Antevisão GP China: Sábado perfeito para Max Verstappen na Fórmula 1

    modalidades cabeçalho

    A ANTEVISÃO: NEERLANDÊS VENCE SPRINT E CONQUISTA POLE PARA A CORRIDA PRINCIPAL NA FÓRMULA 1, COM PÉREZ E ALONSO LOGO ATRÁS

    A Fórmula 1 está a ter este fim de semana o primeiro Grande Prémio com formato sprint da temporada, o que faz com que, antes da qualificação deste sábado, já tenhamos tido uma qualificação para a corrida sprint e a própria corrida sprint. Se ontem vimos surpresas causadas pela chuva, hoje regressou a normalidade na China.

    Lando Norris tinha brilhado ontem numa SQ3 à chuva, permitindo-lhe partir da pole position para a corrida sprint (não lhe valeu de muito depois da primeira volta), mas, em condições de piso seco, a Red Bull voltou a ser a força dominante. Na Q3 de hoje, Max Verstappen fez a sua melhor volta em 1:33.660 minutos, batendo o colega de equipa Sergio Pérez por 322 milésimos, com os dois homens da Red Bull a deixarem os restantes pilotos a lutar pelas outras vagas, numa luta bem mais apertada.

    Nessa luta, foi Fernando Alonso que levou a melhor, com o espanhol a ‘elevar’ novamente o Aston Martin a lugares que o carro não deveria estar a disputar por ritmo puro. O asturiano bateu Lando Norris por apenas 17 milésimos, com o outro McLaren de Oscar Piastri a assegurar o quinto lugar. Os Ferrari qualificaram-se em sexto e sétimo, com Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz por apenas oito milésimos, sendo que Sainz ainda apanhou um susto na Q2, com um despiste e uma colisão com o muro, mas a equipa conseguiu reparar o carro a tempo. George Russell vai partir de oitavo amanhã, à frente das surpresas na Q3 Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas.

    As vagas para o alemão e para o finlandês abriram-se porque houve um Aston Martin e um Mercedes que não conseguiram chegar à Q3, com Lance Stroll a qualificar-se apenas em 11.º, com uma margem curta para Bottas, com Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Alex Albon e Pierre Gasly a serem os outros pilotos eliminados na Q2. Lewis Hamilton foi a grande surpresa da qualificação pela negativa, não indo além do 18.º lugar poucas horas depois de ter conseguido um bom segundo posto na corrida sprint. O britânico vai partir atrás do homem da casa, Zhou Guanyu (desiludido pela eliminação na Q1 no seu GP caseiro) e de Kevin Magnussen e à frente de Yuki Tsunoda e de Logan Sargeant.

    Com a amostra do sprint de hoje na Fórmula 1 está a ter este fim de semana o primeiro Grande Prémio com formato sprint da temporada, o que faz com que, antes da qualificação de hoje, já temos mais ou menos uma ideia do que esperar para a corrida de amanhã, embora as equipas tenham a possibilidade de voltar a mexer livremente nos carros entre o sprint e a qualificação, podendo haver alterações de performance. Contudo, a forma como Alonso se foi defendendo de carros mais rápidos na corrida sprint (apesar de ter terminado com um furo, um abandono e uma penalização) deixa antever que a Red Bull poderá ter uma corrida a solo na frente, com uma luta bastante animada mais atrás pelo último lugar de pódio.

    EQUIPA A TER EM CONTA

    Red Bull – Não se prevendo chuva para a corrida principal na China, a Red Bull mostrou no dia de hoje que é a equipa mais forte. Tendo assegurado a primeira linha da grelha na qualificação, Verstappen e Pérez têm tudo para garantir mais uma dobradinha amanhã.

    PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

    Fernando Alonso – O espanhol brilhou em ambas as qualificações do fim de semana, com terceiros lugares à chuva e em piso seco. O espanhol terá concorrência feroz amanhã na luta pelo pódio, tendo de utilizar todos os seus recursos para o conseguir, mas a qualificação faz com que tenha possibilidades.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Figueiredo
    Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
    O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.