As 5 melhores equipas portuguesas de sempre (extra-grandes)

3.

Sporting Clube de Braga (2003-presente) – Pode chamar-se a “Era António Salvador”, o homem que foi eleito Presidente do Sporting Clube de Braga em 2003 e elevou o clube a um estatuto de grandiosidade nunca visto até então.

Os números falam por si. Desde a sua eleição, jogaram-se 16 temporadas e os guerreiros ficaram abaixo do quinto lugar em apenas duas ocasiões.

Com um estilo específico de comunicação abrasiva e ambiciosa, Salvador é a cara do SC Braga que é, cada vez mais, um projeto vencedor.

Tendo levantado a sua última taça em 1965-66, o Sporting de Braga voltou a acrescentar um título ao seu palmarés em 2008 ao vencer a Taça Intertoto da UEFA. Mas o melhor ainda estava para vir.

Em 2012-13, os bracarenses orientados por José Peseiro bateram o FC Porto de Vítor Pereira e venceram a Taça da Liga. Foi o primeiro galhardete nacional conquistado para o museu do clube desde os anos 60.

Três anos depois, foi Paulo Fonseca quem voltou a levantar um troféu pelo gigante do Minho. O Sp. Braga volta a derrotar o FC Porto, desta feita no Jamor, e levanta a Prova Rainha no final da época 2015-16. Na temporada passada, foi Rúben Amorim a voltar a fazer os adeptos dos bracarenses sorrir ao vencer a Taça da Liga. Depois de levar de vencido o Sporting CP nas ‘meias’ e o FC Porto de Sérgio Conceição na final, o ex-internacional português de apenas 35 anos fez história ao levar o Sporting de Braga para uma grande caminhada que culminou com uma suada conquista.

Menção honrosa para aquele que foi, muito provavelmente, o apogeu do projeto minhoto até hoje: o vice-campeonato em 2009-10 e a medalha de prata da Liga Europa na época seguinte. Os ‘quase’ feitos duma das equipas brilhante, que jogava um futebol à altura dos maiores de Portugal. Muitas vezes, melhor.

Diogo Dá Mesquita
Diogo Dá Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Jornalismo pela Universidade Católica. Também tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 8 anos quando começou a perceber a emoção que o desporto movia. No espaço de quinze dias, observou a família a chorar de alegria o golo do Miguel Garcia em Alkmaar, a tristeza da derrota em Alvalade contra o CSKA o ensurdecedor apoio dos adeptos do Liverpool enquanto perdiam a final da Liga dos Campeões por 3-0. Hoje, e cada vez mais apaixonado por futebol, continua a desenhar o seu percurso para tentar devolver a esta indústria tudo o que dela já recebeu.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal: Eis o resultado dos sorteios da 1.ª e 2.ª eliminatórias

A Taça de Portugal 2025/26 arranca esta sexta-feira. Já foram realizados os sorteios da 1.ª e 2.ª eliminatória da prova.

Países Baixos: Vitesse deixa de ser um clube profissional

O Vitesse perde oficialmente a licença profissional e vive uma situação complicada. Emblema neerlandês vê recurso rejeitado.

FC Porto já inscreveu Iván Jaime na Liga Portugal, mas médio está de saída

Iván Jaime está na porta de saída do FC Porto. Médio espanhol dos dragões já está inscrito na Liga Portugal.

Newcastle “esquece” Samu e Pavlidis e abre negociações com avançado do PSG

O Newcastle procura um novo avançado. Emblema da Premier League avança para a contratação de Randal Kolo Muani ao PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr de Jorge Jesus faz oferta salarial a Coman e Bayern Munique define preço: Eis todos os milhões em cima da mesa

O Al Nassr está interessado em contratar Kingsley Coman ao Bayern Munique. Há novidades sobre a possível mudança.

Afonso Afonso em exclusivo ao Bola na Rede: «O objetivo do Belenenses para esta temporada é a subida à Segunda Liga»

Afonso Afonso abordou os objetivos coletivos e individuais para a nova temporada ao serviço do Belenenses, na Liga 3.

Exclusivo: Rita Fontemanha sucede a Ana Borges e é a nova capitã do Sporting

Rita Fontemanha é a nova capitã do Sporting. A defesa-central portuguesa assume o posto que era de Ana Borges.