Tribuna VIP: E tu, que campeão queres?

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

É raro chegarmos a esta fase e só termos um campeão nos Big Five – o título do SSC Napoli é uma exceção por esse facto e pelo lado histórico -, mas a verdade é que o pós-Mundial nos trouxe essa realidade e as próximas semanas vão ser de emoções fortes.

Quando o futebol parou a meio de novembro, muitos se questionaram: que campeonatos vamos ter depois do Campeonato do Mundo? Recuando até essa altura, tínhamos na liderança e com vantagem sobre o 2.º lugar, o Arsenal FC (+2 pontos), o FC Barcelona (+2 pontos), o FC Bayern (+4 pontos), o PSG (+5 pontos) e o SSC Napoli (+8 pontos). Em Portugal, o SL Benfica tinha oito pontos de avanço sobre o FC Porto.

Rafa Silva Iván Marcano SL Benfica FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Se o pós-Mundial fosse uma espécie de torneio clausura, num campeonato a 20 jornadas, teríamos esta realidade: Manchester City com mais nove pontos que o Arsenal, Barcelona com mais três pontos que… o Atl. Madrid (o Real Madrid estaria em 4.º a 12 pontos), Olympique Marseille com mais três pontos do que o PSG e o tranquilo campeão Napoli com mais sete pontos do que a Juventus, que tem feito uma excelente recuperação. Na Bundesliga, só se jogaram 15 jornadas e o BVB Dortmund teria seis pontos de avanço sobre o decacampeão Bayern. Em Portugal, 20 jogos davam a reviravolta do FC Porto, que estaria na frente, curiosamente, com mais quatro pontos sobre o Benfica e o Sporting… a um ponto dos encarnados no campeonato

Estes números têm muitos dados e circunstâncias escondidas, mas demonstram a falta de consistência de certas equipas em 2023. Porém, a sua excelente campanha na primeira metade do ano, ainda alimentam o sonho de conquistar o título nacional neste mês de maio. Como apaixonado por grandes histórias neste desporto, se assistirmos a um final parecido ao da Premier League na última época em alguma destas ligas, já fico satisfeito. Vamos esperar e desfrutar.

Tribuna VIP de Pedro Afonso,
jornalista ELEVEN

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.