📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Gabriel Silva: O segredo da mudança | Portugal x Turquia

- Advertisement -

Gabriel Silva está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia o seu espaço de opinião no nosso site em pleno Euro 2024. O técnico de 31 anos foi treinador do Esmoriz e adjunto no Torreense e Trofense.

Portugal expôs as dificuldades defensivas da Turquia, que procurou abordar o jogo de igual para igual, e acabou por ser ‘castigada’ pela qualidade dos jogadores lusos.

O segredo esteve na mudança de Martinez. O selecionador optou por alterar o sistema tático e promoveu a entrada de Palhinha no onze. Estas mudanças foram fundamentais para permitir à equipa pressionar alto com o bloco compacto e as linhas juntas, pois o jogador do Fulham é exímio neste papel de aglutinador de toda a pressão, quer pela sua ocupação e abrangência posicional, quer pela capacidade de recuperação de bola.

Esta pressão expôs a Turquia a vários momentos de transição com os laterais projetados, deixando os centrais desamparados perante a velocidade e qualidade das combinações curtas dos jogadores portugueses, nomeadamente de Bernardo, Bruno Fernandes e Ronaldo.

Mesmo assim, na segunda parte, com muito espaço nas costas, Portugal procurou sempre verticalizar e acabou por partir um pouco o jogo quando podia ter chegado com mais jogadores ao último terço e controlado em posse.

A esta intensidade tática defensiva juntou-se uma abordagem muito clara na fase ofensiva. Com bola, a formação das quinas procurou ter segurança desde trás. Na saída desde o guarda-redes baixou os laterais para formar uma linha de quatro que, através de combinações por dentro com os médios ou por fora com os extremos, conseguia ultrapassar a primeira linha de pressão da Turquia com relativa facilidade.

Bernardo Silva Portugal
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

A primeira oportunidade de golo aconteceu desta forma. A equipa esteve sempre equilibrada com bola, numa construção baixa a três, com os centrais e Palhinha, e numa construção em zona intermédia que se destacou pela variabilidade. Teve qualidade no jogo interior, beneficiando dos movimentos complementares de Ronaldo – nas costas da linha defensiva ou como apoio para tabelas curtas e da capacidade técnica e de pautar o jogo de Bernardo vindo de fora para dentro em sincronia com Cancelo.

O jogo exterior também criou mossa na estrutura defensiva da Turquia com as combinações de Bernardo e Cancelo ou Nuno Mendes e Rafael Leão, do qual resulta o primeiro golo, revelando também a dificuldade de acompanhar os laterais portugueses por parte dos extremos turcos. Portugal venceu, convenceu e assegurou o apuramento para os oitavos-de-final.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfo sobre a Tunísia coloca Nigéria na liderança do Grupo C da CAN

A Nigéria derrotou a Tunísia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da CAN. Confere os resultados do dia da competição.

Estoril Praia goleia Alverca e sobe ao 9.º lugar da Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e goleou o Alverca por 4-1, no encontro a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.