As 5 melhores equipas portuguesas de sempre (extra-grandes)

    1.

    Boavista FC (1995-2002) – O Boavistão começou a construir-se na segunda metade da década de 90 para aquilo que viria a culminar com um feito inédito na história do futebol contemporâneo português. Um título conquistado para além dos três grandes.

    Nesta era dourada para os axadrezados, foi o técnico Mário Reis quem começou por acrescentar alguma prata ao palmarés do Boavista FC. Em 1996-97, conquistou a 5.ª Taça de Portugal (e última, até agora) Taça de Portugal da história da pantera ao bater o SL Benfica por 3-2 no Estádio do Jamor. Os golos do Boavista foram apontados por Erwin Sanchéz e Nuno Gomes.

    Duas temporadas depois a pantera consegue, pela primeira vez, um vice-campeonato. Já orientado por Jaime Pacheco, foi a partir daqui que os portugueses e as outras equipas aprenderam a não encarar este Boavista de ânimo leve. Em 1999-00, os axadrezados foram pela primeira vez na sua história à Liga dos Campeões. Venceram apenas uma partida e acabam em último lugar do grupo, onde também estavam o Borussia Dortmund, Feyenoord e Rosenborg.

    Em 2000-2001, o Boavistão atingiu o apogeu da sua história ao sagrar-se campeão nacional da Primeira Liga. 55 anos depois do campeonato do Belém, é o segundo maior do Porto quem leva o galhardete de campeão para o Norte de Portugal.

    O Boavista mereceu, claro, nova ida à Liga dos Campeões depois do campeonato conquistado. No seu grupo, encontram equipas como o Liverpool, Borussia Dortmund e Dínamo de Kiev, conseguindo um inédito apuramento para a Segunda Fase de Grupos da competição, onde não conseguiram sobreviver à feroz concorrência do Manchester United e FC Bayern, que ditaram o fim da caminha europeia dum valente Boavistão.

    Contra todas as expectativas, o Boavista FC conseguiu viver, já neste século, o mais glorioso período da sua história. A inédita conquista do campeonato foi a última dum clube fora dos três grandes, e, ao que aparenta, assim será nos próximos tempos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Dá Mesquita
    Diogo Dá Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo é licenciado em Jornalismo pela Universidade Católica. Também tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 8 anos quando começou a perceber a emoção que o desporto movia. No espaço de quinze dias, observou a família a chorar de alegria o golo do Miguel Garcia em Alkmaar, a tristeza da derrota em Alvalade contra o CSKA o ensurdecedor apoio dos adeptos do Liverpool enquanto perdiam a final da Liga dos Campeões por 3-0. Hoje, e cada vez mais apaixonado por futebol, continua a desenhar o seu percurso para tentar devolver a esta indústria tudo o que dela já recebeu.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.