📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Gabriel Silva: O segredo da mudança | Portugal x Turquia

- Advertisement -

Gabriel Silva está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia o seu espaço de opinião no nosso site em pleno Euro 2024. O técnico de 31 anos foi treinador do Esmoriz e adjunto no Torreense e Trofense.

Portugal expôs as dificuldades defensivas da Turquia, que procurou abordar o jogo de igual para igual, e acabou por ser ‘castigada’ pela qualidade dos jogadores lusos.

O segredo esteve na mudança de Martinez. O selecionador optou por alterar o sistema tático e promoveu a entrada de Palhinha no onze. Estas mudanças foram fundamentais para permitir à equipa pressionar alto com o bloco compacto e as linhas juntas, pois o jogador do Fulham é exímio neste papel de aglutinador de toda a pressão, quer pela sua ocupação e abrangência posicional, quer pela capacidade de recuperação de bola.

Esta pressão expôs a Turquia a vários momentos de transição com os laterais projetados, deixando os centrais desamparados perante a velocidade e qualidade das combinações curtas dos jogadores portugueses, nomeadamente de Bernardo, Bruno Fernandes e Ronaldo.

Mesmo assim, na segunda parte, com muito espaço nas costas, Portugal procurou sempre verticalizar e acabou por partir um pouco o jogo quando podia ter chegado com mais jogadores ao último terço e controlado em posse.

A esta intensidade tática defensiva juntou-se uma abordagem muito clara na fase ofensiva. Com bola, a formação das quinas procurou ter segurança desde trás. Na saída desde o guarda-redes baixou os laterais para formar uma linha de quatro que, através de combinações por dentro com os médios ou por fora com os extremos, conseguia ultrapassar a primeira linha de pressão da Turquia com relativa facilidade.

Bernardo Silva Portugal
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

A primeira oportunidade de golo aconteceu desta forma. A equipa esteve sempre equilibrada com bola, numa construção baixa a três, com os centrais e Palhinha, e numa construção em zona intermédia que se destacou pela variabilidade. Teve qualidade no jogo interior, beneficiando dos movimentos complementares de Ronaldo – nas costas da linha defensiva ou como apoio para tabelas curtas e da capacidade técnica e de pautar o jogo de Bernardo vindo de fora para dentro em sincronia com Cancelo.

O jogo exterior também criou mossa na estrutura defensiva da Turquia com as combinações de Bernardo e Cancelo ou Nuno Mendes e Rafael Leão, do qual resulta o primeiro golo, revelando também a dificuldade de acompanhar os laterais portugueses por parte dos extremos turcos. Portugal venceu, convenceu e assegurou o apuramento para os oitavos-de-final.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Conhecido o salário de Diogo Costa depois de renovar com o FC Porto

Diogo Costa teve um aumento salarial com a renovação de contrato. Eis quanto recebe agora o guarda-redes do FC Porto.

Futebol francês de luto: Morreu Jean-Louis Gasset aos 72 anos

Jean-Louis Gasset morreu aos 72 anos. Montpellier foi o último clube da sua carreira e emitiu esta sexta-feira comunicado oficial.

Diogo Costa reflete sobre terminar carreira no FC Porto: «Nunca sabemos o dia de amanhã, mas era algo que me deixaria extremamente feliz»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a possibilidade de acabar a carreira no Dragão.

Diogo Costa define objetivos para 2026 e pensa em Aliados: «Quero também realizar o sonho do Mora»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre os objetivos para 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Costa e a contratação de Thiago Silva: «Foi uma surpresa, mas é um privilégio tê-lo connosco»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a contratação de Thiago Silva.

Diogo Costa em entrevista: «Nós, portistas, somos diferentes. Acho que dá para ver isso nos jogos»

Diogo Costa deu uma entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre vários temas: desde a renovação aos Aliados.

FC Porto vai ao mercado de janeiro: eis o plano dos dragões

Contratar um extremo é prioritário para o FC Porto. Dragões ponderam também reforçar-se no meio-campo neste mercado de janeiro.