O Mundial da emoção | Diário do Mundial #13

    Surpresa? Neste momento, estamos a ficar habituados de tal forma que surpresa seria haver um dia neste Mundial sem surpresas.

    No encerramento da fase de grupos do Campeonato do Mundo, jogou-se o grupo de Portugal, o H, tendo a nossa seleção, já apurada e com várias alterações na sua equipa inicial, sido surpreendia pela Coreia do Sul que muitos já davam como praticamente eliminada. No outro jogo, o Uruguai fez o que tinha a fazer, vencendo por 2-0, contudo, isso foi insuficiente, tendo em conta o resultado da outra partida.

    Já no Grupo F, o Brasil, com a vaga garantida nos oitavos-de-final foi batido de forma surpreendente pelos Camarões por 0-1, alcançando a seleção africana um resultado histórico, ainda que não tenha passado disso, visto que o percurso na competição terminou hoje. Quanto ao jogo em que, em teoria e, acrescentamos, na prática, tudo se decidia, acabou por ser bastante entretido no entanto, acabou por não alterar o panorama inicial, já que a Suíça acabou por conquistar a vitória e manter o segundo lugar que a coloca no caminho da seleção portuguesa.

     

    O JOGO DO DIA

    Embora Portugal tenha jogado, acreditamos que, desta vez, o “jogo do dia” terá sido o Sérvia 2-3 Suíça que, à partida, criava expectativas de que fosse por aqui que surgiria, não só a seleção que acompanharia o Brasil rumo à fase seguinte, mas também, muito provavelmente, o adversário da seleção portuguesa.

    A Suíça iniciava a jornada com dois pontos de vantagem para a Sérvia e Camarões, oferecendo aos helvéticos a possibilidade de, ainda que com risco, jogar com dois resultados. Em relação à Sérvia, tinha de ganhar, podendo até não bastar a vitória, estando sempre dependente do resultado dos Camarões frente ao Brasil.

    Analisando o jogo de forma objetiva, foi uma primeira-parte animada pela intensidade que ambas as equipas imprimiram em campo, adiantando-se no marcador a Suíça, empatando e dando a volta ao resultado a Sérvia e, por fim, perto do apito para o intervalo, restabelecendo a igualdade a Suíça.

    Nos primeiros minutos da segunda-parte, volta a ter vantagem na partida a Suíça, impondo o resultado que não seria alterado até final.

    Em suma, estiveram em campo dois conjuntos com argumentos totalmente distintos, sendo a Suíça uma equipa que assume como principal virtude a consistência coletiva, sendo muito inteligente taticamente e, do outro lado, um conjunto com várias individualidades de nível superior que, como equipa, foram pouco organizados a nível tático, principalmente quando não tinham a bola, sendo isso notório, por exemplo, nos oito golos sofridos em apenas três jogos.

     

    A FIGURA DO DIA

    Depois de não ter sido utilizado na jornada inaugural do Mundial e de apenas ter saído do banco no jogo frente a Portugal, foi considerado, por muitos, uma opção mais que válida para jogar de início no Uruguai, tendo De Arrascaeta provado hoje que, em campo, oferece, no mínimo, a capacidade goleadora que, até então, ainda não tinha sido revelada pela sua seleção já que, feitas as contas, foi ele o autor de todos os golos (bisou frente ao Gana) do Uruguai na fase final desta competição mesmo que, como sabemos, a seleção uruguaia tenha opções de topo no ataque.

     

    O FORA DE JOGO DO DIA

    À quarta participação consecutiva no Mundial, depois da ausência em 2006, foi a primeira vez, nesta série de presenças, que o Uruguai é afastado na fase de grupos tendo sido, desta vez, eliminado num grupo no qual, em teoria, era um dos favoritos a passar, dispondo de um conjunto de jogadores a atuar nos melhores campeonatos do mundo e em equipas que disputam títulos, nunca esquecendo que, para algumas figuras icónicas, foi a última vez que estiveram numa fase final de um Mundial.

     

    A CURIOSIDADE DO DIA

    Para reforçar a ideia de que a competitividade tem dominado o torneio, é a primeira vez desde a edição de 1994 que nenhuma seleção faz o pleno de vitórias na fase de grupos, sendo ainda possível acrescentar a informação de que apenas os Países Baixos, a Inglaterra, Marrocos, Estados Unidos da América e Croácia estão invictos.

     

    RESULTADOS 

    GRUPO G

    Camarões 1-0 Brasil

    Sérvia 2-3 Suíça

     

    GRUPO H

    Gana 0-2 Uruguai

    Coreia do Sul 2-1 Portugal

     

    Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.