Paulo Robles: Como jogará Portugal no Euro 2024?

Paulo Robles está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e inicia a sua rubrica de opinião “Zona de Pressão” no Bola na Rede. “Zona de Pressão” pretende ser um espaço critico sobre temas da atualidade e não só, que visam explicar melhor o fenómeno do futebol nas mais diversas vertentes.

O talento e a experiência de Portugal. A postura habitual ou surpreender? Variar a forma de jogar jogará a favor? Vamos a um exercício extremamente difícil. Vamo-nos colocar na cabeça do selecionador Roberto Martinez antes do Euro 2024.

Passada uma fase de apuramento, onde conseguiu algo que já havia conseguido na seleção Belga, um “clean shot”, passada uma etapa de adaptação, de ficar nas boas graças do povo, etc, surge agora um momento crucial. O de corresponder com resultados, com conquistas. Nada mais natural pensar, que o selecionador sabe perfeitamente que convocou 26 jogadores, mas que haveria muitos mais por onde escolher. Que escolheu, baseado num critério fundamental: jogadores habituados a ganhar nos clubes, com boa atmosfera, que entendeu a mensagem do selecionador e que lhe dará garantias de estar protegido no passar da mensagem. Concordo.

Deixo-vos os onze iniciais dos 3 jogos de preparação:

11s Portugal
Fonte: ZeroZero

Uma seleção campeã não pode, nem vive, “apenas” da qualidade dos seus jogadores, do seu talento. São muitos os fatores em cima da mesa. A mistura entre juventude e experiência, são fundamentais. Não é teoria, é a tranquilidade que o jovem não costuma ter e o controlo da mensagem do balneário e dos ritmos de jogo, que o experiente costuma possuir. Portugal tem? Sim.

Uma seleção campeã tem de ter jogadores universais e especializados. O que isto quer dizer? Jogadores que fazem bem, mais que uma posição e jogadores especialistas na sua posição. Portugal tem? Sim. Fará sentido pensar que Portugal irá jogar muito tempo em posse de bola. Algo que Portugal, normalmente não gosta, pela experiência dos últimos Europeus e Mundiais.  Se tal acontecer, a seleção precisa de ter, na minha opinião 3 coisas: dinâmicas ofensivas no meio-campo adversário; Portugal tem? Ainda não; Precisa de ter um pressing fortíssimo na recuperação de bola no meio-campo ofensivo. Portugal tem? Está a desenvolver; Precisa de ter jogadores especialistas em livres diretos, boas situações de pontapés de canto e jogadores repentistas, os tais “espalha brasas”. Portugal tem? Sim.

Portugal jogadores
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Tudo isto chega? Claro que não. Martinez vem dar um cunho pessoal, nesta sopa de ingredientes necessários para se ser, hipoteticamente campeão: Variabilidade tática. Jogar com uma linha de três, quatro ou cinco atrás; jogar com uma organização defensiva que permita a Ronaldo não defender durante os 90 minutos; jogar com médios alas ou defesas laterais ou um médio ala de um lado e um defesa lateral no outro; jogar com Bernardo Silva na direita, esquerda ou no meio, tem de influenciar o jogo defensivo e ofensivo; Diogo Jota será um joker quase que obrigatório de ser lançado em todas as partidas, etc.

Mudar o jogo, de jogo para jogo, e mesmo dentro durante o próprio jogo, é o futuro do futebol. Quem o conseguir fazer, vai estar mais perto de ganhar mais vezes. Portugal não está pronto para isso. É necessária cautela. Mudar de forma consciente, a estratégia, esperando que os jogadores interpretem a 100%, é um risco. Há jogadores que já o conseguem fazer, (experiência de liga inglesa, sobretudo), mas todos, ainda não. Portugal independentemente de tudo, tem de saber proteger uma de duas situações, ou até mesmo as duas.

  • Situação 1: Defender na transição, pelo menos em igualdade numérica;
  • Situação 2: O espaço à frente da linha defensiva tem de ser protegido pela presença física de um jogador, seja ele mais central ou volante.

Portugal é candidato. Vamos a eles.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.