📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Primeiro ataque ao mercado: os setores que são precisos reforçar

- Advertisement -

O fim da temporada aproxima-se e com ele vem o período de transferências, uma das alturas mais entusiasmantes do calendário. Como é natural nesta fase, as equipas aproveitam para reforçar os seus planteis, com base no que precisam para o período de competição seguinte.

É precisamente esse exercício que pretendo fazer. O objetivo passa por traçar um diagnóstico dos principais setores a reforçar, de acordo com o plantel que fez esta época. Uma vez identificada a problemática, espera-se que as escolhas do clube colmatem as necessidades do grupo de alguma forma.

Sem mais demoras, identifico fragilidades em praticamente todos os setores, à exceção da baliza, que está bem entregue a Vlachodimos. Faria uma alteração ou outra – saída de Svilar – e apostava em Zlobin como alternativa de valor, algo que não está a ser feito, por se tratar ainda da época de estreia na equipa principal.

Passando às grandes debilidades, é necessário um central com experiência. Contando com a saída de Conti e as permanências dos restantes (Ferro, Rúben Dias e Jardel), um quarto central seria a cereja no topo do bolo. Mas não é um central qualquer! As qualidades contam muito, e vejo nelas a liderança, o controlo com e sem bola e a visão de jogo, à semelhança do que Ferro está a fazer e da carreira histórica de Luisão, para se ter um exemplo.

Depois, uma alternativa urgente para as laterais. André Almeida e Grimaldo não são de ferro e uma das razões para serem totalistas deve-se à falta de uma segunda referência. Na direita, Corchia pode desempenhar esse papel, mas o mais provável é voltar ao Sevilha. Na esquerda, a aposta tem de ser mais firme. Yuri Ribeiro não se compara ao que Grimaldo consegue fazer e isso tem se visto nos poucos jogos que tem feito.

É na posição de lateral que reside uma das principais lacunas do plantel
Fonte: SL Benfica

No setor intermédio, se o plantel ficar como está, o que não acredito muito, a equipa está bem servida, mas é sempre útil compensar uma possível saída com uma entrada de valor. Nesse sentido, apostaria num construtor de jogo, semelhante a Pizzi.

Num outro ponto de análise, é necessário um ponta de lança puro. Seferovic é o único no plantel com essas qualidades, tendo em conta que Jonas se assemelha mais a um avançado móvel e que liga o jogo entre setores. A principal lacuna passa, assim, por substituir o suíço quando estiver de fora, como já aconteceu esta época. Assim, diria que é a posição mais urgente de reforçar, a par com a de central e lateral direito e esquerdo.

Ao falar de possíveis reforços, é mais que apropriado referir o trabalho da formação, que na maior parte das vezes fornece ao clube principal a qualidade de que necessita. É uma alternativa lógica a contratações noutros mercados e que não deve ser descurada. Baseado nos setores mais débeis, deixo os nomes de Frimpong, Alex Pinto, Kalaica ou Willock, entre muitos outros. Vale sempre mais a pena apostar num atleta da formação a despontar do que num outro jogador que pouco ou nenhum conhecimento tem da liga e do clube para onde vai jogar.

Com isto dito, fica a minha leitura sobre os setores que julgo necessários reforçar para 2019/2020. Acima de tudo, o que pretendo passar é que podem ser várias as opções, mas tudo parte de um bom diagnóstico do que é preciso, evitando escolhas à toa, como inclusive aconteceu este ano.

Foto de Capa: SL Benfica

Miguel Catarino
Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim recusou contratar médio no último dia do mercado de transferências de

Conor Gallagher esteve na lista do Manchester United e continua a estar. Red devils recusaram contratar médio no último dia do mercado de verão.

Histórico avançado do Manchester United avalia contratação de Benjamin Sesko

Andy Cole, ex-internacional inglês e goleador no Manchester United, ofereceu a sua opinião sobre a contratação de Benjamin Sesko.

Barcelona considera rumar ao Brasil em 2026 para realizar digressão de pré-época

O Barcelona quer realizar uma digressão de pré-época no estrangeiro. O Brasil é um forte candidato a acolher o conjunto blaugrana.

Espanha bate recorde depois da vitória contra a Geórgia e está a 180 minutos de destronar Itália a nível mundial

A vitória da Espanha diante da Geórgia elevou para 30 o número de jogos consecutivos da Roja sem perder. Números históricos no futebol espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid avança com 80 milhões de euros por antigo médio do Benfica

O Atlético Madrid quer reforçar o plantel com mais um médio. Enzo Fernández, antigo jogador do Benfica, na lista dos colchoneros.

Espanha goleia Geórgia e fica virtualmente qualificada para o Mundial 2026

A Espanha goleou a Geórgia por 4-0, na quinta jornada da fase de qualificação para o Mundial de 2026. Samu ficou fora dos convocados da equipa espanhola.

Alex Ferguson elogia jogador do Manchester United e deixa mensagem para Ruben Amorim: «Espero que o treinador tenha algum sucesso»

Sir Alex Ferguson foi chamado a falar sobre a atualidade do Manchester United. O antigo treinador dos red devils falou de Ruben Amorim e elogiou Senne Lammens.