Luís Gonçalves: Vitinha merece a Bola de Ouro

- Advertisement -

Luís Gonçalves está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e trabalhou na formação do Sporting onde foi coordenador, treinador e treinador-adjunto. Entre outros projetos trabalhou na Arábia Saudita e foi adjunto do Tondela, Belenenses e Atlético. Treinou os sub-15 do FC Porto em 2014/2015 e foi adjunto de Abel Xavier na seleção de Moçambique. Treinou ainda a seleção da China de sub-16 e foi selecionador principal de Moçambique. O seu último trabalho foi no Interclube de Angola.

Sabemos que a Bola de Ouro será entregue, com justiça, a Ousmane Dembelé — mas, sinceramente, deveria haver mais do que uma para atribuir. Vitinha fez uma temporada extraordinária, e voltou a provar no embate frente ao Real Madrid, que está entre os melhores do mundo.

Um recital coletivo com assinatura de Vitinha

O PSG pulverizou o Real Madrid num jogo de sentido único. É verdade que o Real está em reconstrução, agora sob o comando de Xabi Alonso, mas a diferença entre as duas equipas em campo foi surpreendente. Curiosamente, ambas se apresentaram num 4-3-3.

O campeão europeu mostrou-se uma verdadeira máquina de jogar futebol, com um jogo bem oleado e uma dinâmica coletiva impressionante. Mesmo debaixo de um calor intenso, o PSG dominou de princípio ao fim, apoiado no seu modelo de jogo — o já reconhecível 4-3-3 de Luís Enrique.

Vitinha teve um papel vital: organizou, regulou o ritmo e deu sempre critério à posse. Quando se tem jogadores como Nuno Mendes (que jogador!), Marquinhos, Fabian Ruiz, João Neves, Dembelé, Hakimi, Doué, entre outros, todos focados no bem coletivo, o treinador pode sentir-se realizado. Mas não é fácil conseguir isso — colocar grandes talentos ao serviço da equipa continua a ser a arte mais difícil deste jogo.

Vitinha PSG
Fonte: Paris Saint-Germain FC

O meio-campo que decidiu tudo

Luis Enrique venceu o jogo no meio-campo. O trio formado por Vitinha, João Neves e Fabian Ruiz, com o apoio fundamental de Dembelé, não deu qualquer hipótese a Tchouaméni, Güler e Bellingham. A pressão, a inteligência posicional e a capacidade de construção deste setor foram absolutamente decisivas.

Um Mundial de Clubes com muitas lições

Este Campeonato do Mundo de Clubes tem sido alvo de críticas — com razão — pelo momento em que se joga e pela sobrecarga imposta aos jogadores. Também partilho dessa visão enquanto treinador. Mas a verdade é que, apesar das polémicas, temos assistido a jogos de grande qualidade que apaixonam multidões.

Destacam-se, o Chelsea de Maresca, também num 4-3-3 atrativo e pragmático, finalista merecido, o surpreendente Benfica, que mostrou identidade mesmo com alguns problemas, o Sundowns de Miguel Cardoso, com um futebol muito interessante e com selo de garantia, e o apaixonante Palmeiras de Abel Ferreira, além de Flamengo e Fluminense, que voltam a confirmar o bom momento das equipas brasileiras.

PSG favorito — e com razão

A final promete. O regresso do 4-3-3 como sistema base de várias equipas de topo é algo curioso e digno de nota. Embora a estrutura tática por si só diga pouco, é notável como alguns treinadores conseguiram devolver vida a esse sistema através de dinâmicas modernas e bem trabalhadas.

Acredito que o PSG se vai impor. Para mim, neste momento, é a equipa que melhor futebol pratica no mundo. Aproxima-se, com as devidas proporções, daquele inesquecível Barcelona de Guardiola.

PSG jogadores
Fonte: PSG

Vitinha, que época!

Voltando ao nosso Vitinha, não há muito mais a dizer: fez uma época absolutamente brilhante. Foi o motor, o cérebro e, muitas vezes, o coração da equipa. Dembelé vai receber a Bola de Ouro com justiça — mas arranjem uma segunda Bola de Ouro. Esta, com todo o merecimento, deveria ser entregue ao Vitinha.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na LiveModeTV, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

João Gião na antevisão ao duelo com o Vitória SC: «O Nacional está a crescer»

O CD Nacional vai este domingo a Guimarães para enfrentar o Vitória SC na Primeira Liga. Fica com declarações de João Gião.

West Ham de Nuno Espírito Santo garante empréstimo de Divine Mukasa ao Manchester City

Divine Mukasa foi anunciado no West Ham. O médio-ofensivo chega do Manchester City, por empréstimo, até ao final da época.

Vasco Matos e Sotiris Sylaidopoulos projetam Estoril Praia x Rio Ave:« Queremos ir lá competir e juntar a isso pontos»

Vasco Matos e Sotiris Sylaidopoulos realizaram a antevisão ao encontro da 3.ª jornada da Primeira Liga, entre Estoril Praia e Rio Ave.

Onde ver a estreia do Real Madrid de José Mourinho na La Liga? É frente ao Espanyol

O Real Madrid vai enfrentar este sábado o Espanyol para a segunda jornada da La Liga e o duelo vai ser transmitido na DAZN 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo regressa e marca o golo 977 da carreira na goleada do Al Nassr

No primeiro jogo de Cristiano Ronaldo na temporada 2026/27, o português marcou um dos quatro golos da vitória do Al Nassr sobre o Al Riyadh.

Terem Moffi a caminho da Bundesliga: Eis o próximo clube do avançado ex-FC Porto

Florian Plettenberg avança que o Hamburgo garantiu a contratação de Terem Moffi, num negócio de 2 milhões de euros, mais 500 mil em objetivos.

Sporting x Alverca: Onde ver o embate da 3.ª jornada da Primeira Liga?

A partir das 20h30 do próximo sábado, dia 22 de agosto, o Sporting recebe o Alverca num encontro da 3.ª jornada da Primeira Liga.