IEM Road to Rio: O sonho inalcançável | eSports

SAW E OS “OUTROS”

Apesar do claro destaque para sAw, praticou-se muito e bom Counter-Strike ao longo dos dois primeiros dias da competição. No Grupo A europeu, o destaque vai para o sofrimento pelo qual os FaZe – campeões em título – iam passando, depois de vencerem os dois primeiros jogos apenas no overtime. Também pela negativa, forZe e Eternal Fire apresentavam-se com a “corda ao pescoço”, depois de perderem os dois primeiros jogos. De frisar que três vitórias dava passaporte para o Brasil e três derrotas a eliminação direta.

Já no Grupo B, o destaque do primeiro dia foi, sem margem para dúvidas, electroNic. O russo dos NAVI rubricou uma exibição de sonho contra Illuminar, ao registar 41 kills em 21 rondas. Com este “boost” individual, a equipa ucraniana chegava ao segundo dia com um 2-0, sem grandes surpresas. BIG, ENCE e Outsiders seguiam-se com o mesmo saldo, ao passo que OG e Vitality já tinham conhecido o sabor da derrota.

No lado americano, o qualificador disputou-se em Estocolmo, na Suécia, e trouxe-nos algumas surpresas no primeiro dia. Com as equipas brasileiras a reunirem as maiores doses de favoritismo, 9z bateu 00NATION e Imperial no overtime e estava a apenas um mapa de alcançar uma das vagas. Também Evil Geniuses (EG) venceu FURIA e estava 2-0. Liquid mantinha o nível apresentado na ESL Pro League e não se deparava com qualquer sobressalto. As duas equipas confirmaram o favoritismo no dia seguinte e apuraram-se para o Major. Já ARCTIC e Infinity foram para casa, numa ronda marcada pela derrota de Imperial no dérbi frente a 00NATION.

Na zona europeia, NiP, FaZe e NAVI asseguraram presença na Legends Stage – a segunda de três fases – no Rio de Janeiro e Aurora e ECSTATIC foram eliminadas no Grupo A. Sem k0nfig, que foi afastado da equipa após se envolver num episódio de violência após a fase de grupos da Pro League, Astralis continua a desiludir e desta feita perdeu por 16-3 diante de Bad News Eagles (BNE), que contou com uma grande performance de sinnopsyy. Também fnatic e G2 voltaram a perder, frente a B8 e 1WIN, respetivamente, e colocaram-se em posição difícil.

O antepenúltimo dia de competição marcou o início do RMR asiático, em Melbourne, na Austrália, e o regresso de sAw, num autêntico tudo ou nada, onde só a vitória interessava. Ao todo, foram mais 17 jogos de Counter-Strike, mais sete vagas conhecidas e outras oito equipas a dizerem adeus ao Rio de Janeiro. Infelizmente, a série à melhor de três frente a Heet não correu da melhor forma, os sAw tiveram a sua chance de ganhar, mas acabaram por não conseguir e perderam por 1-2. Deste modo, MUT, JUST, rmn, story e jerkz despediram-se do Major com três derrotas.

Também FANTASY disse adeus ao Brasil, depois de perder por 1-2 diante de Illuminar. Em sentido oposto, ENCE venceu BIG por 2-0 e qualificou-se com um saldo de 3-0. Spirit, Cloud9 e Sprout ficaram com as vagas do Grupo A para as equipas que perderam apenas uma vez, num dia que ficou marcado pela despedida de Eternal Fire, Astralis e G2. Gla1ve, Xyp9x, NiKo ou m0NESY são alguns dos nomes incontornáveis que não comparecer no Brasil. Um dia triste para o Counter-Strike, portanto.

No lado americano, FURIA tornou-se na primeira equipa brasileira a alcançar a qualificação para o Major no seu país, depois de bater paiN por 2-0. 9z obtiveram a mesma proeza, ao vencerem ATK pelo mesmo resultado. Seguiu-se 00NATION a alcançar a qualificação, com as lágrimas de TACO a virem ao de cima no final da partida. Já O PLANO, Team One e Isurus abandonaram a prova. Na zona asiática, IHC venceu JiJieHao International, de facecrack, por 2-0 e apurou-se para a Final, onde viria a encontrar Grayhound, que bateram Rare Atom por 2-1.

Nessa final, IHC acabou por levar a melhor diante da equipa australiana e apurou-se para a Challenger Stage. Na partida de eliminação, os israelitas bateram Rare Atom por 2-1 e a equipa chinesa abandonou de imediato a competição. No Grupo A europeu, o dia de sábado trouxe a jornada de tudo ou nada, com os últimos passaportes em jogo. Fnatic passou sem grandes dificuldades frente a 1WIN e, num jogo um tanto ou quanto semelhante, GamerLegion bateu B8. A fechar o dia, forZe e BNE protagonizaram uma excelente partida de Counter-Strike, que acabou por pender para o lado kosovar.

Tiago Alexandre
Tiago Alexandrehttp://www.bolanarede.pt
O Tiago nasceu em Abrantes e, atualmente, estuda em Portalegre, cidade para onde partiu em busca do seu sonho no meio do Jornalismo. Está ligado ao Desporto desde sempre e gosta de rebater as suas opiniões até à última. O Ciclismo e o Futebol - não o 'jogo da bola' - são as suas paixões, sem nunca descurar o Hóquei em Patins, o Futsal e o brilhante mundo dos Esports.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Jota e André Silva: eternos em nós

O Diogo Jota e o André Silva, deixaram uma marca muito grande em todos aqueles que tiveram oportunidade de conhecer a sua história.

Alverca oficializa André Paulo e defesa de 20 anos

O Alverca anunciou a contratação de André Paulo. O emblema do Ribatejo também confirmou a chegada de Steven Baseya.

Imprensa inglesa relata receio de Cristiano Ronaldo em ofuscar a cerimónia como motivo para a ausência no funeral de Diogo Jota e André Silva

Cristiano Ronaldo não marcou presença no funeral de Diogo Jota e André Silva. Capitão português com receio de ofuscar a cerimónia.

FC Porto volta à carga por Borja Sainz

O FC Porto está interessado em contratar Borja Sainz. O jogador pertence aos quadros do Norwich City, equipa do Championship

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa: Sporting muda de ideias em relação a Viktor Gyokeres

O Sporting já está disposto a aceitar propostas com bónus por Viktor Gyokeres, mas quer receber ofertas de 80 milhões de euros.

Nuno Santos elogia Luís Pinto: «Uma pessoa com muita ambição e com uma presença diferenciada»

Nuno Santos falou aos jornalistas à margem da apresentação dos novos equipamentos do Vitória SC. Médio elogiou Luís Pinto.

Marco Delgado recorda começo de carreira: «Escrevi uma carta para entregar ao José Mourinho. Queria trabalhar com ele»

Marco Delgado conta com uma vasta experiência no Médio Oriente. O técnico contou uma história sobre o começo da sua carreira.