreira.

Foram as águias a entrar melhor no jogo e os golos apontados na primeira parte por Rui Costa e Nuno Gomes, aliados a uma passividade atípica da defesa do Sporting, pareciam desimpedir o caminho para a final, ao fim dos primeiros 45 minutos.

Em declarações prestadas no final do encontro, Derlei realçou a importância da conversa no balneário, ao intervalo. De facto, os leões não deitaram a toalha ao chão e conseguiram aproveitar uma entrada menos incisiva no segundo tempo por parte do Benfica.

«Quis regressar ao FC Porto, mas não estavam dispostos a isso» – Entrevista BnR com Derlei

Em 12 minutos apenas, o resultado foi invertido: Yannick Djaló reduziu a desvantagem após excelente trabalho de Vukcevic, Liedson fez o empate, finalizando da melhor forma um cruzamento atrasado de Moutinho, e Derlei consumou a cambalhota no marcador. Aos 82 minutos, foi a vez dos homens da Luz ainda mostrarem resiliência, voltando a empatar a partida à “lei da bomba”, por intermédio de Cristian “Cebolla” Rodríguez.

A alegria dos adeptos benfiquistas presentes em Alvalade não foi, no entanto, duradoura. Dois minutos mais tarde, e com alguma sorte, Djaló bisou na partida para fazer o 4-3. Já com a equipa muito balanceada para o ataque, o Benfica viu o montenegrino Simon Vukcevic fazer o xeque-mate, com um fantástico remate de primeira.

No Jamor, um empate a zero no tempo regulamentar viria a ser desfeito por Rodrigo Tiuí, avançado emprestado pelo Fluminense, que bisou para dar o título aos leões e impedir a dobradinha do FC Porto.  

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Na primeira parte podíamos ter tido um bocadinho mais de calma quando chegávamos a zonas de último...

Rui Borges analisou o empate entre o Sporting e o Arouca por 2-2. O treinador respondeu a uma pergunta do Bola na Rede.

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede: «Esperávamos um Sporting diferente, não vou escondê-lo»

Vasco Seabra analisou o empate entre o Sporting e o Arouca por 2-2. O treinador respondeu a uma pergunta do Bola na Rede.

Imprensa nacional avança que Sporting e Rui Borges vão reunir para reavaliar o futuro

Rui Borges e a direção do Sporting vão reunir com vista a reavaliar o futuro. Decisão tomada depois de novo empate dos leões.

Rui Borges analisa empate do Sporting conta o Arouca em Conferência de Imprensa: eis todo o momento

Rui Borges analisou o duelo da sétima jornada da Primeira Liga entre Sporting e Arouca. Técnico falou em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Trabzonspor goleia Galatasaray com hat-trick de Mohamed Salah: Eis os resultados do dia na Turquia

Salah esteve imparável e conduziu o Trabzonspor a uma goleada por 4-0 sobre o Galatasaray, com hat-trick e uma assistência para Noah Saviolo.

Rui Borges: «Há um jogo até à expulsão e outro depois»

Rui Borges analisou o duelo da sétima jornada da Primeira Liga. O Sporting e o Arouca defrontaram-se no Estádio de Alvalade.

Vasco Seabra: «Eu gostava que as pessoas reconhecessem o mérito da nossa equipa»

Vasco Seabra analisou o duelo da sétima jornada da Primeira Liga. O Sporting e o Arouca defrontaram-se no Estádio de Alvalade.