Ginásio em casa: uma tendência entre futebolistas (e não só)

    Em 2020, a esmagadora maioria das competições profissionais de futebol foi colocada em suspenso. A pausa nos jogos e treinos forçou muitos futebolistas a treinar a partir de casa. Enquanto mantinham a sua condição física longe dos relvados, craques como Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic, ou Erling Haaland permitiram que viessem a público não só alguns dos seus exercícios favoritos como detalhes relativamente aos seus ginásios caseiros, ou home gyms.
    Mas qual é o principal propósito de um home gym para futebolistas? Em geral, quais são as suas principais vantagens? E quanto custa fazer um em casa?

    Home gym: um requisito (praticamente) obrigatório para futebolistas profissionais

    O mundo do futebol profissional é marcado, acima de tudo, por um clima constante de mudança. Um goleador nato pode ser automaticamente descartado pela sua equipa após uma época sem golos, um jogador fenomenal pode perder o brilho muito rapidamente depois de mudar de clube, e uma jovem promessa pode não evoluir como esperado após completar a sua formação…
    Por estes motivos, os futebolistas profissionais são (praticamente) obrigados a ter um ginásio em casa. Estes precisam de acesso a um ginásio privado para, por exemplo, manter a condição física em momentos de pausa, para complementar os treinos com outros tipos de atividades físicas, ou simplesmente para continuar em forma quando se encontram livres no mercado.

    Vantagens de ter um ginásio em casa

    Mas atenção: os ginásios em casa não são apenas para futebolistas profissionais! Existem várias boas razões para ter um home gym, independentemente da profissão ou faixa etária:
    Um ginásio em casa ajuda-o a poupar dinheiro na mensalidade do ginásio.
    Um ginásio em casa ajuda-o a poupar tempo, já que não implica uma deslocação incómoda a um ginásio público (já perdemos, em média, 21 minutos por dia a ir para o trabalho).
    Um ginásio em casa pode ser desenhado segundo as necessidades de cada um.
    Um ginásio em casa garante mais privacidade, o que é ótimo para pessoas que não se sentem à vontade a treinar em espaços públicos.
    Naturalmente, os ginásios em casa tendem a ser muito mais limitados do que ginásios profissionais. Além disso, pode ser mais complicado—dependendo da personalidade de cada um—encontrar a motivação para fazer exercício num home gym.

    O que é preciso para montar um home gym?

    Existem ginásios privados para todos os gostos, e alguns valem muito dinheiro. Contudo, não é preciso um grande esforço financeiro para montar um home gym eficiente. Basta ter algum espaço em casa, comprar produtos essenciais como um tapete e halteres, e investir em equipamento para cardio como bicicletas elípticas.
    Para poupar ao criar um ginásio caseiro, é recomendável utilizar canais de venda alternativos com produtos a preços baratos. Lojas de segunda-mão são uma opção viável e lojas online como a VidaXL contam com centenas de produtos acessíveis para a casa que vão desde equipamentos de ginásio a Móveis de TV.
    Segundo a Organização Mundial de Saúde, devemos fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica todas as semanas para manter uma boa condição física. Assim, criar um home gym pode ser o primeiro passo para começar a viver uma vida mais saudável.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.