O caminho de Moçambique até ao Mundial 2026

    A três anos da realização da maior edição de sempre de um Campeonato do Mundo de futebol, a seleção moçambicana já conhece o caminho que precisará de percorrer para chegar à fase final da prova que vai ser organizada por Canadá, Estados Unidos e México.

    Aumento para 48 seleções

    Mais seleções a concurso, maior número de jogos e, naturalmente, mais dias de competição.

     A maior edição de sempre de um Campeonato do Mundo de futebol vai decorrer em 2026 na América do Norte, já que resultará de uma organização conjunta entre Canadá, Estados Unidos e México.

    O Mundial 2026 chega com o aumento do número de equipas participantes como principal novidade. Se, até aqui, eram 32 as seleções que disputavam a fase de grupos do Campeonato do Mundo, a partir de 2026, a maior competição de seleções do planeta passará a contar com o envolvimento de 48 equipas.

    O aumento do número de vagas promoveu um reajustamento no que toca à sua distribuição – no caso da Europa, a UEFA já propôs mudanças na qualificação. Perante este cenário, a CAF passará a ser a segunda Confederação mais representada, uma vez que serão nove as seleções africanas a assegurar a qualificação para a competição de forma direta, número ao qual se poderá juntar ainda mais uma seleção do continente caso consiga avançar na repescagem.

    Contas feitas, nove seleções africanas vão passar a ter presença assegurada na fase de grupos do Campeonato do Mundo, podendo chegar mesmo às 10.

    Mozambique Soccer Pride

    Ajustes na qualificação

    As mudanças no Mundial 2026 implicaram, igualmente, mudanças nos sistemas de qualificação de cada uma das Confederações.

    Na zona CAF, a qualificação vai arrancar com nove grupos, cada um composto por seis equipas.

    As contas são fáceis de fazer: ao todo, 54 países vão lutar por nove vagas que, eventualmente, podem ser dez, caso haja uma seleção a assegurar-se na fase final através da repescagem.

    Os primeiros classificados de cada um dos grupos vão apurar-se de forma direta para a fase final do Mundial 2026, enquanto os segundos colocados de cada um desses grupos vão ser, por sua vez, agrupados em outro grupo que funcionará como se de um “play-off” de apuramento se tratasse, com o primeiro classificado a assegurar o direito a continuar a lutar pela ida ao Mundial 2026 na repescagem. Na repescagem, a seleção africana em causa terá que defrontar uma adversária de outra Confederação. A PremierBet Mozambique já disponibiliza odds para apostas de longo prazo no Mundial 2026. A seleção francesa, vice-campeã do mundo após a derrota ante a Argentina na final do Qatar, é apontada como principal favorita à conquista da competição. De entre as seleções africanas que poderão estar a concurso, a mais bem cotada é a marroquina. Recordamos que, em 2022, a seleção magrebina chegou às “meias” do Mundial, etapa da competição em que caiu às mãos da seleção francesa.

    Moçambique na qualificação para o Mundial 2026

    20211122_FIFA2026_byBazyl43

    A seleção moçambicana nunca marcou presença na fase final de uma edição do Campeonato do Mundo, sonho que continua a ser alimentado pelos “Mambas” de geração em geração.

    Nesta fase de qualificação com destino à fase de grupos do Mundial 2026, a seleção de Moçambique foi sorteada no Grupo G, juntamente com as congéneres de Uganda, Somália, Guiné Conacri, Botsuana e Argélia. Em teoria, a seleção magrebina será a maior candidata a terminar no primeiro lugar e a qualificar-se, assim, de forma direta para a fase final.

    A estreia moçambicana na fase de qualificação está agendada para dia 12 de novembro, no Botsuana.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.