IEM Road to Rio: O sonho inalcançável | eSports

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Há cinco meses, os sAw ficaram a cerca de duas décimas de segundo do apuramento para o Major de Antuérpia, depois de terem perdido os dois jogos finais, quando precisavam de apenas uma vitória. Depois, surgiram as mudanças na equipa. Stadodo e vts rumaram à então número um nacional, a FTW, arki assumiu o papel de treinador e, em sentido inverso, ewjerkz (jerkz) e story ingressaram nos warriors.

Inicialmente, as críticas começaram por surgir, com a opinião pública a acusar a equipa de MUTiRiS (MUT) de ter influência direta na hipotética perda de qualidade da equipa rival. O que é que certo é que no primeiro embate entre ambas, sAw levaram a melhor em duas ocasiões e conquistaram o OMEN WGR Retake S4. Já com a nova temporada em andamento, lá surgiram os qualificadores para o RMR Europeu. A qualificação acabou por surgir apenas no último qualificador, mas em grande: a equipa de MUT venceu essa etapa e pelo caminho bateu GamerLegion, 1WIN e Astralis.

Depois do primeiro objetivo ser cumprido com distinção, o calendário foi-se desenrolando. Chegou a ESL Challenger e a realidade voltou a ser traiçoeira: duas derrotas por 0-2 contra 1WIN e forZe, último lugar do grupo e sAw vai lutar pela manutenção nesta competição. Seguiu-se o Qualificador para a FiReLEAGUE, competição que iria ser decidida em pleno Camp Nou. Os warriors voltaram a apresentar-se bem, venceram vários adversários do mesmo nível, mas acabaram por cair, na final, diante de MASONIC. Já na Elisa Invitational Fall, uma vitória e uma derrota, contra Sprout. As dores do crescimento teimavam em aparecer tão perto da luta por um lugar no Rio de Janeiro.

“O caminho faz-se caminhando”. Esta velha máxima pode perfeitamente aplicar-se ao conjunto português. As exibições podiam não ser as melhores, os resultados ficavam aquém, mas, aqui ou ali, iam aparecendo e, o mais importante de tudo, os portugueses começavam a (re)acreditar nesta equipa. Nas últimas semanas, as vitórias começaram a aparecer na Master League Portugal e na ESL Masters Espanha, mas, diga-se de passagem, contra equipas (Gravity 0 e Byteway) muito abaixo dos sAw. Já com a equipa em Malta – país que acolheu a fase europeia –, MUT elevava a fasquia e dizia publicamente que a equipa “está mais bem preparada” que anteriormente e “é possível fazer a história que queremos”, dizia numa entrevista à RTP Arena.

Porém, o revés apareceu e os fãs foram do céu ao inferno muito rapidamente. A confiança estava lá em cima e desmoronou-se num instante. O tombo foi grande e aquela equipa que impressionou o mundo em abril eclipsou-se completamente nos primeiros jogos do Grupo B. Primeiro, Heroic confirmaram o favoritismo e venceram sAw sem grande contestação, em Nuke, o melhor mapa dos sAw. Ainda assim, boa réplica para o conjunto português que, sem grandes argumentos, teve duas ocasiões de se aproximar dos dinamarqueses. Depois, o malogrado Nuke teimava em não desaparecer dos nossos horizontes e, frente a uns Monte teoricamente inferiores, um 16-3. Claro. Autoritário. Sem qualquer resposta. “O que se passa?”, ecoava nas cabeças de todos, e o sofrimento ia prolongar-se por mais dois dias, pois os portugueses tiveram um dia de descanso. Dia esse que podia servir para dar o “clique” e mostrar a verdadeira qualidade desta equipa.

Foto de Capa: sAw

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há previsão para o regresso de Fotis Ioannidis no Sporting

Fotis Ioannidis está a finalizar a recuperação da lesão. Avançado do Sporting já deve ser opção para o embate contra o CD Nacional no domingo.

Braga realizou a gala dos 105 anos: eis os vencedores dos prémios da Legião de Ouro

O Braga realizou a gala referente aos 105 anos do clube. O emblema minhoto divulgou os vencedores e António Salvador discursou no final.

Anísio Cabral e a estreia a marcar pelo Benfica: «Foi uma das melhores sensações da minha vida»

Após marcar na sua estreia pela equipa principal do Benfica, Anísio Cabral fez uma publicação nas suas redes sociais na qual refletiu sobre o momento.

Nápoles está interessado em Alisson Santos e enfrenta valorização do Sporting: eis as novidades do negócio

O Nápoles vai voltar a reunir-se com o Sporting esta terça-feira. Objetivo do conjunto italiano passa por fechar a contratação de Alisson Santos.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid divulga lista de convocados para o jogo com o Benfica na Champions League

O Real Madrid revelou a lista de convocados para o encontro frente ao Benfica, da última jornada da fase da liga da Champions League.

Biel tem o futuro definido e vai voltar a ser emprestado pelo Sporting

Biel vai ser emprestado pelo Sporting ao Al Shabab. Extremo brasileiro vai prosseguir a carreira na Arábia Saudita.

Histórico: Francesco Farioli é o primeiro treinador do FC Porto a vencer 18 dos primeiros 19 jogos na Primeira Liga

Com a vitória em casa frente ao Gil Vicente, Francesco Farioli tornou-se o primeiro treinador na história do FC Porto a vencer 18 dos primeiros 19 jogos na liga.