Cantos e chamas em Barcelos | Gil Vicente x FC Porto

Primeira Liga, 2.ª jornada: segunda-feira, 18 de agosto de 2025, 20h15.

A ANTEVISÃO: AZUIS E BRANCOS PROCURAM SEGUNDO TRIUNFO EM TERRENO AZARENTO

O último jogo da jornada é em Barcelos. Costuma dizer-se que “o melhor é para o fim”, sendo algo subjetivo neste caso, um excelente jogo e que gera mais expetativa fica para o fim. Gil Vicente e FC Porto são duas equipas que venceram na ronda inaugural da Liga, procuram agora ambas chegar à segunda vitória consecutiva.

Um duelo entre dois grupos de trabalho muito distintos e que buscam objetivos diferentes. Num embate que se prevê complexo e imprevisível, fica o que ambas os emblemas mostraram na primeira ronda.  

O Gil Vicente joga em 4-2-3-1. Equipa interessante e já com um plano de trabalho em prática. Embora no jogo inaugural do campeonato na Choupana, tenha tido bastante menos posse (60%-40%), menos cantos (14 e seis), menos remates em geral (14-12) e à baliza (três e dois), ou seja, menos iniciativa, a eficácia e o enjeito pertenceram aos gilistas.

A equipa de César Peixoto teve as melhores ocasiões de golo do encontro e podia ter ampliado a vantagem de dois golos. Além de ter sido relativamente organizada no setor defensivo, frente a um Nacional com poucos argumentos para o contrariar. Apesar de ainda não ter defrontado um grande adversário, esta equipa do Gil Vicente tem aspetos e virtudes interessantes para o contrariar num embate que bem pode ser intenso. Joga bem entre linhas, aproveita algumas lacunas na defesa contrária e realiza alguns contra-ataques que são de deixar o adversário apreensivo.

Além da boa exibição e presença do guardião Andrew Ventura, para já são destaque Pablo Felipe (avançado com um posicionamento inteligente), Jonathan Buatu (central a oferecer solidez no setor defensivo) e Martín Fernández (extremo com explosão ofensiva).  

Após a pré-época e primeira jornada da Liga, o FC Porto voltou a ter sobre si os holofotes de quando demonstra ser uma equipa poderosa. Os toques de Francesco Farioli e de novos jogadores já se fazem sentir no coletivo. O jogo de estreia na Liga, em casa, frente ao Vitória Sport Clube, mostrou um misto de um grupo renascido e já carregado de trabalho com vista aos objetivos.

Embora nem sempre tenha tido um domínio de jogo avassalador (50%-50% de posse) e tendo o adversário também tido boas oportunidades (dez remates, dois dos quais à baliza) para contrariar os argumentos apresentados pelos dragões, a equipa de Farioli teve sempre o jogo controlado.

Num 4-3-3 clássico, a equipa tem unidades, talento e estilo capaz tanto de dominar o adversário com bom entendimento entre os jogadores entre linhas, como de o controlar através de contenção e transições. Tal é possível pela qualidade e características dos protagonistas. Além da exibição decisiva de Samu (finalmente a chegar ao estatuto de farol ofensivo desejado), também são destaque até agora Pepê (“reforço” com classe renovada), Jan Bednarek (um líder seguro para a defesa), Alberto Costa (talento lateral promissor), Borja Sainz (desequilíbrio constante) e a dupla centrocampista Victor Froholdt e Gabri Veiga (comando do meio).   

Para já, a equipa da casa procura pontuar contra um grande adversário pela primeira vez esta época, os visitantes procuram trazer os três pontos de um estádio onde o ano passado perderam e numa condição (jogar fora) que lhe custou muitos pontos a época passada. 

10 DADOS RÁPIDOS

1. Será o 28.º encontro entre Gil Vicente e FC Porto em Barcelos e o 24.º a contar para a Liga Portuguesa. 

2. Em Barcelos e para a Liga Portuguesa, a equipa da casa só venceu em seis ocasiões, empataram quatro vezes e foram 14 os triunfos dos dragões. 

3. Nos duelos de ambos para a Liga Portuguesa, as equipas do Gil Vicente marcaram 27 golos e os conjuntos azuis e brancos fizeram 52 tentos.  

4. O FC Porto não venceu em Barcelos nas últimas duas épocas (empate a um golo em 2023/24 e 3-1 para o Gil Vicente em 2024/25).  

5. Por três vezes, o FC Porto marcou cinco golos na casa dos gilistas (2-5 em 2001/02, 3-5 em 2002/03 e 1-5 em 2014/15). 

6. Gonçalo Borges (2024/25) e Evanilson (2023/24) foram os últimos dois jogadores a marcarem em Barcelos pela turma azul e branca.  

7. Neste século, o Gil Vicente conta cinco triunfos ao FC Porto para a Liga Portuguesa em Barcelos (2-1 em 1999/00, 2-0 em 2003/04, 3-1 em 2011/12, 2-1 em 2019/20 e 3-1 em 2024/25). 

