GP Japão: Irritaram o leão e este vingou-se

modalidades cabeçalho

A CORRIDA: VERSTAPPEN DOMINOU DO INÍCIO AO FIM (COMO SE ESPERAVA), DUPLO PÓDIO PARA A MCLAREN

Depois da desilusão da Red Bull em Singapura, houve quem pensasse que a equipa austríaca podia quebrar daqui para a frente, dando maior emoção às corridas no que toca à luta pela vitória. Nada mais errado. Max Verstappen dominou o fim de semana no Japão do início ao fim e foi sozinho rumo a uma dominante vitória, dando assim o título de construtores à Red Bull.

Pouco mais há a dizer sobre a corrida do neerlandês, ao contrário da prova do seu colega de equipa, Sergio Pérez. O mexicano foi um de vários envolvidos num incidente de primeira volta, ficando com danos no carro que o obrigaram a ir à box para trocar de asa da frente. Depois disso, Pérez recebeu duas penalizações, danificando novamente o carro num incidente com Kevin Magnussen, indo para a box para abandonar. Como recebeu cinco segundos de penalização pelo toque com o piloto da Haas, seria de esperar que tivesse uma penalização com lugares na grelha para o Grande Prémio seguinte, mas a Red Bull terá descoberto uma área cinzenta nos regulamentos, com Pérez a voltar à pista já dentro das dez voltas finais apenas para cumprir a penalização e voltar a abandonar, num momento que vai dar muito que falar.

Depois de Verstappen, vieram os carros da McLaren, que conseguiu o seu primeiro duplo pódio da temporada. Com Lando Norris a voltar a ser altamente sólido, o destaque maior vai para Oscar Piastri, que consegue o seu primeiro pódio na Fórmula 1 em ano de estreia, num ano de rookie em que está a surpreender bastante pela positiva. Ambos os McLaren ainda tiveram de ultrapassar George Russell em pista, com o britânico numa estratégia de uma paragem que acabou por não resultar.

A Ferrari terminou em quarto e sexto, com Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz, com Lewis Hamilton no meio dos dois, num Grande Prémio em que os dois carros da equipa germânica estiveram em luta entre eles mais do que provavelmente desejariam. No final, a tal estratégia de Russell acabou por não resultar, com o britânico a fechar no sétimo posto, à frente de Fernando Alonso, Esteban Ocon e Pierre Gasly, que fecharam os lugares pontuáveis.

Liam Lawson, Tuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen concluem os 15 que terminaram a corrida, com a corrida a ser marcada pelo incidente da primeira volta que causou danos a Pérez, mas também a Alex Albon e a Valtteri Bottas. O finlandês ainda recebeu depois outro toque de Logan Sargeant (que já partia para a corrida com uma penalização de dez segundos) que levou ao abandono do finlandês e do norte-americano. Lance Stroll também abandonou mais tarde, com problemas na asa traseira.

PILOTO DO DIA

Max Verstappen – Numa corrida com poucas performances individuais de grande destaque, Verstappen fez aquilo que se esperava e dominou de início ao fim, escapando a qualquer tipo de problema e fazendo hoje sozinho os pontos que a Red Bull precisava para arrecadar o título de construtores.

DESILUSÃO DO DIA

Sergio Pérez (Red Bull) – O mexicano teve algum azar na primeira volta da corrida, vendo-se envolvido num incidente de primeira volta que o deixou com danos no seu Red Bull. Depois disso, o piloto da Red Bull apanhou duas penalizações, uma por ultrapassar carros em condição de safety car, outra por promover uma colisão com Kevin Magnussen. Numa fase em que Verstappen domina tudo e todos, estas provas de Pérez são tudo o que o mexicano não precisa.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo lateral do Benfica interessa a 2 clubes da MLS

Pedro Amaral pode rumar à MLS neste mercado de transferências. O lateral pertence ao Estoril Praia e foi formado no Benfica. O português encontra-se a cumprir o último ano de contrato com o emblema da Linha.

Tottenham denuncia insultos racistas contra Mathys Tel após a Supertaça Europeia

O Tottenham denunciou insultos racistas que foram dirigidos contra Mathys Tel. O avançado francês falhou um dos penáltis decisivos na Supertaça Europeia.

Fredrik Aursnes em destaque: eis os números do médio desde que chegou à Luz

Fredrik Aursnes tem sido um dos destaques do Benfica neste começo de temporada, atuando como extremo direito. O norueguês é considerado um elemento fundamental para Bruno Lage e restante equipa técnica.

Manchester City apresenta o novo dono da camisola 10 da equipa

O Manchester City tem um novo dono para a camisola 10. Rayan Cherki vai render Jack Grealish e usar o número emblemático dos cityzens.

PUB

Mais Artigos Populares

Ederson Moraes muito perto do Galatasaray: eis os valores em cima da mesa

Ederson Moraes está muito perto de ser reforço do Galatasaray. O guarda-redes brasileiro vai deixar o Manchester City.

FC Porto colocado na rota de promessa mexicana

O FC Porto está a ser apontado como um dos clubes interessados em Hugo Camberos. O jogador representa o Chivas e é visto como uma das grandes promessas do futebol mexicana, contando com apenas 18 anos de idade.

Kerem Akturkoglu ligou para colegas e funcionários do Galatasaray a informar da possível ida para o Fenerbahçe

Kerem Akturkoglu está cada vez mais perto de assinar pelo Fenerbahçe. O avançado turco ligou a membros do Galatasaray, sua antiga equipa, a informar sobre a negociação.