📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Japão: Bagnaia regressa às vitórias e Márquez é heptacampeão

- Advertisement -

A CORRIDA: BAGNAIA LIDERA DO INÍCIO AO FIM COM UM GRANDE SUSTO NAS ÚLTIMAS VOLTAS

A 31 de março foi a última vitória de Francesco Bagnaia, nesta temporada, no Grande Prémio dos Estados Unidos e seis meses depois volta aos triunfos, desta vez em Motegi, Japão. Contudo, o destaque da corrida é a conquista do sétimo título de Marc Márquez na MotoGP. O espanhol terminou em segundo e conseguiu a diferença necessária para Álex Márquez para levar o troféu. Joan Mir fechou o pódio.

Antes do início da corrida tivemos duas ausências. A primeira de Jorge Martín. O campeão da edição passada fraturou a clavícula direita, na sequência do acidente com Marco Bezzechi na corrida sprint. O outro abandono foi o do piloto da casa, Ai Ogura. O nipónico não aguentou as dores na mão direito, após uma queda sofrida no Grande Prémio de San Marino.

No arranque, Pecco segurou muito bem a liderança, mas quem teve um excelente arranque foi Pedro Acosta. O jovem espanhol saltou de quinto para segundo, enquanto o seu compatriota, Joan Mir, fez o caminho inverso.

Ao fim de duas voltas, Bagnaia já tinha mais de um segundo de distância para Acosta. Um pouco mais atrás, Fabio Quartararo, que ocupava a quarta posição, cometeu um erro no terceiro setor e perdeu várias posições. Mir começava a redimir-se do mau arranque e foi subindo alguns lugares.

Marc Márquez mantinha-se em terceiro, com uma condução extremamente cautelosa. O espanhol não queria desperdiçar a oportunidade de tornar-se, novamente, campeão mundial, uma vez que o seu irmão, Álex Márquez rodava na sétima posição.

A dez voltas do fim, mesmo com uma condução cautelosa, Márquez ultrapassou Acosta e a Ducati tinha assim os dois pilotos no topo. Marc aproximou-se do jovem na reta da meta e na curva 3 mergulhou por dentro e assumiu a segunda colocação. O hepta estava cada vez mais próximo.

Nas últimas voltas, Acosta que até estava a fazer uma boa corrida, errou a travagem e saiu da pista, caindo para o último lugar. Bagnaia sofreu um grande susto, que lhe poderia ter estragado o fim de semana perfeito. A mota 63 começou a deitar algum fumo, o que deixou o italiano preocupado, mas o bicampeão mundial não perdeu ritmo e manteve os três segundos de diferença para o companheiro de equipa.

Pecco cruzou a linha de meta e venceu pela segunda vez, em 2025, mas a festa era ainda maior na garagem ao lado, com a conquista do sétimo título mundial de Marc. Mir terminou em terceiro e Marco Bezzecchi, Franco Morbidelli, Álex Márquez, Raúl Fernández, Fabio Quartararo, Johann Zarco e Fermín Aldeguer, respetivamente, fecharam os dez primeiros em Motegi.

PILOTO DO DIA

Marc Márquez (Ducati) – O renascimento do espanhol está completo. Depois daquela fatídica lesão no braço direito, em 2020, Márquez renasceu e voltou a conquistar o título mundial. Marc fez uma corrida sólida e soube gerir muito bem as emoções para igualar Valentino Rossi no número de troféus conquistados na MotoGP. 

DESILUSÃO DO DIA

Pedro Acosta (KTM) – Depois de um bom arranque, esperava-se que conseguisse terminar no pódio. Contudo, um simples erro retirou o jovem piloto do terceiro pódio da temporada e terminou na penúltima posição.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal entra na corrida por alvo do Manchester United para o ataque

Karim Adeyemi tem as portas da Premier League abertas. O Arsenal foi o mais recente clube a demonstrar interesse no avançado alemão.

Neemias Queta muito elogiado após vitória dos Celtics: «Não gosto de defrontá-lo porque pode ter impacto no jogo de várias maneiras»

Neemias Queta regressou à titularidade dos Boston Celtics e recebeu vários elogios de Mike Brown, treinador dos New York Knicks.

Bruno Wilson pode estar de regresso a Portugal e tem propostas da Primeira Liga

Bruno Wilson não vai continuar no SJ Earthquakes. Defesa central está em final de contrato e não vai renovar com o emblema norte-americano.

Diego Simeone rendido a ex-Sporting: «Não faço ideia como não ganhou a Bola de Ouro»

Raphinha é o justo vencedor da Bola de Ouro 2025 para Diego Simeone. Técnico do Atlético Madrid deixa vários elogios.

PUB

Mais Artigos Populares

Balakov antevê dérbi: «Se o Sporting jogar o que sabe, vai ser muito difícil para o Benfica»

Krasimir Balakov fez o lançamento do Benfica x Sporting. Antigo número 10 dos leões deu a sua opinião a dias do jogo.

Sorteio do Mundial 2026: eis todas as informações, datas, potes e novidades

O sorteio do Mundial 2026 realiza-se esta semana. Fica com um guia completo do sorteio que envolve Portugal e que se realiza 5 de dezembro.

Manchester United disposto a ouvir ofertas por 4 jogadores e um deles já passou pelo Sporting

O Manchester United coloca no mercado Kobbie Mainoo, Joshua Zirkzee, Manuel Ugarte (ex-Sporting) e Tyrell Malacia.