8. Domingos Paciência e Costinha são os jogadores que mais marcaram pelo FC Porto em Barcelos, com quatro golos cada.  

9. Gil Vicente e FC Porto venceram na primeira jornada da corrente edição da Primeira Liga. 

10. O árbitro do encontro será Ricardo Baixinho (AF Lisboa). 

JOGADORES A TER EM CONTA

Andrew VenturaUma exibição consistente do guarda-redes gilista poderá ser absolutamente decisiva no desfecho deste encontro. Andrew Ventura já mostrou a sua consistência entre os postes ao serviço do Gil Vicente.  

Tanto é assim, que o seu desempenho na época passada lhe valeu, algumas vezes a distinção da defesa da jornada, como um lugar no onze da jornada. Além de ter estado sete jogos sem sofrer golos em 2024/25, excelentes reflexos e ter um perfil muito fiável para o conjunto de Barcelos. 

O FC Porto querendo ganhar o jogo, terá muitos momentos em que irá arriscar muito ofensivamente, o que obrigará o Gil Vicente a ser mais consistente defensivamente. Em jogos assim, quase tão importante como marcar, será não sofrer.

Victor Frohodt FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Victor Froholdt – Poderá ser o primeiro grande jogo do internacional dinamarquês neste campeonato, pelo seu perfil. Tendo quase marco pelo menos um golo na jornada inaugural e com uma exibição notável (não tanto como contra o Atlético de Madrid) frente ao Vitória, Victor Froholdt terá agora mais uma oportunidade para tal. Sendo este jogo de características diferentes, terá de adotar outra postura para estar à altura do mesmo.  

Jogando em casa, o Gil Vicente poderá arriscar mais ofensivamente, o que obrigará os dragões a mais atenção e capacidade para tornear tal dificuldade. É aqui que entra alguém com as características de Victor Froholdt. Tendo de optar mais pela contenção e transições, o FC Porto necessitará de alguém no meio-campo que seja um “box‑to‑box” completo, que tenha uma visão e técnica completos para buscar as oportunidades e com resiliência para aguentar a pressão do adversário e de a criar quando possível. Tudo o que o jovem dinamarquês tem. Embora muitos outros jogadores do clã azul e branco tenham capacidade de resolver este jogo, pelas suas características, alguém como Victor Froholdt será essencial.  

Numa semana em que foi elogiado por Morten Bisgaard, treinador que orientou o internacional dinamarquês, nas camadas jovens do Copenhaga. “Sabe como um profissional deve viver e levar o futebol, sendo ambicioso, sobretudo, no profissionalismo. O motor vem dessa gasolina de correr como ninguém. Nunca vi nada assim! Por isso, creio que terá o máximo sucesso no FC Porto.  

XI´s PROVÁVEIS

Gil Vicente: Andrew Ventura, Hevertton Santos, Jonathan Buatu, Marvin Elimbi, Ghislain Konan, Facundo Cáseres, Mohamed Bamba, Sergio Bermejo, Luís Esteves, Martín Fernández e Pablo Felipe. 

Treinador: César Peixoto 

«Cada jogo tem a sua história. O FC Porto tem padrões claros, ofensivos e defensivos, mas nós também temos a nossa identidade e não vamos abdicar dela. Adaptamo-nos estrategicamente, sem mudar a ideia de jogo que estamos a construir»

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Zaidu, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Borja Sainz e Samu.  

Treinador: Francesco Farioli  

«Temos uma grande responsabilidade. No que toca ao adversário propriamente dito: nas últimas duas ocasiões não conseguimos a vitória. Será um desafio perante uma equipa que começa sempre muito bem o campeonato em casa. Analisámos este adversário com muita atenção, vimos muitos encontros. Trata-se de uma equipa que pode adotar vários sistemas no mesmo jogo». 

PREVISÃO DE RESULTADO: Gil Vicente 0-2 FC Porto

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

As consequências da goleada sofrida pelo Santos: treinador despedido e Neymar entre lágrimas e palavrões

O Santos sofreu uma das goleadas mais pesadas da história frente ao Vasco da Gama. Cléber Xavier foi despedido e Neymar reagiu com lágrimas e frustração.

Vasco Seabra: «Queremos sempre jogar, mas também queremos ganhar, às vezes as pessoas confundem»

Vasco Seabra analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.

Rui Borges: «Ao intervalo disse que o maior respeito que podíamos ter pelo adversário era mantermos a seriedade e ir em busca de mais»

Jogador analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.

Atlético Madrid entra com o pé esquerdo na La Liga e perde com o Espanyol por 2-1

O Atlético Madrid perdeu por 2-1 frente ao Espanyol, na primeira jornada da La Liga. A equipa de Diego Simeone ainda esteve a ganhar, graças a um golo de Julián Álvarez, aos 37 minutos, mas permitiu a reviravolta na segunda-parte.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan elimina Bari da Taça de Itália numa noite agridoce para Rafael Leão

O AC Milan bateu o Bari por 2-0, na primeira eliminatória da Taça de Itália. Rafael Leão marcou e saiu lesionado.

Luis Suárez: «Gyokeres fez a sua história e eu quero marcar a minha»

Luis Suárez analisou o embate entre o Sporting e o Arouca, relativo à segunda jornada da Primeira Liga e realizado este domingo. O conjunto de Alvalade terminou por vencer o encontro.

Eis os 5 destaques do Sporting x Arouca na Primeira Liga

O Sporting venceu este domingo o Arouca por 6-0 na segunda jornada da Primeira Liga. Fica com os destaques da partida.