No arrumar da barca se vê o pescador | Rio Ave x Benfica

Benfica
Primeira Liga 2023-24, 34ª jornada: Sexta-feira, 17 de Maio, 20h45, Estádio dos Arcos

A ANTEVISÃO: FINALMENTE, O ÚLTIMO EPISÓDIO –  LOGO À SEXTA-FEIRA PARA PERMITIR A FUGA APRESSADA DO PESADELO

Rio Ave x Benfica: um filme com tanta acção não poderia, sob pena de se tornar inconsequente, terminar  em calmaria avantajada naquela apatia que serve de descompressão a tanto stress; se logo deu para entender que nunca acabaria em felicidade, em festa rija, pelo menos conservava-se a esperança dum recolher pacífico dum pano todo manchado – de sangue e, sem qualquer resvalar para a traquinice, de tomatada. Os assobios já aconteceram, as discussões e os exageros das paixões suportaram todo o guião: e agora, em que só se pedia que os intervenientes executassem com zelo as tarefas a que foram propostos e que do alto dos envidraçados gabinetes chegasse a avaliação final, recheada de meas culpas – eis que senão surgem mais uma vez os tribunais, os vilões de outras temporadas e de quem o protagonista se vê perseguido insistentemente, culpa das parasitas que ainda pulam pelo seu corpo acima.

Rui Costa vê-se participante de mais uma zaragata legal, fantasmas que o assombrarão enquanto não decidir banhar-se em lixívia – se intacta estiver a sua moral e consciência; continuando rodeado dos mais fétidos cheiros e encostado às mais frágeis paredes, não encontrará o presidente descanso e espaço mental para se ocupar devidamente do seu projecto desportivo, que deixa seguir cadavericamente, sozinho e abandonado, à sua sorte e à mercê às mordidelas dos críticos e impacientes. Como senão bastasse, surge Bruno Lage em entrevista atrasada mais ainda a tempo de devolver à História a verdade dos factos – ou uma versão bem mais aproximada daquela que sempre foi a convicção popular, demasiado esperta para se deixar enganar eternamente pela propaganda solta das gravatas.

Roger Schmidt pouca responsabilidade tem sobre este esgoto a céu aberto e vitima se vem tornando do que Lage denunciou: a falta de apoio hierárquica nos momentos mais conturbados, nas circunstâncias onde um líder dá a cara e um chefe se remete ao silêncio da ponderação, muitas das vezes a bonita máscara da cobardia.

Num estádio onde o Benfica foi muitas vezes feliz em final de época, as memórias alegres dos títulos ganhos nos Arcos (e consumados depois) não ajuda a tornar esta última jornada num desafio mais interessante. O que se passará em campo pouco acrescentará ao desastre e pouco dirá do que aí pode vir – não será agora que Schmidt experimentará outras nuances táticas ou tentará novas adaptações. Único propósito que pode acender a chama do entusiasmo é a estreia de mais miudagem, à boleia da de João Rego contra o Arouca.

Do outro lado, Luís Freire é um homem realizado. Mais um grande trabalho na carreira do técnico de 38 anos, que dá o exemplo pela determinação em chegar ao topo vindo dos confins da lusitânia futebolística, subindo a pulso e cheio de suor as montanhas que outros trepam de teleférico – determinação essa que, aliada ao imenso conhecimento tático e de relações humanas, o colocam no topo dos mais promissores da nossa Liga, merecendo toda a atenção dada, talvez demasiado cedo, a nomes como Daniel Sousa ou Rui Borges. O árbitro é David Silva, 30 anos, da associação do Porto.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. 33 viagens do Benfica a Vila do Conde, com saldo positivo para as águias – 22 vitórias e só cinco derrotas.
  2. A última delas em 2017-18, para a Taça; Antes, em 2014-15; e a antepenúltima há 19 anos, na recta final do título ganho por Giovanni Trapattoni.
  3. Só que nas actuais circunstâncias, a coisa complica: este Rio Ave perdeu a última vez em casa a… 29 de outubro, na jornada 9!
  4. Mais: além do rocambolesco recorde dos 18 empates na Liga, outro à boleia desse mas não menos assinalável – desde o Ano Novo, o Rio Ave perdeu… duas vezes. Em 18 jogos!
  5. A jogar em casa, os vilacondenses são a oitava melhor equipa do campeonato, com tantos pontos (25) como o 6º e 7º classificados (Moreirense e Arouca) e tantos golos sofridos como o Sporting de Braga (19), apenas mais um que o Vitória (18).
  6. Na segunda volta, cinco proezas: empate no Dragão, igualdade impostas nos Arcos a Sporting e Sp. Braga e a tal vitória contra o Guimarães. Falta o Benfica para o pleno do top 5.
  7. Mais utilizados? A locomotiva Costinha (3231 minutos), o líder Aderllan (3028), o goleiro Johnatan (2610) e o organizador Amine (2394). Goleadores de serviço? Boateng com sete, Fábio Ronaldo com seis e Joca com quatro.
  8. Luís Freire contra os encarnados: três derrotas em quatro jogos. Tirou pontos logo na estreia, com o Nacional (1-1, 2020-21).
  9. Estreia-se o senhor juiz David Silva contra a equipa principal do Benfica  – apitando os Bs, dirigiu quatro vitórias e quatro derrotas.
  10. Com o Rio Ave será mesmo a primeira vez

JOGADORES A TER EM CONTA

Joca – A grande época protagonizada pelo irrequieto criativo culminou no fabuloso golo marcado contra o Vitória vimaranense, na vitória caseira da ronda 32 – nuns Arcos tocados ao de leve pelo clima farrusco, Joca pegou-lhe em cheio, e de primeira, do meio da rua. A obra de arte, que talvez injustamente lhe tenha apenas dado agora o reconhecimento que mereceu toda a época pelo importante papel como avançado móvel no 3-4-3/3-5-2 de Freire, devia catapultá-lo para esse estatuto de inegociável do plantel – mas, pelos vistos, poderá despedir-se frente ao Benfica.

Prestianni – Não se estreou frente ao Arouca e por isso adivinha-se a oportunidade de se estrear pela equipa principal na última jornada, justificada sobretudo pelas boas atuações nos poucos minutos feitos pela equipa B – pormenores tão assinaláveis que essa opção, mais uma época inteira, deve estar fora de questão, prevendo-se como quase certo o empréstimo.

XI´s PROVÁVEIS

Rio Ave: Johnatan; Pantalon, Aderlan Santos e Patrick William; Costinha, Amine, Tanlongo e Vrousai; Joca, Fábio Ronaldo e Boateng

Treinador: Luís Freire

«Como treinador, diria que este foi o melhor trabalho de sempre. Foi uma época recheada de dificuldades, em que perdemos muitos jogadores em comparação com o ano passado, não pudemos ter reforços até meio da época e tivemos de reconstruir o plantel, com problemas salariais à mistura. Ainda assim, só temos uma derrota na segunda volta».

Benfica: Trubin; Spencer, António Silva, Otamendi e Carreras; João Neves e Florentino; Di Maria, Rafa e Tiago Gouveia; Arthur Cabral

Treinador: Roger Schmidt

«Foi uma época exigente para todos e estes jogos são difíceis, mas são também uma boa oportunidade para mostrarmos atitude, caráter. Durante a época atravessámos momentos difíceis, mas queremos mostrar uma boa resposta em campo e é isso que vamos fazer».

PREVISÃO DE RESULTADO: Rio Ave 1-1 Benfica

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.