Gabriel Silva: O segredo da mudança | Portugal x Turquia

- Advertisement -

Gabriel Silva está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia o seu espaço de opinião no nosso site em pleno Euro 2024. O técnico de 31 anos foi treinador do Esmoriz e adjunto no Torreense e Trofense.

Portugal expôs as dificuldades defensivas da Turquia, que procurou abordar o jogo de igual para igual, e acabou por ser ‘castigada’ pela qualidade dos jogadores lusos.

O segredo esteve na mudança de Martinez. O selecionador optou por alterar o sistema tático e promoveu a entrada de Palhinha no onze. Estas mudanças foram fundamentais para permitir à equipa pressionar alto com o bloco compacto e as linhas juntas, pois o jogador do Fulham é exímio neste papel de aglutinador de toda a pressão, quer pela sua ocupação e abrangência posicional, quer pela capacidade de recuperação de bola.

Esta pressão expôs a Turquia a vários momentos de transição com os laterais projetados, deixando os centrais desamparados perante a velocidade e qualidade das combinações curtas dos jogadores portugueses, nomeadamente de Bernardo, Bruno Fernandes e Ronaldo.

Mesmo assim, na segunda parte, com muito espaço nas costas, Portugal procurou sempre verticalizar e acabou por partir um pouco o jogo quando podia ter chegado com mais jogadores ao último terço e controlado em posse.

A esta intensidade tática defensiva juntou-se uma abordagem muito clara na fase ofensiva. Com bola, a formação das quinas procurou ter segurança desde trás. Na saída desde o guarda-redes baixou os laterais para formar uma linha de quatro que, através de combinações por dentro com os médios ou por fora com os extremos, conseguia ultrapassar a primeira linha de pressão da Turquia com relativa facilidade.

Bernardo Silva Portugal
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

A primeira oportunidade de golo aconteceu desta forma. A equipa esteve sempre equilibrada com bola, numa construção baixa a três, com os centrais e Palhinha, e numa construção em zona intermédia que se destacou pela variabilidade. Teve qualidade no jogo interior, beneficiando dos movimentos complementares de Ronaldo – nas costas da linha defensiva ou como apoio para tabelas curtas e da capacidade técnica e de pautar o jogo de Bernardo vindo de fora para dentro em sincronia com Cancelo.

O jogo exterior também criou mossa na estrutura defensiva da Turquia com as combinações de Bernardo e Cancelo ou Nuno Mendes e Rafael Leão, do qual resulta o primeiro golo, revelando também a dificuldade de acompanhar os laterais portugueses por parte dos extremos turcos. Portugal venceu, convenceu e assegurou o apuramento para os oitavos-de-final.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiquinho Soares passa o testemunho a Terem Moffi: «Que a camisola 29 possa abençoá-lo»

Tiquinho Soares refletiu sobre a sua memorável estreia frente ao Sporting e desejou boa sorte ao novo camisola 29 do FC Porto, Terem Moffi.

Oficial: Rui Vitória tem novo clube

O Al Wasl oficializou este domingo a contratação de Rui Vitória. Técnico português vai orientar na Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Lionel Messi estreia-se a marcar em 2026 em particular contra o Barcelona… do Equador

Lionel Messi marcou o primeiro golo do ano civil. Inter Miami empatou em particular contra o Barcelona SC do Equador.

PSG prepara proposta de 100 milhões de euros para juntar mais um avançado ao plantel

O PSG quer fechar a contratação de Yan Diomande. Avançado do RB Leipzig tem custo de 100 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Luke Shaw e o sucesso de Michael Carrick: «Sabe bem o que significa o Manchester United»

Luke Shaw deixou fortes elogios à gestão de Michael Carrick, numa altura em que seguem com quatro vitórias em quatro jogos sob o comando do inglês.

Lenda da Premier League ataca Ruben Amorim: «É muito embaraçoso para ele»

A gestão de Kobbie Mainoo por Ruben Amorim foi alvo de críticas. Ian Wright considerou que o técnico foi «embaraçoso» neste dossier.

Imprensa espanhola rendida a Marc Bernal: «Nasceu uma estrela»

Com apenas 18 anos, Marc Bernal estreou-se a marcar pelo Barcelona durante a vitória por 3-0 do passado sábado, diante do Maiorca.