Tribuna VIP: E tu, que campeão queres?

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

É raro chegarmos a esta fase e só termos um campeão nos Big Five – o título do SSC Napoli é uma exceção por esse facto e pelo lado histórico -, mas a verdade é que o pós-Mundial nos trouxe essa realidade e as próximas semanas vão ser de emoções fortes.

Quando o futebol parou a meio de novembro, muitos se questionaram: que campeonatos vamos ter depois do Campeonato do Mundo? Recuando até essa altura, tínhamos na liderança e com vantagem sobre o 2.º lugar, o Arsenal FC (+2 pontos), o FC Barcelona (+2 pontos), o FC Bayern (+4 pontos), o PSG (+5 pontos) e o SSC Napoli (+8 pontos). Em Portugal, o SL Benfica tinha oito pontos de avanço sobre o FC Porto.

Rafa Silva Iván Marcano SL Benfica FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Se o pós-Mundial fosse uma espécie de torneio clausura, num campeonato a 20 jornadas, teríamos esta realidade: Manchester City com mais nove pontos que o Arsenal, Barcelona com mais três pontos que… o Atl. Madrid (o Real Madrid estaria em 4.º a 12 pontos), Olympique Marseille com mais três pontos do que o PSG e o tranquilo campeão Napoli com mais sete pontos do que a Juventus, que tem feito uma excelente recuperação. Na Bundesliga, só se jogaram 15 jornadas e o BVB Dortmund teria seis pontos de avanço sobre o decacampeão Bayern. Em Portugal, 20 jogos davam a reviravolta do FC Porto, que estaria na frente, curiosamente, com mais quatro pontos sobre o Benfica e o Sporting… a um ponto dos encarnados no campeonato

Estes números têm muitos dados e circunstâncias escondidas, mas demonstram a falta de consistência de certas equipas em 2023. Porém, a sua excelente campanha na primeira metade do ano, ainda alimentam o sonho de conquistar o título nacional neste mês de maio. Como apaixonado por grandes histórias neste desporto, se assistirmos a um final parecido ao da Premier League na última época em alguma destas ligas, já fico satisfeito. Vamos esperar e desfrutar.

Tribuna VIP de Pedro Afonso,
jornalista ELEVEN

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Os Miseráveis de Didier Deschamps, a antítese dos de Victor Hugo – Diário do Mundial 2026 #28

A França fez uso de toda a superioridade e bateu Marrocos por 2-0. Triunfo apura os franceses para as meias-finais do Mundial 2026.

Hugo Oliveira está a caminho do Estrasburgo por 2 milhões de euros e Famalicão já tem treinador na mira para a substituição

Hugo Oliveira está a caminho do Estrasburgo. Emblema francês prepara-se para bater a cláusula de rescisão do treinador junto do Famalicão.

Eis os resultados do dia da Conference League

Eis os resultados desta quinta-feira referentes à primeira pré-eliminatória da Conference League.

França mete o pé no acelerador e está nas meias-finais do Mundial 2026 após vencer Marrocos

A França está nas meias-finais do Mundial 2026. No primeiro duelo dos quartos de final, vitória sobre Marrocos e apuramento consagrado.

PUB

Mais Artigos Populares

Gabriel Batista de saída do Santa Clara para regressar ao Brasileirão

Gabriel Batista está prestes a deixar o Santa Clara e rumar ao Botafogo comandado por Franclim Carvalho.

Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar já têm data marcada para regressar aos trabalhos no Sporting

Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar vão juntar-se aos trabalhos do Sporting durante o estágio de pré-temporada no Algarve, que decorre entre os dias 11 e 20 de julho.

Jogo grátis: onde ver o Espanha x Bélgica dos quartos de final do Mundial 2026

Espanha e Bélgica jogam para os quartos de final do Mundial 2026. Jogo tem transmissão televisiva em solo português.