O sucesso e fracasso do Futebol Feminino português

    Em 2018/2019, o SL Benfica vai entrar no Futebol Feminino, o que vai trazer ainda mais notoriedade; fica a faltar saber se irá também trazer mais qualidade. As encarnadas vão entrar na segunda divisão, mas não deverão ter dificuldades em subir de divisão, uma vez que as equipas serão todas, ou quase todas, amadoras, ao contrário da do Benfica, que, para já, conta com três nomes: Dani Neuhaus, Daiane Rodrigues e Darlene, todos com experiência na seleção brasileira, o que, só por si, mostra alguma qualidade.

    No entanto, trazer estrangeiras não tem significado ter sucesso. Na temporada passada, o Braga tinha cinco espanholas e quatro brasileiras, que, tirando a espanhola Pauleta, pouco acrescentaram. Esta temporada, as bracarenses apostaram mais na jogadora portuguesa, existindo apenas três estrangeiras – Pauleta, Gabi Morais e Jana. Já o Sporting, o ano passado, não tinha estrangeiras, tendo contratado este ano duas – Carlyn Baldwin, com passagem pelas seleções jovens dos Estados Unidos, uma das mais fortes no Futebol Feminino, e Carolina Venegas – e, mais uma vez, as duas estrangeiras são dos elos mais fracos do plantel. Como tal, apesar do aumento de notoriedade, Portugal ainda não consegue atrair jogadoras estrangeiras que sejam reais mais valias ao campeonato.

    Pauleta, aos 20 anos, é das poucas estrangeiras que acrescentam algo ao futebol português Fonte: SC Braga
    Pauleta, aos 20 anos, é das poucas estrangeiras que acrescentam algo ao futebol português
    Fonte: SC Braga

    É preciso, portanto, um maior trabalho de formação e maior profissionalização nas equipas seniores, para se poder elevar o nível do campeonato português, assim como da seleção. Podendo parecer contraproducente, ter melhores jogadoras portuguesas também permitirá ter melhores jogadoras estrangeiras, dando hipóteses às equipas portuguesas de fazer uma melhor participação no estrangeiro, pois a diferença de ritmo na Liga dos Campeões é enorme, quando comparada com o campeonato, e ainda mais com a Taça de Portugal, onde o Sporting, no último jogo, venceu por 18 -1 o FC Parada, ou, antes, a Escola Hernâni Gonçalves tinha vencido por 17 – 0 o AD Argoncilhe.

    Foto de Capa: Sporting CP

    Artigo revisto por: Francisca Carvalho

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rui Costa justifica resultado líquido negativo do Benfica: «Deve-se ao desempenho da SAD»

    O Benfica apresentou um resultado líquido negativo de 21,122 milhões de euros referentes à temporada passada. Rui Costa justificou.

    1.º Dezembro elimina Oliveirense na Taça de Portugal com golo aos 96 minutos

    O 1.º Dezembro venceu esta noite o Oliveirense por 2-1 na segunda ronda da Taça de Portugal. Golo tardio aos 96 minutos.

    Sevilha derrotado e alimenta registo negativo na La Liga

    O Sevilha perdeu com o Alavés por 2-1 na jornada 6 da La Liga. A equipa tem apenas uma vitória no campeonato nacional.

    Braga dá gás ao acelerador e vence Nacional nos últimos 15 minutos

    O Braga venceu esta noite o Nacional da Madeira por 3-0 na jornada 6 da Liga Portugal. Os três golos surgiram na parte final do jogo.

    Portugal elimina Itália e está na final do Mundial Feminino de Hóquei em Patins

    Portugal venceu esta noite a Itália por 2-0 nas meias-finais do Mundial Feminino de Hóquei em Patins. Estão na final.
    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.