João Prates: A sina portuguesa do sofrimento | Portugal x Chéquia

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia o seu espaço de opinião no nosso site em pleno Euro 2024. O técnico de 51 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Dois momentos que vão ficar na história do futebol: Cristiano Ronaldo faz o sexto Europeu consecutivo e Pepe torna-se o jogador mais velho de sempre a marcar presença nesta grande competição de seleções..

O Jogo

O futebol é simples e Martinez complicou. Numa estrutura de 1x3x4x3, optou por Nuno Mendes como central e Cancelo como lateral interior. Nuno Mendes nunca se sentiu confortável naquela zona do campo, Cancelo andou em zonas interiores sem ter acções ofensivas e o lado esquerdo ficou dependente dos raides de Rafael Leão.

Há várias questões a colocar: Gonçalo Inácio jogou toda a época no Sporting neste sistema, um jogador de muita qualidade na construção, perante um bloco baixo da Chéquia, não seria – como se veio a comprovar a partir dos 63 minutos – a melhor opção para iniciar o jogo? Nuno Mendes é aquilo que chamamos em linguagem futebolística um ‘cavalo’ e, perante o bloco baixo da Chéquia, não teria sido mais útil no corredor?

Para analisar o jogo de Portugal é obrigatório olhar para o adversário que está do outro lado e a diferença de qualidade é enorme. A equipa das quinas dominou o jogo e a posse, mas sempre de forma lenta, previsível e sem movimentos de ataque à profundidade ou sobreposições nos corredores, o que tornou a organização defensiva do adversário mais fácil.

Rafael Leão e Ronaldo estiveram perto de marcar nos dois lances da primeira parte em que Portugal podia ter inaugurado o marcador.

Cristiano Ronaldo Portugal
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Segunda Parte

Portugal entrou igual: dominador, com mais posse, mas uma posse consentida pelos checos, que mantinham o seu foco na organização defensiva, esperando por um erro de Portugal.

A posse de bola pode ser esteticamente bonita, mas o futebol continua a viver de objectividade e a Chéquia, com poucos passes e muita passividade dos jogadores lusos, fez um lindo golo.

Martinez percebeu os equívocos, tirou Dalot e Rafael Leão e colocou Gonçalo Inácio e Diogo Jota. Portugal melhorou. Cancelo e  Nuno Mendes ocupavam agora os seus lugares habituais, Jota oferecia mais amplitude e Vitinha assumia, ainda com mais evidência, a batuta do meio campo. Portugal empataria num lance de infelicidade do central checo, depois de Nuno Mendes (na sua posição de ala) cabecear para defesa incompleta do guarda- redes.

Vitinha Portugal
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Com 20 minutos para jogar, e perante este adversário, Portugal tinha a obrigação de ir à procura do segundo golo. Aguardava-se que o selecionador  refrescasse a equipa, pois algumas unidades davam sinais claros de cansaço, nomeadamente Bernardo Ronaldo, e a verdade é que Portugal tinha no banco quem pudesse agitar o jogo. Contudo, Martinez esperou até aos 90’ para voltar a mexer e a sorte bateu-lhe a porta. Pedro Neto e Francisco Conceição, nas primeiras vezes que que tocaram na bola, oferecem os três pontos a Portugal.

Em suma, Portugal, pela qualidade individual dos seus jogadores, tem de jogar mais, ser mais objectivo, mais dinâmico e ter no seu selecionador um facilitador para que todos possam render no máximo da sua qualidade. A vitória é justa, os três pontos são importantes, mas a qualidade dos adversários vai subir e só o melhor de cada um (ofensivamente e  defensivamente) somado ao colectivo pode fazer Portugal sonhar com o titulo europeu.

Destaques

  • Francisco Conceição: um toque, um golo.
  • Cristiano Ronaldo e Pepe: pela história que deixam no futebol mundial.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

PUB

Mais Artigos Populares

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...

Nuno Espírito Santo deixa o Nottingham Forest

O Nottingham Forest deverá anunciar nas próximas horas a saída de Nuno Espírito Santo do cargo de treinador principal.