Portugal 5-1 Coreia do Sul | Francisco Neto, o mecânico que roda e roda e roda e roda

- Advertisement -

Tirando as regras básicas, não há manual de instruções no futebol e se houvesse devia ser destruído. Assim torna-se mais interessante e há maior espaço para criatividade. No que à rotação diz respeito, Francisco Neto, selecionador de Portugal, tem sido mecânico e faz trocas constantemente em grandes porções. «Se perguntar qual foi o onze que nos apurou para o Mundial terão dificuldades em perceber». Entre a República Checa e a Coreia do Sul, Francisco Neto deixou apenas quatro jogadoras titulares: Telma Encarnação, Joana Marchão, Diana Gomes e Ana Seiça. Não há um onze base, a pergunta é simples: é bom ou mau?

No final da partida, em conferência de imprensa, Francisco Neto foi questionado sobre a grande rotação, após ter chamado 30 jogadoras (com alterações a meio), ao qual destacou que «quem tem ideias não tem problemas», são «dores de cabeça positivas» e que quer o melhor onze de Portugal, tendo em conta as características do adversário.

Costuma-se dizer que é sempre melhor ter a mais do que a menos. Ao ter várias jogadoras disponíveis e com qualidade (ideal), há logo mais soluções do ponto de vista de dinâmicas e sistemas táticos para testar e praticar. Ou seja, há mais probabilidade de encontrar uma melhor fórmula contra um adversário específico, além do aspeto da frescura. Quando há deslocações grandes ou fadiga a meio do jogo, Francisco Neto teria assim mais alternativas. E depois também podemos ver na ótica do adversário. A nível de preparação e análise tática, iria ser um pesadelo, pois é mais difícil de adivinhar as opções de Portugal e treinar em base disso.

Perante a Coreia do Sul – uma potência asiática que não é de todo uma má seleção (inclusive está à frente de Portugal no ranking mundial em 20.º lugar), Portugal demoliu e fez parecer, em vários momentos, que estava a jogar contra uma equipa da distrital. Correu tudo muito bem e a primeira parte, salvo uma entrada pressionante da Coreia, roçou a perfeição. Isto após sete alterações no onze. Ou seja, é este modelo utópico que Francisco Neto quer implementar na seleção de Portugal. É claro que há uma desvantagem que se pode apontar: será que, ao rodar muito e frequentemente, se criam bases/dinâmicas sólidas e não confundem as jogadoras?

É um argumento válido. No entanto, esta semana fizeram várias alterações no estágio e onze titular, inclusive com um novo sistema tático, e ainda assim Portugal mostrou coesão e muita qualidade de jogo em todos os setores, tendo goleado com categoria. Além de que, desde o jogo da República Checa, ainda melhorou na organização defensiva e reação à perda. Diria que é uma questão de tempo e de trabalho, no qual, com um grande e unido grupo de mente aberta ao dispor, as ideias de Francisco Neto podem ser assimiladas e continuar este crescimento meteórico que Portugal tem logrado. Que continue a rodar, desde que este carro continue no caminho certo.  

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.