Top 10: As principais desilusões neste século no Futebol Português

[tps_title]9.º Final do Europeu Sub-21 2015 para Portugal[/tps_title]

Fonte: Facebook da Uefa
Fonte: Facebook da Uefa

Cerca de 21 anos depois da última conquista europeia, Portugal tinha aqui uma das melhores oportunidades de sempre para conseguir voltar a esses títulos. Com uma das equipas com mais qualidade da última década – com o enormíssimo potencial que existe em todos os setores, é difícil destacar nomes, mas jogadores como William Carvalho ou Bernardo Silva foram dois dos pilares desta seleção – e tendo em conta as circunstâncias, esperava-se que Portugal tivesse conseguido erguer o troféu. A fase de grupos não correu muito bem, mas fizeram o necessário para passar em 1.º lugar. Uma outra boa notícia era o facto de que o lugar nos Jogos Olímpicos em 2016 também estava assegurado. As meias-finais contra a Alemanha foram uma “lufada de ar fresco” e o 5-0 final (superioridade incrível dos portugueses, perante uma Alemanha que se previa mais forte tendo em conta alguns dos nomes que tinha no elenco) mostrou que Portugal realmente estava onde merecia: na final do Europeu – final que iria ser jogada contra a Suécia, equipa contra quem Portugal tinha empatado a um golo na fase de grupos.
A seleção sueca mostrava ser coesa e forte defensivamente, mas perfeitamente ao alcance da seleção portuguesa, principalmente se jogassem como jogaram contra a Alemanha. A verdade é que as coisas não correram assim tão bem, o jogo foi muito disputado, mas as ocasiões de golo não foram muitas. Com naturalidade, vieram as grandes penalidades. Paciência, Tozé e João Mário marcaram, mas Esgaio e William (com nítida falta de confiança antes de bater o penalty) falharam e Portugal voltou a perder uma final. Poderia ter sido um ano excelente com a conquista deste Europeu e do Mundial Sub-20, mas em nenhum dos dois a vitória nos penalty’s nos sorriu. Com apenas 1 golo sofrido em toda a competição (muito mérito para a revelação na baliza José Sá – eleito o melhor guarda-redes da competição – e para toda a defesa de Portugal), Portugal não conseguiu triunfar. Apesar da presença na final, acaba por ser uma desilusão para todos os portugueses que esperavam que esta fosse altura para, finalmente, festejar.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.