Centrais foram decisivos | Sporting CP 1-2 Atalanta BC

Rúben Amorim, treinador do Sporting CP, é um admirador confesso de Gian Piero Gasperini e, talvez por isso, (quase) sempre alinhou no sistema tático predileto do italiano: o 3-4-3. Só que qualquer sistema no futebol está sujeito aos papéis de cada jogador e às suas movimentações, estando longe de representar um posicionamento rígido da equipa.

Por isso, já se sabia que ambas as equipas alinhariam dessa forma, mas também que o comportamento dos seus jogadores seria diferente e tal refletiu-se sobretudo na atuação dos centrais das duas formações.

A Atalanta BC teve um comportamento muito interessante na saída de bola – era feita a três, mas devido à descida no terreno de de Roon e de Éderson. Dos três centrais, só Djimsiti ficava na sua posição “natural”, enquanto Scalvini, pela direita, e Kolasinac, pela esquerda, voavam pelos flancos.

Isso confundiu desde o início as marcações do trio da frente sportinguista e permitiu que “La Dea” jogasse a seu bel-prazer no primeiro tempo.

A Atalanta chegava a ter três jogadores numa lateral (o central, o ala e um avançado, normalmente Lookman), procurando ter vantagem numérica e tranquilidade para trocar a bola nessa zona do terreno, donde, de resto, originaram ambos os golos dos italianos.

Antonio Adán Atalanta Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Note-se que, no primeiro golo, antes de Scalvini finalizar na pequena área, quando Zappacosta inicia a sua movimentação, o Sporting está a defender com uma linha de oito jogadores (!), o que demonstra o quão sufocada a equipa estava nesse momento. Já o segundo golo surge no espaço que Diomande desocupa, ao perseguir Lookman até à ala, permitindo Ruggeri invadi-lo e marcar à vontade.

Por contraste com os da Atalanta, os centrais do Sporting têm posicionamentos mais rígidos, o que, por vezes, se traduz por movimentos e tomadas de decisão mais previsíveis. O trio atacante da equipa bergamasca definiu com facilidade a sua tarefa nas marcações, o que permitiu aos italianos, na primeira parte, fazerem uma pressão alta e recuperarem assim a bola.

Respondendo à pergunta colocada pelo Bola na Rede na conferência de imprensa pós-jogo, Gasperini comentou a exibição da sua equipa na primeira parte: “Conseguimos fazer praticamente tudo. Conseguimos entrar bem com vários jogadores, marcámos golo com um defesa. Conseguimos desenvolver as nossas características, fazer troca de papéis e isto permitiu-nos criar situações de perigo”.

O posicionamento agressivo dos centrais da Atalanta podia deixar a equipa exposta a contra-ataques do Sporting, mas esta é uma equipa que só sofreu um golo nos últimos cinco jogos (o de Gyokeres, de penálti) e controlou muito bem as tentativas de ataque rápido dos leões.

Juan Musso Atalanta Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No segundo tempo, o Sporting conquistou mais espaço e aqui destacou-se Gonçalo Inácio (provavelmente o melhor leão em campo), controlando o ritmo de jogo e ajudando a equipa a manter a pressão sobre o adversário.

Ainda assim, no cômputo geral, a exibição da Atalanta foi mais conseguida do que a do Sporting, que terá agora a oportunidade de corrigir os erros do jogo de ontem e vingar-se quando visitar Bérgamo.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: jogador acelera para recuperar e participar na Champions League

Rui Silva falhou a última partida do Sporting frente ao Famalicão e está em dúvida para o encontro contra o Kairat Almaty.

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.