Recordar é Viver: O renascer de uma nação no EuroBasket de 2007

- Advertisement -

Já com décadas da prática da modalidade em Portugal, 2007 foi um dos anos mais consagrados da mesma para o país. Nesse mesmo ano, a seleção portuguesa de basquetebol conseguiu o inédito, até à data, e primeiro apuramento para o EuroBasket. A 35.ª edição do Campeonato da Europa de Basquetebol teve lugar em Espanha, repartindo a realização dos jogos de cada grupo por Granada, Sevilha, Palma de Maiorca, Alicante e Madrid.

Ninguém acreditava na equipa portuguesa, nem na sua classificação para a prova e, muito menos, na capacidade para avançar após a fase de grupos. João Santos, capitão da seleção nesse ano, chegou mesmo a dizer que tratavam a equipa como “uns coitadinhos” e “uns extraterrestres”.

Nesses anos, o basquetebol português estava em declínio. Os jogadores abandonavam os clubes, pois não conseguiam ver uma boa prospetiva para a carreira em território nacional, tendo muitos deles emigrado. Os salários em atraso e as más condições oferecidas pelos clubes levaram a esta imensa crise. Foram estas razões que levaram a que fosse quase impossível acreditar numa boa performance portuguesa numa competição de tão alto nível.

Portugal alcançou a qualificação para o EuroBasket, pela primeira vez, após uma vitória por 69-49 frente à seleção de Israel e com ajuda da derrota da Macedónia frente à Bósnia por 75-72. Falamos de uma equipa que contava com Miguel Minhava, Rui Mota, José Costa, Paulo Cunha, Francisco Jordão, Filipe da Silva, Carlos Andrade, Jorge Coelho, Paulo Simão, Elvis Évora, João Santos e Miguel Miranda. Estes são os nomes dos heróis que conseguiram a, até à altura, inédita qualificação para o Campeonato Europeu de Basquetebol.

Portugal venceu Israel e com a combinação de resultados acabou por garantir um lugar no EuroBasket de 2007 (Fonte: FPB)

Na fase de grupos, a seleção portuguesa não teve um sorteio fácil. Inseridos no grupo B, a par da Espanha, da Croácia e da Letónia, Portugal conseguiu passar à segunda fase apenas pela diferença entre os pontos marcados e sofridos. O embate contra a Letónia foi decisivo para apurar os portugueses e foi a vitória por 77-67 que definiu isso mesmo.

Já na segunda fase, Portugal não teve a mesma “estrelinha de campeão”. O grupo já era maior e definia a passagem para os quartos-de-final da competição. O grupo envolvia a Croácia e Espanha (que já tinham feito parte do grupo da seleção portuguesa na fase anterior), a Rússia, a Grécia e Israel. A caminhada ficou por aqui.

Desafiaram todas as probabilidades, pois as mesmas jogavam contra eles. Os comandados de Valentyn Melnychuk, o treinador ucraniano que estava à frente da seleção portuguesa, fizeram tudo o que podiam e tudo o que os outros nem sonhavam, para conseguirem esta tão desejada qualificação. Insatisfeitos com “apenas isso,” foram ainda mais além ao ultrapassar a fase de grupos. Os “heróis de 2007” representaram Portugal no seu pleno e obtiveram este feito histórico que deve ser sempre relembrado.

Foto de Capa: FIBA

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Endrick rejeita comparações com Karim Benzema: «Está a anos-luz de mim»

Endrick rejeitou ser comparado com Karim Benzema. O ponta de lança está emprestado pelo Real Madrid ao Lyon.

Galatasaray negoceia Deniz Gul com o FC Porto: o valor pedido pelos dragões

O Galatasaray está a tentar a garantir a contratação de Deniz Gul, ponta de lança que pertence aos quadros do FC Porto.

Benfica: Richard Ríos com a mira posta no Real Madrid

Richard Ríos encontra-se a recuperar de lesão, mas procura estar pronto para ajudar o Benfica na disputa frente ao Real Madrid.

James Rodríguez tem novo clube e vai jogar na MLS pela primeira vez

James Rodríguez já tem fechado o seu futuro. O médio internacional colombiano vai jogar no Minnesota United, da MLS.

PUB

Mais Artigos Populares

Kevin-Prince Boateng volta a dizer que prefere Cristiano Ronaldo a Messi e lembra: «Tive de mentir na conferência de imprensa»

Kevin-Prince Boateng voltou a reforçar que prefere Cristiano Ronaldo a Leo Messi. O antigo médio ganês explicou que mentiu na sua conferência de imprensa de apresentação pelo Barcelona.

Rui Borges avalia regresso de Nuno Santos: «Não estava destinado a jogar tanto»

Rui Borges falou sobre o regresso de Nuno Santos à competição pela equipa principal, depois de mais de um ano afastado por lesão.

Rui Borges e a ‘utilização acumulada’ de Luis Suárez: «Se lhe perguntasse hoje se queria descansar, ele ia-me dizer que não»

Rui Borges marcou presença na sala de imprensa do Estádio de Alvalade, depois da vitória do Sporting contra o AVS SAD.