O Mundial da emoção | Diário do Mundial #13

- Advertisement -

Surpresa? Neste momento, estamos a ficar habituados de tal forma que surpresa seria haver um dia neste Mundial sem surpresas.

No encerramento da fase de grupos do Campeonato do Mundo, jogou-se o grupo de Portugal, o H, tendo a nossa seleção, já apurada e com várias alterações na sua equipa inicial, sido surpreendia pela Coreia do Sul que muitos já davam como praticamente eliminada. No outro jogo, o Uruguai fez o que tinha a fazer, vencendo por 2-0, contudo, isso foi insuficiente, tendo em conta o resultado da outra partida.

Já no Grupo F, o Brasil, com a vaga garantida nos oitavos-de-final foi batido de forma surpreendente pelos Camarões por 0-1, alcançando a seleção africana um resultado histórico, ainda que não tenha passado disso, visto que o percurso na competição terminou hoje. Quanto ao jogo em que, em teoria e, acrescentamos, na prática, tudo se decidia, acabou por ser bastante entretido no entanto, acabou por não alterar o panorama inicial, já que a Suíça acabou por conquistar a vitória e manter o segundo lugar que a coloca no caminho da seleção portuguesa.

 

O JOGO DO DIA

Embora Portugal tenha jogado, acreditamos que, desta vez, o “jogo do dia” terá sido o Sérvia 2-3 Suíça que, à partida, criava expectativas de que fosse por aqui que surgiria, não só a seleção que acompanharia o Brasil rumo à fase seguinte, mas também, muito provavelmente, o adversário da seleção portuguesa.

A Suíça iniciava a jornada com dois pontos de vantagem para a Sérvia e Camarões, oferecendo aos helvéticos a possibilidade de, ainda que com risco, jogar com dois resultados. Em relação à Sérvia, tinha de ganhar, podendo até não bastar a vitória, estando sempre dependente do resultado dos Camarões frente ao Brasil.

Analisando o jogo de forma objetiva, foi uma primeira-parte animada pela intensidade que ambas as equipas imprimiram em campo, adiantando-se no marcador a Suíça, empatando e dando a volta ao resultado a Sérvia e, por fim, perto do apito para o intervalo, restabelecendo a igualdade a Suíça.

Nos primeiros minutos da segunda-parte, volta a ter vantagem na partida a Suíça, impondo o resultado que não seria alterado até final.

Em suma, estiveram em campo dois conjuntos com argumentos totalmente distintos, sendo a Suíça uma equipa que assume como principal virtude a consistência coletiva, sendo muito inteligente taticamente e, do outro lado, um conjunto com várias individualidades de nível superior que, como equipa, foram pouco organizados a nível tático, principalmente quando não tinham a bola, sendo isso notório, por exemplo, nos oito golos sofridos em apenas três jogos.

 

A FIGURA DO DIA

Depois de não ter sido utilizado na jornada inaugural do Mundial e de apenas ter saído do banco no jogo frente a Portugal, foi considerado, por muitos, uma opção mais que válida para jogar de início no Uruguai, tendo De Arrascaeta provado hoje que, em campo, oferece, no mínimo, a capacidade goleadora que, até então, ainda não tinha sido revelada pela sua seleção já que, feitas as contas, foi ele o autor de todos os golos (bisou frente ao Gana) do Uruguai na fase final desta competição mesmo que, como sabemos, a seleção uruguaia tenha opções de topo no ataque.

 

O FORA DE JOGO DO DIA

À quarta participação consecutiva no Mundial, depois da ausência em 2006, foi a primeira vez, nesta série de presenças, que o Uruguai é afastado na fase de grupos tendo sido, desta vez, eliminado num grupo no qual, em teoria, era um dos favoritos a passar, dispondo de um conjunto de jogadores a atuar nos melhores campeonatos do mundo e em equipas que disputam títulos, nunca esquecendo que, para algumas figuras icónicas, foi a última vez que estiveram numa fase final de um Mundial.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

Para reforçar a ideia de que a competitividade tem dominado o torneio, é a primeira vez desde a edição de 1994 que nenhuma seleção faz o pleno de vitórias na fase de grupos, sendo ainda possível acrescentar a informação de que apenas os Países Baixos, a Inglaterra, Marrocos, Estados Unidos da América e Croácia estão invictos.

 

RESULTADOS 

GRUPO G

Camarões 1-0 Brasil

Sérvia 2-3 Suíça

 

GRUPO H

Gana 0-2 Uruguai

Coreia do Sul 2-1 Portugal

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.