Tribuna VIP: E tu, que campeão queres?

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

É raro chegarmos a esta fase e só termos um campeão nos Big Five – o título do SSC Napoli é uma exceção por esse facto e pelo lado histórico -, mas a verdade é que o pós-Mundial nos trouxe essa realidade e as próximas semanas vão ser de emoções fortes.

Quando o futebol parou a meio de novembro, muitos se questionaram: que campeonatos vamos ter depois do Campeonato do Mundo? Recuando até essa altura, tínhamos na liderança e com vantagem sobre o 2.º lugar, o Arsenal FC (+2 pontos), o FC Barcelona (+2 pontos), o FC Bayern (+4 pontos), o PSG (+5 pontos) e o SSC Napoli (+8 pontos). Em Portugal, o SL Benfica tinha oito pontos de avanço sobre o FC Porto.

Rafa Silva Iván Marcano SL Benfica FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Se o pós-Mundial fosse uma espécie de torneio clausura, num campeonato a 20 jornadas, teríamos esta realidade: Manchester City com mais nove pontos que o Arsenal, Barcelona com mais três pontos que… o Atl. Madrid (o Real Madrid estaria em 4.º a 12 pontos), Olympique Marseille com mais três pontos do que o PSG e o tranquilo campeão Napoli com mais sete pontos do que a Juventus, que tem feito uma excelente recuperação. Na Bundesliga, só se jogaram 15 jornadas e o BVB Dortmund teria seis pontos de avanço sobre o decacampeão Bayern. Em Portugal, 20 jogos davam a reviravolta do FC Porto, que estaria na frente, curiosamente, com mais quatro pontos sobre o Benfica e o Sporting… a um ponto dos encarnados no campeonato

Estes números têm muitos dados e circunstâncias escondidas, mas demonstram a falta de consistência de certas equipas em 2023. Porém, a sua excelente campanha na primeira metade do ano, ainda alimentam o sonho de conquistar o título nacional neste mês de maio. Como apaixonado por grandes histórias neste desporto, se assistirmos a um final parecido ao da Premier League na última época em alguma destas ligas, já fico satisfeito. Vamos esperar e desfrutar.

Tribuna VIP de Pedro Afonso,
jornalista ELEVEN

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto anuncia quarto equipamento da época e é um tributo à conquista da Europa League em 2010/11

O FC Porto anunciou o quarto equipamento da temporada. A camisola está enquadrada nas comemorações do 15.º aniversário da conquista da Europa League.

Sucessor de Ruben Amorim no Manchester United está definido e deve ser fechado nas próximas horas

O sucessor de Ruben Amorim está encontrado: Michael Carrick deve assumir a equipa do Manchester United até ao final da temporada.

Alberto Costa no radar do PSG: clube francês pondera avançar para a sua contratação no mercado de verão

O PSG está a ponderar a contratação de Alberto Costa no mercado de verão para reforçar o lado direito da defesa.

Bruno Fernandes alvo de ataque informático após eliminação do Manchester United da Taça de Inglaterra

Bruno Fernandes foi alvo de um ataque informático na rede social X, após a eliminação do Manchester United na Taça de Inglaterra.

PUB

Mais Artigos Populares

Massimiliano Allegri comenta exibição de Rafael Leão: «Poderia ter tido um impacto maior nos minutos finais se se posicionasse um pouco mais recuado»

Massimiliano Allegri deixou alguns apontamentos sobre a exibição de Rafael Leão, após o empate entre a Fiorentina e o AC Milan.

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.