Luís Gonçalves: Vitinha merece a Bola de Ouro

Luís Gonçalves está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e trabalhou na formação do Sporting onde foi coordenador, treinador e treinador-adjunto. Entre outros projetos trabalhou na Arábia Saudita e foi adjunto do Tondela, Belenenses e Atlético. Treinou os sub-15 do FC Porto em 2014/2015 e foi adjunto de Abel Xavier na seleção de Moçambique. Treinou ainda a seleção da China de sub-16 e foi selecionador principal de Moçambique. O seu último trabalho foi no Interclube de Angola.

Sabemos que a Bola de Ouro será entregue, com justiça, a Ousmane Dembelé — mas, sinceramente, deveria haver mais do que uma para atribuir. Vitinha fez uma temporada extraordinária, e voltou a provar no embate frente ao Real Madrid, que está entre os melhores do mundo.

Um recital coletivo com assinatura de Vitinha

O PSG pulverizou o Real Madrid num jogo de sentido único. É verdade que o Real está em reconstrução, agora sob o comando de Xabi Alonso, mas a diferença entre as duas equipas em campo foi surpreendente. Curiosamente, ambas se apresentaram num 4-3-3.

O campeão europeu mostrou-se uma verdadeira máquina de jogar futebol, com um jogo bem oleado e uma dinâmica coletiva impressionante. Mesmo debaixo de um calor intenso, o PSG dominou de princípio ao fim, apoiado no seu modelo de jogo — o já reconhecível 4-3-3 de Luís Enrique.

Vitinha teve um papel vital: organizou, regulou o ritmo e deu sempre critério à posse. Quando se tem jogadores como Nuno Mendes (que jogador!), Marquinhos, Fabian Ruiz, João Neves, Dembelé, Hakimi, Doué, entre outros, todos focados no bem coletivo, o treinador pode sentir-se realizado. Mas não é fácil conseguir isso — colocar grandes talentos ao serviço da equipa continua a ser a arte mais difícil deste jogo.

Vitinha PSG
Fonte: Paris Saint-Germain FC

O meio-campo que decidiu tudo

Luis Enrique venceu o jogo no meio-campo. O trio formado por Vitinha, João Neves e Fabian Ruiz, com o apoio fundamental de Dembelé, não deu qualquer hipótese a Tchouaméni, Güler e Bellingham. A pressão, a inteligência posicional e a capacidade de construção deste setor foram absolutamente decisivas.

Um Mundial de Clubes com muitas lições

Este Campeonato do Mundo de Clubes tem sido alvo de críticas — com razão — pelo momento em que se joga e pela sobrecarga imposta aos jogadores. Também partilho dessa visão enquanto treinador. Mas a verdade é que, apesar das polémicas, temos assistido a jogos de grande qualidade que apaixonam multidões.

Destacam-se, o Chelsea de Maresca, também num 4-3-3 atrativo e pragmático, finalista merecido, o surpreendente Benfica, que mostrou identidade mesmo com alguns problemas, o Sundowns de Miguel Cardoso, com um futebol muito interessante e com selo de garantia, e o apaixonante Palmeiras de Abel Ferreira, além de Flamengo e Fluminense, que voltam a confirmar o bom momento das equipas brasileiras.

PSG favorito — e com razão

A final promete. O regresso do 4-3-3 como sistema base de várias equipas de topo é algo curioso e digno de nota. Embora a estrutura tática por si só diga pouco, é notável como alguns treinadores conseguiram devolver vida a esse sistema através de dinâmicas modernas e bem trabalhadas.

Acredito que o PSG se vai impor. Para mim, neste momento, é a equipa que melhor futebol pratica no mundo. Aproxima-se, com as devidas proporções, daquele inesquecível Barcelona de Guardiola.

PSG jogadores
Fonte: PSG

Vitinha, que época!

Voltando ao nosso Vitinha, não há muito mais a dizer: fez uma época absolutamente brilhante. Foi o motor, o cérebro e, muitas vezes, o coração da equipa. Dembelé vai receber a Bola de Ouro com justiça — mas arranjem uma segunda Bola de Ouro. Esta, com todo o merecimento, deveria ser entregue ao Vitinha.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Noronha Lopes reage à candidatura de Rui Costa à presidência do Benfica: «Em 4 anos pouco se fez»

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica. João Noronha Lopes já reagiu ao anúncio do atual presidente das águias.

João Félix muito perto de regressar ao Benfica em definitivo

O Benfica teve uma reunião decisiva por João Félix nas últimas horas. Regresso do português está muito próximo.

FC Porto ataca mais um defesa central croata depois da contratação de Dominik Prpic

Dominik Prpic já foi oficializado como reforço do FC Porto. Dragões também pretendem contratar Josip Sutalo, defesa do Ajax.

Viktor Gyokeres já avisou Frederico Varandas de que não voltará a treinar pelo Sporting e que vai forçar transferência para o Arsenal

Viktor Gyokeres está a forçar uma transferência para o Arsenal. Avançado vai falhar o regresso aos treinos do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting pensa em tentar o empréstimo de Endrick junto do Real Madrid

O Sporting quer contratar um novo ponta de lança neste mercado. Endrick, jovem do Real Madrid, na mira dos merengues.

Victor Guzmán oficializado como reforço do Sporting após dexixar o Peru

Victor Guzmán foi oficializado como novo jogador do Sporting. Jovem peruano chega a Portugal proveniente do Alianza Lima.

Kerem Akturkoglu recusa proposta de 4 milhões de euros do Fenerbahçe de José Mourinho

Kerem Akturkoglu recusou uma primeira proposta do Fenerbahçe de José Mourinho. Turcos querem levar o extremo do Benfica.