Manual de Sobrevivência: O caminho até à Liga Europa via campeonato

Rio Ave FC: Grau 2

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Começamos então pelo clube que garantia a Europa caso a Primeira Liga Portuguesa terminasse agora: o Rio Ave FC. Com 38 pontos, apenas mais um que a sua concorrência direta e a quatro do quarto lugar, o plantel treinado por Carlos Carvalhal viu-se obrigado a parar a competição numa altura em que estava a jogar muito bom futebol. Na última jornada conseguiram, inclusivamente, empatar (1-1) num dos campos mais difíceis do nosso campeonato: o Estádio do Dragão.

Sem ter um calendário daqueles que metem medo, têm aqui alguns jogos pela frente que podem por em causa o objetivo primordial.

Grau 3 – SL Benfica (C), SC Braga (C)

Considero que estes são os dois jogos onde é mais provável que os vila-condenses percam pontos, por razões óbvias. Tanto encarnados, como arsenalistas são duas das equipas desta Primeira Liga Portuguesa que mais qualidade e capacidade possuem para furar a pressão alta do Rio Ave FC com alguma facilidade. Apesar do “fator casa”, mas sem o calor dos adeptos, quase que se “anula”.

Grau 2 Moreirense FC (F), Gil Vicente FC (F), CS Marítimo (F)

Apesar de serem três equipas sólidas defensivamente – os cónegos um pouco menos que as outras duas –, considero que são deslocações com dificuldade média/baixa. Considero isso porque já deverão ter atingido a marca que pretendem e a manutenção deverá estar garantida, estando os seus treinadores já a “testar” jogadores e táticas para a próxima temporada.

Grau 1 – FC Paços de Ferreira (C), Vitória FC (F), CD Santa Clara (C), Portimonense SC (C), e Boavista FC (F)

Nesta última “remessa” vai defrontar adversários que podem causar alguns calafrios, mas considero o Rio Ave FC superior a todos eles. Por isso e porque creio que muitas destas equipas não têm a qualidade que já demonstraram noutros anos – com excepção do CD Santa Clara –, a vitória vai estar mais próxima de chegar do que nas partidas mencionadas anteriormente.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fotis Ioannidis muito feliz por estar no Sporting: «Estou a contar os dias para começar»

Fotis Ioannidis trocou o Panathinaikos pelo Sporting neste mercado de verão. Eis a nova mensagem do avançado.

Marko Grujic e o adeus ao FC Porto: «Vai estar sempre no meu coração»

Marko Grujic é oficialmente jogador do AEK Atenas. Médio sérvio deixa mensagem de despedida ao FC Porto após saída.

Miguel Reisinho atrai 3 clubes do Brasileirão: Há mais opções em cima da mesa

Miguel Reisinho continua sem clube depois da experiência no Boavista. Há várias equipas interessadas no médio.

Há quantos verões é que o Benfica terminava o mercado sem um emprestado do PSG?

O Benfica já encerrou o mercado de transferências. Depois de três verões consecutivos, águias não fecharam nenhum jogador do PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad vê 60 milhões de euros por talento francês rejeitados e prepara-se para fechar Roger Fernandes depois de falhar Rodrigo Mora e Hugo...

O Al Ittihad continua a tentar fechar um reforço sub-21. Desta feita, foi Jean-Mattéo Bahoya quem ficou mais longe de se juntar ao clube saudita.

Seleção Nacional treinou esta terça-feira e houve uma ausência

Portugal vai enfrentar a Arménia nas eliminatórias para o Mundial 2026. Seleção Nacional treinou esta terça-feira na Cidade do Futebol.

Viktor Gyokeres revela conversa com Frederico Varandas e quebra o silêncio sobre a saída do Sporting: «Acontece às vezes na vida»

Viktor Gyokeres falhou a apresentação na pré-época do Sporting. Avançadou forçou com sucesso a saída para o Arsenal e falou dessa situação.