Anúncio Publicitário

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Sporting CP, SL Benfica e FC Porto voltam a jogar para a Champions League e a questão que se coloca, sempre que se fala deste futebol de elite, é se as nossas equipas estarão à altura da competição? É uma incógnita. E é sempre uma incógnita porque o nível dos adversários e a exigência dos jogos fazem com que, para chegaram à vitória, as equipas portuguesas tenham de estar no seu melhor em todos os momentos do jogo.

O Sporting CP entra primeiro em ação e, no plano teórico, até é o grande com mais possibilidades de sorrir nesta jornada europeia. Defronta uma equipa acessível, que também ainda  não pontou, num estádio com ambiente temível, mas que não pode, nem deve fazer tremer jogadores profissionais, tenham eles mais ou menos experiência. Muitos deles até dizem que gostam é de jogar nestas “atmosferas”.

Anúncio Publicitário

Os piores adversários do Sporting CP poderão ser a ansiedade da equipa e a necessidade de, finalmente, pontuar. No limite, é nos jogos com o Besiktas JK, na Turquia e em Portugal, que o Sporting CP pode definir o futuro na Europa, seja na Champions, seja na Liga Europa. Ganhar os dois jogos permitirá aos leões sonhar com um (no contexto atual) surpreendente apuramento para os oitavos e garantirá, quase certamente, o 3.º lugar de um grupo que, aos dias de hoje, até é mais difícil do que se esperava quando decorreu o sorteio.

Por falar em grupos extramente competitivos, olhemos para o do FC Porto. Equilíbrio parece ser a palavra de ordem, colocando o Liverpool FC noutro patamar. O AC Milan não tem, naturalmente, a mesma pujança ofensiva que têm os ingleses, mas vai ser um osso muito duro de roer, mesmo com muitas baixas para jogar no Dragão. Basta olhar para a forma como têm jogado no campeonato, mas também na Champions, para se perceber isso.

Porto
O último jogo dos portistas na Champions acabou por não correr de feição em casa. Poderão dar a volta agora?
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Prevejo um jogo de 50/50 entre duas equipas que sabem que não podem perder mais pontos se querem continuar na prova. E tanto FC Porto, como AC Milan sabem, também, que tudo pode acontecer, ao nível dos resultados, quer no jogo do Dragão, quer em todos os restantes desafios do grupo. E já se sabe como é que a equipa de Sérgio Conceição joga quando tem o “orgulho ferido”, depois do descalabro no ultimo jogo em casa com o Liverpool FC (derrota por 5-1).

Na Luz, o  SL Benfica terá o teste mais exigente da época, contra uma das melhores equipas do mundo. Os jogadores dos encarnados vão ter muito pouca bola, vão correr muito atrás dela e vão ter de atingir níveis de concentração elevadíssimos. Acredito que seja importante para o SL Benfica aguentar os primeiros minutos sem sofrer golos e, assim, ganhar confiança e dar alento aos adeptos. Vai criar-se um ambiente incrível, de Champions, no Estádio da Luz, que volta a encher pela primeira vez em muito tempo, mas o FC Bayern Munique sabe muito bem como arrumar os jogos logos nos primeiros minutos.

SL Benfica
Depois de uma gloriosa noite frente ao FC Barcelona, vão os encarnados surpreender novamente a Europa?
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No último jogo, na Liga alemã, ao intervalo, já ganhava 5-1 ao intervalo. Na Champions, os bávaros encontram um palco maior para mostrarem que a máquina está sempre em alta rotação e, também por isso, as dificuldades do SL Benfica vão ser enormes. Por outro lado, sem a pressão externa para ganhar o jogo, as águias “compravam” já um “pontinho” que seria precioso para continuarem a definir o sonho de atingirem os oitavos de final, passando um grupo que é altamente desafiante.

Artigo de opinião de João Pedro Óca,
jornalista TVI

TIP BWIN – APOSTA AQUI

AS EMOÇÕES DA LIGA MILIONÁRIA VOLTARAM E TAMBÉM TU PODES SER FELIZ COM OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO! SABES QUEM VAI VENCER? ENTÃO APOSTA JÁ NA BWIN!

Anúncio Publicitário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome