Gabriel Silva: O segredo da mudança | Portugal x Turquia

- Advertisement -

Gabriel Silva está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia o seu espaço de opinião no nosso site em pleno Euro 2024. O técnico de 31 anos foi treinador do Esmoriz e adjunto no Torreense e Trofense.

Portugal expôs as dificuldades defensivas da Turquia, que procurou abordar o jogo de igual para igual, e acabou por ser ‘castigada’ pela qualidade dos jogadores lusos.

O segredo esteve na mudança de Martinez. O selecionador optou por alterar o sistema tático e promoveu a entrada de Palhinha no onze. Estas mudanças foram fundamentais para permitir à equipa pressionar alto com o bloco compacto e as linhas juntas, pois o jogador do Fulham é exímio neste papel de aglutinador de toda a pressão, quer pela sua ocupação e abrangência posicional, quer pela capacidade de recuperação de bola.

Esta pressão expôs a Turquia a vários momentos de transição com os laterais projetados, deixando os centrais desamparados perante a velocidade e qualidade das combinações curtas dos jogadores portugueses, nomeadamente de Bernardo, Bruno Fernandes e Ronaldo.

Mesmo assim, na segunda parte, com muito espaço nas costas, Portugal procurou sempre verticalizar e acabou por partir um pouco o jogo quando podia ter chegado com mais jogadores ao último terço e controlado em posse.

A esta intensidade tática defensiva juntou-se uma abordagem muito clara na fase ofensiva. Com bola, a formação das quinas procurou ter segurança desde trás. Na saída desde o guarda-redes baixou os laterais para formar uma linha de quatro que, através de combinações por dentro com os médios ou por fora com os extremos, conseguia ultrapassar a primeira linha de pressão da Turquia com relativa facilidade.

Bernardo Silva Portugal
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

A primeira oportunidade de golo aconteceu desta forma. A equipa esteve sempre equilibrada com bola, numa construção baixa a três, com os centrais e Palhinha, e numa construção em zona intermédia que se destacou pela variabilidade. Teve qualidade no jogo interior, beneficiando dos movimentos complementares de Ronaldo – nas costas da linha defensiva ou como apoio para tabelas curtas e da capacidade técnica e de pautar o jogo de Bernardo vindo de fora para dentro em sincronia com Cancelo.

O jogo exterior também criou mossa na estrutura defensiva da Turquia com as combinações de Bernardo e Cancelo ou Nuno Mendes e Rafael Leão, do qual resulta o primeiro golo, revelando também a dificuldade de acompanhar os laterais portugueses por parte dos extremos turcos. Portugal venceu, convenceu e assegurou o apuramento para os oitavos-de-final.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Espírito Santo após derrota do West Ham na Premier League: «Iremos lutar até ao fim»

Nuno Espírito Santo abordou a situação do West Ham. Hammers estão em risco de serem despromovidos da Premier League.

Vitinha enaltece Cristiano Ronaldo: «Esperemos que possamos vencer o Mundial com ele e por ele também»

Vitinha mostrou-se rendido a Cristiano Ronaldo. Médio do PSG deixou elogios ao avançado português em entrevista.

Vitinha não esconde objetivo para o Mundial 2026: «Queremos vencer»

Vitinha quer ganhar o Mundial 2026. Médio do PSG olha, ainda assim, «jogo a jogo», promete «muito trabalho» e elogia Cristiano Ronaldo.

José Fonte anuncia retirada: «Vão ser as últimas vezes que piso um relvado como jogador profissional»

José Fonte confirmou a despedida aos relvados. Retirada acontece após o playoff de manutenção/promoção da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

As memórias do Jamor para Benfica e FC Porto

Foi uma tarde histórica no Jamor, como são todas as que têm o Estádio Nacional como pano de fundo. O Benfica venceu o FC Porto na final da Taça de Portugal Feminina e conquistou a Dobradinha apenas pela segunda vez na sua história.

Cabo Verde anuncia convocados para o Mundial 2026

A seleção de Cabo Verde anunciou os convocados para o Mundial 2026. Sidny Lopes Cabral é uma das opções na lista do conjunto africano.

Croácia revela convocados para o Mundial 2026 e Franjo Ivanovic fica nas reservas

A Croácia revelou a lista de 26 convocados para o Mundial 2026. O avançado do Benfica, Franjo Ivanovic, ficou na lista de reservas.