Manual de Sobrevivência: O caminho até à Liga Europa via campeonato

- Advertisement -

Rio Ave FC: Grau 2

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Começamos então pelo clube que garantia a Europa caso a Primeira Liga Portuguesa terminasse agora: o Rio Ave FC. Com 38 pontos, apenas mais um que a sua concorrência direta e a quatro do quarto lugar, o plantel treinado por Carlos Carvalhal viu-se obrigado a parar a competição numa altura em que estava a jogar muito bom futebol. Na última jornada conseguiram, inclusivamente, empatar (1-1) num dos campos mais difíceis do nosso campeonato: o Estádio do Dragão.

Sem ter um calendário daqueles que metem medo, têm aqui alguns jogos pela frente que podem por em causa o objetivo primordial.

Grau 3 – SL Benfica (C), SC Braga (C)

Considero que estes são os dois jogos onde é mais provável que os vila-condenses percam pontos, por razões óbvias. Tanto encarnados, como arsenalistas são duas das equipas desta Primeira Liga Portuguesa que mais qualidade e capacidade possuem para furar a pressão alta do Rio Ave FC com alguma facilidade. Apesar do “fator casa”, mas sem o calor dos adeptos, quase que se “anula”.

Grau 2 Moreirense FC (F), Gil Vicente FC (F), CS Marítimo (F)

Apesar de serem três equipas sólidas defensivamente – os cónegos um pouco menos que as outras duas –, considero que são deslocações com dificuldade média/baixa. Considero isso porque já deverão ter atingido a marca que pretendem e a manutenção deverá estar garantida, estando os seus treinadores já a “testar” jogadores e táticas para a próxima temporada.

Grau 1 – FC Paços de Ferreira (C), Vitória FC (F), CD Santa Clara (C), Portimonense SC (C), e Boavista FC (F)

Nesta última “remessa” vai defrontar adversários que podem causar alguns calafrios, mas considero o Rio Ave FC superior a todos eles. Por isso e porque creio que muitas destas equipas não têm a qualidade que já demonstraram noutros anos – com excepção do CD Santa Clara –, a vitória vai estar mais próxima de chegar do que nas partidas mencionadas anteriormente.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.

Arsenal e Liverpool empatam em jogo que rende dinheiro ao Sporting

O Arsenal e o Liverpool não foram além de um empate a zero durante esta quinta-feira, em jogo da 21.ª jornada da Premier League.

Rafael Leão marca nos descontos e salva o AC Milan de derrota caseira diante o Genoa: Eis os resultados do dia na Serie A

Na 18.ª jornada da Serie A, o AC Milan empatou a uma bola frente ao Genoa e o Cremonese empatou a duas bolas na receção ao Cagliari.

Marquinhos perto do topo: palmarés do brasileiro continua a aumentar

Marquinhos é um dos jogadores com mais títulos na história do futebol. O defesa central representa o PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Kenneth Taylor é oficialmente jogador da Lazio

A Lazio oficializou, esta quinta-feira, a contratação do antigo alvo do FC Porto, Kenneth Taylor. O médio deixa o Ajax a troco de 17 milhões de euros.

Jorge Jesus fala de alvo do Benfica: «Sem dúvida é um dos jogadores estrangeiros do Al Nassr que pode ser negociado neste mercado de...

Jorge Jesus abordou o momento de Wesley, jogador que pertence aos quadros do Al Nassr. O extremo é alvo do Benfica.

Os 3 jogadores que mais cresceram com Ruben Amorim no United

Se o projeto não vingou a nível coletivo, houve jogadores que beneficiaram diretamente da metodologia de Ruben Amorim