Tribuna VIP: Depois dos grupos de aperitivos, chega o prato principal!

- Advertisement -

O Grupo D teve igualmente três equipas apuradas. A anfitriã Inglaterra fez de Wembley fortaleza, não sofrendo golos, mas deixando muito a desejar no que concerne à produção ofensiva. Duas vitórias por 1-0 e um mistério quanto às opções táticas de Southgate (Foden perde brilho encostado à direita, Kane pareceu em sob-rendimento no arranque e Sancho e Rashford parecem não ter relevância para o selecionador). Do lado positivo, apresentam-se a solidez defensiva e o crescimento tático de unidades como Reece James, Kalvin Phillips ou Jack Grealish.

A Croácia e a República Checa ficaram também apuradas neste grupo, com os balcânicos a agarrarem-se às botas cirúrgicas do “comandante” Luka Modrić, para contrariar a falta de criatividade e acerto demonstrada na estreia frente aos ingleses. Gvardiol foi a revelação croata da fase de grupos. Já os checos mostraram consistência defensiva, numa estratégia de marcações por vezes mais individualizadas e privilegiaram os corredores laterais para atacar. Schick, Souček e Vaclík foram nomes em destaque neste apuramento.

Quanto à Escócia, terminou em último lugar e entre os traços de um jogo mais arcaico (exploração de bola direta para Dykes e vertigem nas laterais), mostrou também que há jogadores desta nova geração que possuem potencial técnico para brilhar em próximas grandes competições (Robertson, Tierney, Gilmour ou até McGregor).

Finalmente, olhamos para o Grupo E, em que a organizada Suécia levou avante, face a uma Espanha intermitente. Os nórdicos mostraram a solidez tática do 4-4-2, com capacidade para colocar várias unidades atrás da linha da bola e aguentar o ímpeto ofensivo adversário (duelo com os espanhóis) e versatilidade ofensiva para lançar uma seta criativa, forte nos apoios e a ganhar espaço para o remate (Alexander Isak), complementada por elementos como Forsberg ou Olsson.

A Roja começou com dois empates e muita frustração com a escassa produção ofensiva, mas tirou a barriga de misérias com a goleada frente à Eslováquia (5-0), num jogo em que Luis Enrique finalmente decidiu lançar jogadores para as posições de origem, abdicando de adaptações que nem sempre deram o melhor resultado.

Os eslovacos foram afastados, mas nos dois primeiros duelos, o selecionador Tarković exibiu o cardápio de versatilidade tática, com o duo criativo Hamsik-Duda em plano de evidência.

Já a Polónia de Paulo Sousa mostrou fragilidades táticas, entre a incapacidade para pegar no jogo e fazê-lo fruir no ataque posicional e os desequilíbrios defensivos quando assume uma estratégia mais ousada (frente à Espanha, com um bloco bem mais baixo, sofreu menos).

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting tenta evitar chegar aos 10 anos sem vencer no Dragão para a Primeira Liga

O Sporting vai enfrentar o FC Porto para a Primeira Liga durante esta segunda-feira. A última vitória dos leões no Dragão foi em 2015/16.

Boston Celtics volta a perder na luta pelo 2º lugar na Conferência Este em nova titularidade de Neemias Queta

Neemias Queta continua como titular nos Boston Celtics. Desta feita, derrota da sua equipa diante dos New York Knicks.

Palmeiras vence Corinthians e consegue qualificação para os quartos de final do Paulistão

O Palmeiras foi ao terreno do Corinthians vencer por uma bola a zero durante a última madrugada, em jogo da sétima jornada do Paulistão.

Joan Laporta já se demitiu da presidência do Barcelona: «O balanço é positivo»

Joan Laporta deixou uma mensagem depois de se ter demitido da presidência do Barcelona, de maneira a poder recandidatar-se.

PUB

Mais Artigos Populares

Anísio Cabral deu a vitória ao Benfica e esteve perto de bater marca de Fernando Chalana

Anísio Cabral fez o golo que deu a vitória ao Benfica sobre o Alverca e esteve perto de bater uma marca de Fernando Chalana.

Fábio Pereira deixa uma mensagem de agradecimento ao Sporting: «Os clubes grandes não se veem só pelos campeonatos»

Fábio Pereira deixou uma mensagem de agradecimento ao Sporting. A União de Leiria treinou nos últimos dias em Alcochete.

Benfica atinge marca depois do triunfo contra o Alverca

O Benfica conseguiu atingir a marca de seis vitórias consecutivas na Luz, depois de ter derrotado o Alverca por 2-1.