Recordar é Viver | Sporting 5-3 Benfica

- Advertisement -

A média de golos marcados em jogos oficiais entre Sporting e Benfica é de 3,22. A 16 de abril de 2008, o dérbi a contar para a meia-final da Taça de Portugal contribuiu generosamente para aumentar essa média, com oito golos. Recordamos um jogo verdadeiramente emocionante que, naturalmente, é guardado com mais carinho na memória dos adeptos leoninos.

No início do mês, os dois grandes lisboetas tinham visto o FC Porto carimbar um dos títulos mais tranquilos da Primeira Liga e viravam assim todo o foco para a última competição ainda em disputa. Pela última vez, apenas 90 minutos foram jogados para determinar os finalistas da Taça, já que na época seguinte seria introduzida a controversa meia-final a duas mãos.

Paulo Bento recuou Miguel Veloso para a posição de defesa central, devido à ausência por lesão de Anderson Polga. Marat Izmailov começou no banco, também limitado fisicamente, e Adrien Silva entrou no 11 para ocupar o lugar mais recuado do meio-campo. Destaque ainda para Derlei, que regressou ao banco de suplentes depois de recuperar de uma rutura de ligamentos.

No Benfica, Fernando Chalana tinha recentemente assumido o comando técnico, após a saída de José António Camacho. Do 11 titular fizeram parte vários nomes incontornáveis da história do clube, como Nuno Gomes, Quim, Luisão e o atual presidente Rui Costa, no seu último derby da carreira.

Foram as águias a entrar melhor no jogo e os golos apontados na primeira parte por Rui Costa e Nuno Gomes, aliados a uma passividade atípica da defesa do Sporting, pareciam desimpedir o caminho para a final, ao fim dos primeiros 45 minutos.

Em declarações prestadas no final do encontro, Derlei realçou a importância da conversa no balneário, ao intervalo. De facto, os leões não deitaram a toalha ao chão e conseguiram aproveitar uma entrada menos incisiva no segundo tempo por parte do Benfica.

«Quis regressar ao FC Porto, mas não estavam dispostos a isso» – Entrevista BnR com Derlei

Em 12 minutos apenas, o resultado foi invertido: Yannick Djaló reduziu a desvantagem após excelente trabalho de Vukcevic, Liedson fez o empate, finalizando da melhor forma um cruzamento atrasado de Moutinho, e Derlei consumou a cambalhota no marcador. Aos 82 minutos, foi a vez dos homens da Luz ainda mostrarem resiliência, voltando a empatar a partida à “lei da bomba”, por intermédio de Cristian “Cebolla” Rodríguez.

A alegria dos adeptos benfiquistas presentes em Alvalade não foi, no entanto, duradoura. Dois minutos mais tarde, e com alguma sorte, Djaló bisou na partida para fazer o 4-3. Já com a equipa muito balanceada para o ataque, o Benfica viu o montenegrino Simon Vukcevic fazer o xeque-mate, com um fantástico remate de primeira.

No Jamor, um empate a zero no tempo regulamentar viria a ser desfeito por Rodrigo Tiuí, avançado emprestado pelo Fluminense, que bisou para dar o título aos leões e impedir a dobradinha do FC Porto.  

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Damac oficializa saída de Armando Evangelista e anuncia Fábio Carille como novo treinador

O Damac confirmou a saída de Armando Evangelista do comando técnico da equipa e anunciou Fábio Carille como novo treinador. O técnico brasileiro estava sem clube desde a saída do Goiás.

Agente de Endrick garante regresso do avançado ao Real Madrid após o empréstimo ao Lyon

Thiago Freitas, representante de Endrick, assegurou que o avançado brasileiro vai voltar ao Real Madrid no final da temporada.«A decisão está tomada», afirmou.

Van der Wiel: «O futebol é uma prisão, não consegui desfrutar de um único momento»

O antigo jogador do PSG, Van der Wiel, falou sobre o lado sombrio da sua carreira. «Não consegui desfrutar de um único momento, porque estava a fingir estar bem. O futebol é uma prisão», afirmou.

Volos oficializa contratação do guarda-redes português André Moreira

O Volos anunciou a chegada do guarda-redes português André Moreira, de 30 anos, que assinou contrato válido até 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola deixa aviso sobre Rodri e garante: «Será o melhor novamente»

Rodri tem estado com um rendimento oscilante esta temporada. Pep Guardiola falou do momento do médio do Manchester City.

Futuro de José Mourinho sem espaço no balneário do Benfica

A imprensa internacional ecoou nas últimas horas a possibilidade de José Mourinho rumar à seleção. Notícia sem espaço no balneário do Benfica.

Estoril Praia: Ian Cathro é o Treinador do Mês da Liga Portugal

Ian Cathro, treinador do Estoril Praia, venceu o prémio de Treinador do Mês da Liga Portugal, referente a janeiro.