Deixai a máquina rodar | Benfica 3-0 Boavista

- Advertisement -

Um clube de futebol não é nada mais nada menos que uma empresa. Tal como numa empresa ou fábrica que se preze pela produtividade, o trabalho não pode parar, independentemente da hora, do turno ou das pessoas que o preenchem. Nesse sentido, assim como numa empresa, ou fábrica, o Benfica também funciona independentemente do turno, seja ele o turno da manhã, da tarde ou da noite.

Frente ao Boavista, no Estádio da Luz, coube ao segundo turno dar conta da tarefa durante a tarde deste sábado na Luz e a qualidade manteve-se. Bruno Lage promoveu seis alterações no onze inicial e deixou a cargo de vários habituais suplentes a tarefa de arrecadar os três pontos frente ao último classificado da Primeira Liga. Ainda tivesse pela frente um Boavista renovado e ambicioso, o treinador das águias confiou em absoluto na rotação dos atletas, que acabaram por não desiludir, de todo.

Bruma, Belotti, Zeki Amdouni, Samuel Dahl, Leandro Santos e Samuel Soares entraram diretamente para o onze inicial e souberam aproveitar o tempo concedido. Não houve qualquer tipo de problema no que diz respeito à adaptação ao jogo ou até às dinâmicas conjuntas, que não são ainda habituais fora dos treinos. O Benfica funcionou bem e os adeptos gostaram de ver aquilo que as novas caras proporcionaram.

Bruma, que já se havia estreado a marcar na primeira titularidade pelos encarnados frente ao Santa Clara, foi quem se destacou mais, tendo começado por servir de forma exímia Andrea Belotti, que fez também o primeiro golo pelos anfitriões, logo no Estádio da Luz.

Bruma é um jogador irreverente e não tem medo de mostrar isso mesmo. Tal como o prṕoprio já confessou, gosta de tratar a bola como se fosse um filho ou uma namorada e a equipa agradece. Esteve presente em grande parte dos momentos ofensivos das águias e foi o principal responsável por fazer a máquina rodar no Estádio da Luz. Bruma foi o chefe do segundo turno, e a continuar desta forma, vai espreitando uma vaga no turno principal, ainda às ordens de Schjelderup e Akturkoglu nas alas, por enquanto. Roda e faz rodar, não tem receio de assumir essa responsabilidade e fá-lo da maneira correta.

Belotti e Samuel Dahl surgem logo a seguir na cadeia da produtividade, tendo contribuído para o bom funcionamento do jogo, na mesma medida que Amdouni, que já está mais habituado a estas andanças. Leandro Santos e Samuel Soares, por outro lado, não tiveram uma noite marcada pela exigência mas sim pelo cumprimento simples das tarefas propostas.

Ainda que o segundo turno não tenha conseguido golear o Boavista, como talvez se pudesse imaginar, mostrou que existe sobretudo competência para assumir as rédeas do jogo. Isto porque os 90 minutos não pertencem por inteiro a um grupo e sim à rotação que eventualmente se vai impondo, mas que serve para gerir da melhor forma a equipa. Pavlidis e Akturkoglu, por exemplo, entraram no segundo tempo e mostraram-se decisivos na construção do resultado, e está tudo bem com isso.

Se o lema de ordem é “Todos Contam” este jogo serviu para exemplificar isso mesmo. Tendo em conta o facto de os encarnados se encontrarem a disputar três competições, o calendário vai apertando cada vez mais e, por isso, estes jogos servem para reforçar a confiança nos jogadores, no plantel que se vai formando jornada após jornada. A vitória foi alcançada e serviu para testar algumas dinâmicas, além de conceder mais minutos a jogadores menos utilizados, incluído Diogo Prioste, médio da formação que se estreou pela equipa principal do Benfica.

Tal como numa empresa funcional, a máquina rodou, a máquina trabalhou, a máquina cumpriu.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Já passou pelo FC Porto e está muito perto de assinar com o PAOK

Jorge Sánchez está muito perto de assinar com o PAOK, deixando o Cruz Azul. O lateral já passou pelos quadros do FC Porto.

Presente e futuro: Paris FC fecha as contratações de Ciro Immobile e Rudy Matondo

O experiente avançado, Ciro Immobile, e o jovem de apenas 17 anos, Rudy Matondo, foram anunciados como reforços do Paris FC.

AVS SAD com regresso importante para o encontro frente ao Sporting

O AVS SAD vai enfrentar o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal. Cristian Devenish pode entrar nos planos de João Henriques.

José Mourinho travou saída de jogador do Benfica rumo ao Mallorca

José Mourinho impediu a saída de Andreas Schjelderup no final do mercado. O extremo esteve muito perto de assinar com o Mallorca.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona quer que Camp Nou seja a sede da final da Champions League em 2029

O Barcelona quer que o Camp Nou seja o estádio escolhido para sediar a final da Champions League da temporada 2028/29.

Youth League: eis os resultados desta terça-feira

Realizaram-se alguns jogos do playoff de acesso aos oitavos de final da Youth League durante esta terça-feira.

Sporting cede jovem defesa-central ao Real Valladolid

O Real Valladolid garantiu o empréstimo de Duarte Correia com opção de compra. O defesa-central de 18 anos fazia parte dos sub-19 do Sporting.