Gabriel Silva: O segredo da mudança | Portugal x Turquia

Gabriel Silva está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia o seu espaço de opinião no nosso site em pleno Euro 2024. O técnico de 31 anos foi treinador do Esmoriz e adjunto no Torreense e Trofense.

Portugal expôs as dificuldades defensivas da Turquia, que procurou abordar o jogo de igual para igual, e acabou por ser ‘castigada’ pela qualidade dos jogadores lusos.

O segredo esteve na mudança de Martinez. O selecionador optou por alterar o sistema tático e promoveu a entrada de Palhinha no onze. Estas mudanças foram fundamentais para permitir à equipa pressionar alto com o bloco compacto e as linhas juntas, pois o jogador do Fulham é exímio neste papel de aglutinador de toda a pressão, quer pela sua ocupação e abrangência posicional, quer pela capacidade de recuperação de bola.

Esta pressão expôs a Turquia a vários momentos de transição com os laterais projetados, deixando os centrais desamparados perante a velocidade e qualidade das combinações curtas dos jogadores portugueses, nomeadamente de Bernardo, Bruno Fernandes e Ronaldo.

Mesmo assim, na segunda parte, com muito espaço nas costas, Portugal procurou sempre verticalizar e acabou por partir um pouco o jogo quando podia ter chegado com mais jogadores ao último terço e controlado em posse.

A esta intensidade tática defensiva juntou-se uma abordagem muito clara na fase ofensiva. Com bola, a formação das quinas procurou ter segurança desde trás. Na saída desde o guarda-redes baixou os laterais para formar uma linha de quatro que, através de combinações por dentro com os médios ou por fora com os extremos, conseguia ultrapassar a primeira linha de pressão da Turquia com relativa facilidade.

Bernardo Silva Portugal
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

A primeira oportunidade de golo aconteceu desta forma. A equipa esteve sempre equilibrada com bola, numa construção baixa a três, com os centrais e Palhinha, e numa construção em zona intermédia que se destacou pela variabilidade. Teve qualidade no jogo interior, beneficiando dos movimentos complementares de Ronaldo – nas costas da linha defensiva ou como apoio para tabelas curtas e da capacidade técnica e de pautar o jogo de Bernardo vindo de fora para dentro em sincronia com Cancelo.

O jogo exterior também criou mossa na estrutura defensiva da Turquia com as combinações de Bernardo e Cancelo ou Nuno Mendes e Rafael Leão, do qual resulta o primeiro golo, revelando também a dificuldade de acompanhar os laterais portugueses por parte dos extremos turcos. Portugal venceu, convenceu e assegurou o apuramento para os oitavos-de-final.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova reviravolta coloca transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal em risco de colapsar

A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal teve um novo contratempo. Em causa os bónus do acordo com o Sporting.

FC Porto lança-se na corrida por destaque do Ajax de Francesco Farioli na última temporada

O FC Porto já iniciou negociações com o Ajax para a contratação de Kenneth Taylor. Médio foi protagonista da equipa de Francesco Farioli.

Sporting pode investir dinheiro de Viktor Gyokeres em antigo pupilo de Francesco Farioli no Ajax

O Sporting está atento à situação de Mika Godts no mercado. Extremo belga é destaque do Ajax e foi treinado por Francesco Farioli.

Cristiano Ronaldo já reagiu à oficialização de Jorge Jesus como novo treinador do Al Nassr

Cristiano Ronaldo já deixou uma mensagem pública para Jorge Jesus. Português vai orientar CR7 no Al Nassr.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Tiago Gouveia conta com interessado na Serie A

A Lazio está interessada em Tiago Gouveia. Águias não estão dispostas a vender o jogador de 24 anos neste momento.

Wimbledon #2: Jannik Sinner consegue a sua desforra

Jannik Sinner é o novo vencedor do torneio de...

Enzo Barrenechea está a caminho do Benfica e pode chegar a Lisboa nas próximas horas

Enzo Barrenechea deve deixar o Aston Villa e rumar ao Benfica. Médio argentino pode chegar a Lisboa nas próximas horas.